Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791): Os Concertos para violino e Orquestra e Sinfonia Concertante

IM-PER-DÍ-VEL !!!

Fico feliz todas as vezes que escuto a música de Mozart. E fato mais digno de nota é existência dos 5 concertos para violino e orquestra, obras de beleza intraduzível. São simplesmente divinos. Há pouco mais de um ano assistir a um extraordinário filme chamado Balzac e a costureirinha chinesa do qual faço minhas recomendações. Trata-se de uma belíssima película. O filme traz 3 desses concertos. Não lembro qual deles. A obra do diretor Dai Sejie é uma grande poesia. Trabalha os poderes imateriais da música e da literatura. O filme se passa na China maoísta. Todas as vezes que escuto estes concertos, lembro do filme. Um outro fato importante com relação a essa gravação é a presença de Anne-Sophie Mutter, violinista para qual os adjetivos são dispensáveis. Esta gravação apresenta outro trunfo a favor de Mutter: a bela conduzindo a Ensemble London Philharmonic Orchestra. Resta-nos ouvir – já estou a fazer isso enquanto digito estas palavras. Não deixe de fazê-lo também. Boa apreciação!

Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791) – Concerto for Violin no 2 in D major, K 211, Concerto for Violin no 1 in B flat major, K 207, Concerto for Violin no 5 in A major, K 219 “Turkish”, Concerto for Violin no 4 in D major, K 218, Concerto for Violin no 3 in G major, K 216 e Sinfonia concertante for Violin and Viola in E flat major, K 364 (320d)

DISCO 1

Concerto for Violin no 2 in D major, K 211
01. I. Allegro moderato
02. II. Andante
03. III. Rondeau Allegro

Concerto for Violin no 1 in B flat major, K 207
04. I. Allegro moderato
05. II. Adagio
06. III. Presto

Concerto for Violin no 5 in A major, K 219 “Turkish”
07 I. Allegro aperto
08 II. Adagio
09 III. Rondeau Tempo di Menuetto

DISCO 2

Concerto for Violin no 4 in D major, K 218
01. I. Allegro
02. II. Andante cantabile
03. III. Rondeau Andante grazioso

Concerto for Violin no 3 in G major, K 216
04. I. Allegro
05. II. Adagio
06. III. Rondeau Allegro

Sinfonia concertante for Violin and Viola in E flat major, K 364 (320d)*
07. I. Allegro maestoso
08. II. Andante
09. III. Presto

Ensemble London Philharmonic Orchestra
Anne-Sophie Mutter, violino e condução
*London Philharmonic Orchestra
*Yuri Bashmet, viola (K. 364)

BAIXAR AQUI CD1 — DOWNLOAD CD1 HERE
BAIXAR AQUI CD2 — DOWNLOAD CD2 HERE

Anne-Sophie Mutter: (suspiro)
Anne-Sophie Mutter: (suspiro)

Carlinus

19 comments / Add your comment below

  1. Caprichou neste final de semana hein ?!?

    Qt a música de Mozart, estava lendo o livro Alucianações musicais, nele consta que a musica produz efeitos sinestésicos, e que a música de Mozart constantemente é associada a cor Rosa ou Azul clarinho pelo sistema cognitivo da maioria dos entrevistados, interessante né ?

    abraços

  2. Lembro que a primeira vez que ouvi estes concertos foi com a então adolescente Anne-Sophie, meros 14 anos de idade, e sob a tutela de seu mentor, Herbert von Karajan. A menina já dava show.

  3. Rapaz, esse site é o melhor em músicas clássicas mesmo.
    E mandou bem em colocar via Megaupload, pois é o único que dura mais tempo On e permite usar Download Manager apenas se cadastrando no site, sem precisar pagar pelo cadastro, pois é gratuito.
    Também gostaria de dar uma sugestão que pode não parecer uma vantagem para vocês, mas talvez seja para alguns de nós. Teria como criar nas categorias alguns topicos por nomes de orquestras? Ex: Real Philarmonic Orchestra, London Symphony Orchestra e etc?
    Desde já, um grande abraço e que esse site dure por longos anos e seja cada vez melhor, um abraço a equipe que os mantem!

  4. Vanderson eu li apenas sobre Mozart pq estava pesquisando sobre ele, mas amanhã vou na biblioteca e darei uma lida sobre os compositores que citou, fiquei curioso pra saber tais efeitos!

  5. Segundo o site IMDB, a trilha sonora do filme é:
    Mozart – Divertimento KV 334 e Concerto para violino n 3, KV 216;
    Beethoven – Quarteto de cordas op 131

  6. Vale a pena conhecer estes concertos com o Szeryng, além dos 5 concertos e a sinfonia concertante ele gravou também o concerto nº 7 ( K271a/271i) e o Concertone para 2 violinos e Orquestra, este último por sinal muito bonito com acompanhamento de oboé, como é bonito o oboé!!!

    abçs

Deixe uma resposta