Anton Bruckner – Symphony nº 8 – WPO, Giulini

51YnJKC32rL._SY300_A mais wagneriana das sinfonias de Bruckner, foi escrita em homenagem ao compositor Richard Wagner, que havia morrido um pouco antes, em 1883.
Já comentei em postagem anterior que não tenho muita afinidade e nem muita intimidade com a obra de Bruckner, mas esta sinfonia e também sua quarta sinfonia me comovem muito. Mostra um compositor maduro, que conhece muito bem os meandros da estrutura sinfônica, e que sabe explorar como poucos exatamente as potencialidades de uma orquestra.
Giulini e a Filarmônica de Viena foram parceiros por décadas, e realizaram algumas gravações memoráveis, entre elas estão estas três últimas sinfonias de Bruckner que estou postando. No caso específico desta oitava sinfonia, os clientes da amazon foram categóricos em lhe dar cinco estrelas.
Como sempre recomendo nestes casos, trata-se de obra para meditar, para pensar, não é música para simples entretenimento. Sugiro então, como sempre, que os senhores sentem-se em suas melhores poltronas, e, aproveitando este clima propício, degustem um bom vinho, enquanto apreciam este cd que classifico facilmente como “IM-PER-DÍ-VEL !!!

01 – Bruckner – Symphony No.8 in C minor – 1. Allegro moderato
02 – 2. Scherzo Allegro moderato – Trio Langsam
03 – Bruckner – Symphony No.8 in C minor – 3. Adagio Feierlich langsam
04 – 4. Finale Feierlich, nicht schnell

Wiener Philharmoniker
Carlo Maria Giulini – Conductor

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE
FDPBach

 

5 comments / Add your comment below

  1. FDP, você está sendo muito feliz com essas postagens. Música maravilhosa, um regente que está tranquilamente no meu top 10 e uma orquestra imbatível em Bruckner. Parabéns!

    Essa VIII de Bruckner é a minha preferida dele. Celibidache disse que era o zenite da música sinfônica. Posso não concordar em tudo que ele diz, mas esse comentário tendo a aceitá-lo, apesar da minha predileção pela IX de Beethoven. Mas é música, e música, muitas vezes também é o momento que você a vive. Então ele deve estar muito certo. rss

    Outra coisa, se você me permite discordar apenas num ponto. Pra mim, a sinfonia mais “Wagneriana” é a VII. Aquele adágio maravilhoso entraria tranquilamente como um intermezzo em qualquer ópera de Wagner (rss). E as tubas de Bayreuth evocam o espirito heróico do operista alemão.

    Um forte abraço e valeu!

  2. A Batuta de Giulini e a Filarmônica de Viena estão perfeitas.
    Existe uma vida dentro desta Sinfonia, tocante e comovedora.
    Bravo maestro.Bravo Orquestra.Bravo PQP.Bravo Bruckner.
    Grato.Um abraço do Dirceu.

  3. Olá, gostaria muito de baixar essa gravação que procuro há tempos, porém o arquivo não está disponível, seria possível disponibilizar novamente?

    Obrigado por esse site maravilhoso.

Deixe um comentário