Martín Melitón Pablo de Sarasate y Navascués (1844-1908) – Julia Fischer – Sarasate – Julia Fischer, Milana Chernayavska

51izaybKDrL._SY450_PJautoripBadge,BottomRight,4,-40_OU11__Eis um cd delicioso, que mostra toda a versatilidade e criatividade de um dos grandes violinistas da história, o espanhol Pablo de Sarasate, na interpretação impressionante de Julia Fischer.
Quando Sarasate nasceu, Paganini já havia falecido, mas não dá para não comparar os dois. Extremamente técnico e um virtuoso, Sarasate já encantava platéias com meros oito anos de idade, incluíndo a própria Rainha Isabel II, que além de bancar os estudos do jovem virtuoso em Paris, ainda lhe deu um violino Stradivarius.
Em fóruns consultados na internet, violinistas comentam as obras de Sarasate, e em sua maior parte, estes músicos dizem preferir sua música pois tem impregnada nela a alma espanhola, não são apenas exercícios de técnica e velocidade, como as de Paganini.  Um deles inclusive colocou que: Paganini is for musicians, Sarasate is for violinists.
Como não sou violinista, muito menos músico, mas admiro demais o instrumento, prefiro me abster desta discussão. O que realmente admiro em Sarasate é como ele conseguiu expressar em sua música a alma espanhola, como o comentarista acima colocou. E como sou um entusiasta da música espanhola, digamos que lhe dou uma cabeça de vantagem nessa “competição”.
Julia Fischer no texto do booklet faz uma bela defessa do porquê ter gravado um Cd apenas com obras de Sarasate. Mesmo estando em inglês, sugiro a leitura.

01. Danzas españolas 4 Helf, op.26 – VII. Vito
02. VIII. Habanera
03. Jota Aragonesa, op.27
04. Serenata andaluza, op.28
05. El canto del ruiseñor, op.29
06. Danzas españolas 1 Helf, op.21 – I. Malagueña
07. II. Habanera
08. 2 Helf, op.22 – III. Romanza Andaluza
09. IV. Jota Navarra
10. 3 Helf, op.23 – V. Playera
11. VI. Zapateado
12. Caprice Basque, op.24
13. Zigeunerweisen, op.20

Julia Fischer – Violin
Milana Chernyavska – Piano

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE

julia-fischer-1238665846-article-0
Não se deixem enganar por este rosto angelical de Julia Fischer. Por trás deles temos uma das melhores violinistas de sua geração.

Deixe um comentário