Ludwig van Beethoven (1770-1827) – Symphonies nº 5 & 7 – Carlos Kleiber, WPO

511546-q-hL._SX300_Falar o que dessa gravação, cara pálida? Que é a melhor gravação destas sinfonias? Para não repetir o óbvio, só direi que com certeza este cd está entre os Top Ten de minha lista, e na lista de muita gente. Esqueça Karajan, esqueça Jochum, esqueça Celibidache, esqueça qualquer outro que lhe venha a cabeça. Carlos Kleiber é o nome a ser batido nesse repertório.

Carlos Kleiber não era uma pessoa de fácil convivência. Segundo relatos de músicos que estiveram sob sua direção, ele chegava a ser tirânico, humilhando seus músicos, para que se atingisse o seu ideal de perfeição. E isso dirigindo orquestras do nível da Filarmônica de Viena, de Berlim, do Concertgebow de Amsterdam …

E a sonoridade que ele conseguiu extrair da Filarmônica de Viena ao executarem esses dois pilares da música ocidental até hoje ninguém conseguiu.
Ouçam e tirem suas conclusões.

Ludwig van Beethoven (1770-1827) – Symphonies nº 5 & 7 – Carlos Kleiber, WPO

01. Carlos Kleiber – Symphony No.5 – I. Allegro con brio
02. Carlos Kleiber – Symphony No.5 – II. Andante con moto
03. Carlos Kleiber – Symphony No.5 – III. Allegro
04. Carlos Kleiber – Symphony No.5 – IV. Allegro
05. Carlos Kleiber – Symphony No.7 – I. Poco sostenuto – vivace
06. Carlos Kleiber – Symphony No.7 – II. Allegretto
07. Carlos Kleiber – Symphony No.7 – III. Presto
08. Carlos Kleiber – Symphony No.7 – IV. Allegro con brio

Wiener Philharmoniker
Carlos Kleiber – Conductor

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE

FDPBach

8 comments / Add your comment below

  1. alguém mais acha a sétima do kleiber GRITANTEMENTE diferente das outras versões? tem alguma coisa que ele faz com o tema, tanto do segundo quanto do primeiro movimento, que não entendo… parece comer um compassinho ou outro, evidentemente de propósito. interessante, mas nem de longe minhas preferidas.

  2. Caro PQP,

    Concordo com teus comentários acerca da leitura de Carlos Kleiber para as referidas sinfonias. É ótima. Tenho em CD e está, sem dúvida alguma, entre minhas prediletas do gênio de Bonn. Há, também, outras de que gosto muito, como, por exemplo, a de Karajan (a primeira integral das sinfonias; se não me engano, do início da década de 60), a de Günther Wand (de 1986) e a que ouvi dias atrás, que me foi propiciada pelo PQP BACH, e que, em meu entender, é a melhor que ouvi até hoje: a de Bruno Walter, com a Columbia Symphony Orchestra.
    Ontem, ouvi a 3ª, como o Bruno Walter, e que confirma o que achei das outras duas: são excepcionais. Tenho terminado as audições emocionado.
    Devo-te, pois, meu muito obrigado por ter disponibilizado as gravações de Walter e que passam (ao menos nas três sinfonias ouvidas até agora) a ser as minhas leituras prediletas de tais obras.

    Abraços,

    Nilton

  3. É um grande disco, histórico, sem dúvida, mas hoje em dia eu não troco por nada as gravações mais recentes da quinta, como a do Gardiner e sobretudo a do Haitink. O Beethoven de Kleiber é imenso, aristocrático, grandioso, mas o de Haitink, com menos músicos e andamentos mais rápidos, está mais para cômico do que para trágico.

    Hoje sabemos que muito do pathos exagerado, da energia infinita que associamos a Beethoven pode ter sido criado pelos regentes do fim do século 19 e começo do 20 (como exemplificado nas maravilhosas e lentíssimas gravação do Furtwangler). Ou não, vai ver os maestros mais recentes é que estão inventando… Sortudos somos nós, com todas essas gravações geniais pra comparar.

  4. Este disco é um dos que foram eleitos pelo crítico Norman Lebrecht como uma das 100 melhores gravações do século XX. Realmente, apesar das preferências pessoais, não há como negar sua extrema competência.
    Para quem quiser desfrutar do CD original, eis um link em arquivo FLAC, sem perda de qualidade:
    https://1drv.ms/u/s!Agq_AysPzgeMgWXJFIHi0sEFlQaF
    Arquivo .rar 326Mb
    Abraços

Deixe um comentário