Sol Gabetta & Bertrand Chamayou – The Chopin Album

The Chopin Album - sleeveAqui no PQPBach é tudo meio que improvisado, como os senhores já puderam reparar diversas vezes. E poucas vezes combinamos as postagens. Na verdade, a idéia sempre foi de postar aquilo que estamos ouvindo, essa seria a premissa básica.
Já tinha planejado postar esse CD da Sol Gabetta há algum tempo atrás. Como o meu tempo livre anda curto ultimamente, só tenho tido tempo para postar no domingo, isso quando não viajo, o que aconteceu nas últimas duas semanas. Mas enfim, falo isso porque o próprio PQPBach postou recentemente (ontem, para ser mais exato) um CD com essa mesma sonata de Chopin, mas com a Jacqueline Du Pré e seu então marido, Daniel Baremboim.
Vai ser interessante compararmos essas versões. Duas violoncelistas jovens, de grande talento, e grande entrega emocional em suas interpretações. Sol Gabetta faz jus ao nome, seu talento ilumina nossas vidas, assim como Du Pré tinha a incrível capacidade de extrair a alma de seu instrumento. Entre estas duas gravações temos um espaço de tempo de mais de quarenta anos, outro motivo que torna ainda mais interessante essas comparações.
O CD também traz algumas peças curiosas e deveras interessantes, como as transcrições de August-Joseph Franchomme de peças do próprio Chopin para a mesma combinação de violoncelo e piano e até mesmo de Glazunov.

01. Sonata for Cello and Piano in G Minor, Op. 65I. Allegro moderato
02. Sonata for Cello and Piano in G Minor, Op. 65II. Scherzo. Allegro con brio
03. Sonata for Cello and Piano in G Minor, Op. 65III. Largo
04. Sonata for Cello and Piano in G Minor, Op. 65IV. Finale. Allegro
05. Polonaise brillante, Op. 3
06. Grand Duo concertant in E Major
07. Étude, Op. 25, No. 7 in C-Sharp Minor (transcribed in E Minor)
08. Nocturne, Op. 15, No. 1 (Arr. for Cello and Piano)
09. Nocturne for Cello and Piano, Op. 14, No. 1

Bertrand Chamayou – Piano
Sol Gabetta – Cello

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE

 

Deixe um comentário