Henryk Wieniawksi (1835-1880) – Violin Concertos 1 & 2 – Patyra, Sinfonia Varsovia, Sinfonia Iuventus

8919471Até ouvir este CD o nome Wieniawski havia aparecido poucas vezes na minha frente, mas nunca prestei maior atenção nele. Sabia que era polonês, e só. E que satisfação estou tendo por conhecê-lo, mesmo que tardiamente. Que lindos que são estes concertos para violino que ora vos trago, e que baita violinista que é Mariusz Patyra. E que baita cd … tenho certeza de que os senhores também irão se encantar. Wieniawski se utliza muito de temas folclóricos de seu país, e Patyra não se intimida diante das armadilhas e dificuldades que aparecem em toda a obra. Facilmente classificável como IM-PER-DÍ-VEL !! pela surpresa que nos proporcionou um CD que aparentemente iria ficar guardado no armário por um tempo se a curiosidade não falasse mais alto… é para ouvir diversas vezes, para melhor admirar a qualidade das obras, a riqueza expressiva de Wieniawski e a qualidade do solista.

01 – Violin Concerto No.1 in F sharp minor – I. Allegro moderato
02 – Violin Concerto No.1 in F sharp minor – II. Preghiera. Larghetto
03 – Violin Concerto No.1 in F sharp minor – III. Rondo. Allegro giocoso

Mariusz Patyra – Violino
Sinfonia Varsovia
Johannes Wildner – Conductor

04 – Violin Concerto No.2 in D minor – I. Allegro moderato
05 – Violin Concerto No.2 in D minor – II. Romance. Andante ma non troppo
06 – Violin Concerto No.2 in D minor – III. Finale. Allegro moderato (à la zingara)

Mariusz Patyra – Violino
Sinfonia Iuventus Gabriel Chmura – Conductor

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE

Mariusz+Patyra+patyra
Maryusz Patyra – Um excelente violinista mas que precisa urgente dar uma geral neste seu cabelo …

 

 

 

 

6 comments / Add your comment below

  1. Olá, sei que esse não é o local mais apropriado, mas não encontrei um modo de contatar vocês. Vocês poderiam reavaliar o link do Coleção Grandes Compositores Vol. 17: Richard Wagner? Obrigado. Continuem com esse ótimo site!

    1. Robson, é pouco provável que esse link vá se revalidado. O nosso colega Marcelo Stravinsky, autor da postagem, não participa mais da equipe e temos pouco contato com ele.

  2. Excelente postagem, sou fã de carteirinha do Wieniawski, seus concertos são magníficos. Do 2º concerto que é o mais conhecido tenho gravações com Perlman, Isaac Stern, Michael Rabin e com Joshua Bell. Heifetz também gravou, mas não tenho o CD.
    Além deste concerto ouçam também o Scherzo-tarantelle, Legende, Obertass-Mazurka, e o Caprice em lá menor, peças que foram gravadas por quase todos os grandes violinistas. Só uma amostra:

    http://www.youtube.com/watch?v=4_b8T1-SWkM

Deixe uma resposta