George Frideric Händel (1685-1759) – Complete Chamber Music – CD 1 de 6 – L´Ecole d´Orphée

Box FrontNão sei o que aconteceu com os colaboradores do PQPBach ! verifiquei agora que já algum tempo ignoramos totalmente George Frideric Haendel, um dos maiores compositores do barroco, e um gênio da mesma estatura de nosso pai musical, Johann Sebastian.
Vou tentar suprir essa falta tremenda, trazendo algumas preciosidades que tenho em meu acervo. Começo com essa coleção, que lembro de já ter começado há algum tempo atrás. Trata-se da obra de câmara dele, pouquíssimo gravada e divulgada, e não entendo o porque, já que existem verdadeiras jóias escondidas ali. Essa caixa é uma pequena maravilha, e traz músicos do nível de John Holloway, um dos principais nomes do violino barroco, do flautista Stephen Preston, do cravista Robert Wooley, entre outros, não tão conhecidos, mas igualmente brilhantes.
O primeiro CD traz as Sonatas para flauta, magnificamente interpretadas por Preston.
Espero que apreciem, pois eu já sou suspeito para falar qualquer coisa, temendo ser repetivo ou óbvio.

01 – Flute Sonata in E minor (Op.11a), HWV 379
02 – Flute Sonata in A minor (Halle Sonata No.1), HWV 374 (possibly spurious)
03 – Flute Sonata in E minor (Halle Sonata No.2), HWV 375 (possibly spurious)
04 – Flute Sonata in B minor (Halle Sonata No.3), HWV 376 (possibly spurious)
05 – Flute Sonata in D major, HWV 378
06 – Flute Sonata in G major (Op.15), HWV 363b
07 – Flute Sonata in B minor (Op.19b), HWV 367b
08 – Flute Sonata in E minor (Op.11b) HWV 359b

Stephen Preston – Flute
Susan Sheppard – Cello
John Toll – Harpsichord
Lucy Carolan – Harpsichord

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE

5 comments / Add your comment below

  1. Muito obrigado FDPBACH por postar obras de Handel. Faz tempo que espero uma postagem dele, pra mim um dos maiores compositores da música. Aproveito para apelar aos outros ilustríssimos senhores faça igual ao FDPBACH. As músicas de Handel me trazem muita alegria, não só a mim tenho certeza mas aos outros curtidores do maior site de música.

  2. Stephen Preston é um fenomenal flautista, o melhor Opus 10 de Vivaldi que conheço é com ele; já ouvi às centenas gravações dessa obra. Grato!

  3. Vassily, helfen mir! procurei mas não achei a chaconne in d minor BWV1004
    do grandioso Sebastian Bach. Aguardo para qualquer dia destes ter a satisfação
    de poder baixa-la. Não sei se devo, mas li sobre Shostakovich e a sua 13a. sinfonia num outro lugar e gostaria de dizer sobre o regime soviético tenho tres grandiosas obras de Alexandre Soljenytzyne: O primeiro circulo, Pavilhão de Cancerosos e Arquipelago Gulag. É só horrores sobre o regime soviético. Tambem li noutro lugar do blog que alguem havia perdido tudo que tinha de acervo de musica classica. É terrivel. Eu tambem perdi tudo o que tinha baixado pelo Napster(lembra?) e agora recomeço.. Sorte mesmo foi encontrar o PQPbach.
    obrigado!!!

    1. Ja wohl, estimado Manuel!
      A Chaconne, como último movimento da Partita em Ré menor, integra o conjunto das Sonatas e Partitas para violino solo, das quais há várias gravações no PQP Bach, como por exemplo esta aqui, excelente, de Alina Ibragimova: https://pqpbach.ars.blog.br/2015/01/09/johann-sebastian-bach-1685-1750-sonatas-partitas-para-violino-solo/
      Há um CD só com arranjos da obra por outros compositores (Brahms e Busoni, entre eles), cujo link faleceu com o RapidShare. Pretendo restaurá-lo.

Deixe um comentário