Giuseppe Verdi (1813-1901) – Aida – Tebaldi, Bergonzi, Simionato, MacNeil, Karajan

Image3Sim, eu sei, óperas por aqui são raras. Tentamos suprir as faltas na medida do possível, mas temos tantas outras coisas a oferecer… ponto para o Bisnaga, quando há um tempo atrás postou um monte de cds da Maria Callas, sei lá quantos.
Como não sou um expert na área, todos os comentários que eu vier a proferir são de minha inteira e única responsabilidade. Mas não creio que algum ser humano com um mínimo de sensibilidade musical vai reclamar dessa histórica gravação que Herr Karajan realizou no final dos anos 50, 1959 para ser mais exato, e trouxe um timaço de cantores, liderados pela soprano Renata Tebaldi e pela mezzo-soprano Giulietta Simionato. O mocinho da história, Radamés, é interpretado por Carlo Bergonzi, famoso tenor da época.
O libreto está disponível em diversos sites na internet, mas não consegui encontrar um que tivesse a tradução para o português. Se alguém encontrar e se dispor a nos passar o link, agradecemos muito. A Wikipedia fez um importante trabalho ao nos disponibilizar a sinopse da ópera, ato por ato.
Enfim, um CD extraordinário, com um total domínio e controle de Herr Karajan, dirigindo a fantástica Filarmônica de Viena e um Coral também fantástico.

CD 1

01. Preludio
02. Si corre voce che
03. Se quel guerrier io fossi!
04. Quale insolita gioia
05. Alta cagion v’aduna
06. Ritorna vincitor!
07. Possente, possente Ftha
08. Mortal, dilleto ai Numi
09. Chi mai fra gl’inni e i plausi
10. Fu la sorte dell’armi a’tuoi funesta
11. Su! del Nilo al sacro lido
12. Gloria all’Egitto
13. Marcia e ballabile
14. Vieni, o guerriero vindice
15. Salvator della patria, io ti saluto
16. Che veggo!… Egli… Mio padre!
17. Quest’assisa ch’io vesto vi dica
18. Ma tu, Re, tu signore possente

CD 2

01. O Re pei sacri Numi
02. Gloria all’Egitto
03. O tu che sei d’Osiride madre immortale
04. Qui Radames verra! O patria mia
05. Ciel! mio padre! … Rivedrai le foreste imbalsamate
06. Pur ti riveggo, mia dolce Aida
07. Fuggiam gli ardori inospiti
08. Tu!… Amanasro!… tu!… il Re
09. L’aborrita rivale a me sfuggia
10. Gia i Sacerdoti adunansi
11. Ohime!… morir mi sento!
12. Radames! Radames! Radames! Tu rivelasti
13. La fatal pietra sovra me si chiuse
14. Presago il core della tua condanna
15. O terra, addio

Aida – Renata Tebaldi
Radamés – Carlo Bergonzi
Amneris – Giuletta Simionato
Amonasro – Cornell MacNeil
Singverein der Gesellschaft der Musikfreunde
Wiener Philharmoniker
Herbert von Karajan – Conductor

CD 1 – BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE
CD 2 – BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE

5 comments / Add your comment below

  1. Essa Aída é juntamente com aquela que foi gravada alguns depois por Sir George Solti, uma das maiores já registrada até hoje. Tebaldi, uma das maiores cantoras do líricas do século XX, encarou o papel da princesa egpícia por 2 vezes nos estúdios de gravação. Sem sombra de dúvidas uma rival à altura de Maria Callas. Callas era uma grande atriz nos palcos, mas em termos de voz ela perde para Renata Tebaldi. Ouça Tebaldi cantado Puccini e verão se tenho ou não razão.

    1. Tenho essa gravação do Solti guardada em algum recanto de casa, eduardo. Assim que encontrá-la, vou trazer para fazermos as devidas comparações.

  2. Em tempo dia 10 de julho faleceu John Vickers, o Radamés da gravação de Solti. Uma boa pedida seria um post em homenagem ao grande tenor canadense.

    1. Agradeço a informação, eduardo. Lamento a morte de Vickers, foi um grande tenor wagneriano, e assim que possível iremos prestar as devidas homenagens.

  3. Confesso que não sou fã de Karajan regendo determinadas obras que exigem a sensibilidade do ser humano, principalmente ópera italiana, porém nessa gravação o mesmo conseguiu fazer eu dizer em pensamento BRAVO MAESTRO algumas vezes(vai ver Toscanini que havia desencarnado recentemente incorporou nele ), o que nos deu essa maravilha de Aida. De certo que Tebaldi não e a Aida perfeita, pois na minha opinião falta aquele vibrato dos sopranos espintos capazes de atingir graves e agudos e até mesmo o pianissimos para contrapor com os mezzos.
    Para a gravação ser completa só faltou o Amonastro ser Italiano, pois Bergonzi e Simionato dão um show de interpretação no dueto final!

Deixe um comentário