Johannes Brahms (1833-1897) – Violin Concerto in D major, Op.77, Concerto for Violin and Cello in A minor, Op.102 – Oistrakh, Rostropovich, Kondrashin, MPO

Oistrakh_Rostropovich_bbcl41972Esses registros ao vivo dos concertos para violino e do concerto duplo de Brahms foram gravados no Royal Albert Hall, em 1963, do op. 77, e em 1965, do op. 102 e provavelmente foram transmitidos pelas ondas da Radio 3 da BBC. O trio principal, o violinista David Oistrakh, o violoncelista Mstislav Rostropovich e o maestro Kiryll Kondrashin, dispensa apresentações. São três gigantes do século XX, que deixaram sua marca bem registrada nos estúdios de gravação e palcos do mundo inteiro. É interessante, para não dizer que é ainda mais prazeroso ouvi-los assim, ao vivo, sem retoques. Oistrakh dominou como poucos este concerto, e na minha opinião, e a de muita gente, é o grande intérprete deste concerto no século XX. Como amigos que eram, era comum estes três realizarem excursões juntos com a Filarmônica de Moscou, sob os auspícios do próprio governo soviético, como tentativa de demonstrar a qualidade e superioridade de seus músicos (e precisava?). Curioso seria saber que acordos foram feitos para Kondrashin poder tocar o Hino da URSS em pleno Royal Albert Hall, em plena Guerra Fria.
Como todas os registros ao vivo, é comum ouvirmos tosses no meio da gravação, entre outros ruídos, ranger de cadeiras, etc. Mas tudo bem. Dá mais verossimilhança ao registro. E convenhamos, Oistrakh, Rostropovich, Kondrashin e Filarmônica de Moscou tocando Brahms ao vivo em pleno Royal Albert Hall? Quem vai reparar em ruídos, tosses ou ranger de cadeiras?
Deleitem-se, mortais.

01 – National Anthem of the USSR
02 – Brahms – Violin Concerto in D major, Op.77 – I. Allegro non troppo
03 – Brahms – Violin Concerto in D major, Op.77 – II. Adagio
04 – Brahms – Violin Concerto in D major, Op.77 – III. Allegro giocoso, ma non troppo vivace
05 – Brahms – Concerto for Violin and Cello in A minor, Op.102 – I. Allegro
06 – Brahms – Concerto for Violin and Cello in A minor, Op.102 – II. Andante
07 – Brahms – Concerto for Violin and Cello in A minor, Op.102 – III. Vivace non troppo

David Oistrakh – Violin
Mstislav Rostropovich – Cello
Moscow Philharmonic Orchestra
Kiryll Kondrashin – Conductor

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE

David Oistrakh e Mstislav Rostropovich
David Oistrakh e Mstislav Rostropovich

 

5 comments / Add your comment below

  1. Há muitas gravações excelentes do opus 77 de Brahms, com certeza esta do Oistrakh figura no top 3, no mínimo dos mínimos.

    Sou suspeito para falar pois este é um dos meus violinistas preferidos, tenho dezenas de CDs dele.

    Poderia ainda colocar Stern, Szeryng e Christian Ferras como melhores intérpretes deste concerto, tem ainda a Ginette Neveu, mas esta ainda não ouvi.

    Quanto ao duplo de Brahms, confesso que não gosto muito…

Deixe um comentário