Wilson Fonseca (1912-2002), Altino Pimenta (1921-2003), Ernst Mahle (1929), Luiz Pardal (1960), Dimitri Cervo (1968), Marcos Cohen (1977): Música brasileira para clarineta, violino e piano [link atualizado 2017]

MUITO BOM !

Fonogramas entusiasticamente cedidos por Raphael Soares.

Ah, música brasileira, gerada, quase toda ela, em Belém do Pará, na metrópole em meio à selva!

Acredito que deva ainda hoje ser uma imagem recorrente aos habitantes de outros países, especialmente os mais distantes do Brasil: a visão de cidades pequenas, com ruas de terra, em meio à densa e pluviosa floresta tropical. Creio que não são poucos os que se espantam ainda nos dias de hoje com as metrópoles tupiniquins quando sobrevoam nossas imensas cidades.

Belém é uma dessas que assombrariam todos os clichês que se tem das urbes amazônicas: cidade grande, com mais de dois milhões de habitantes, viva, vibrante, cheia de gente, com um porto importante voltado para o Caribe… Ainda não a conheço pessoalmente, não percorri suas ruas, mas me parece encantadora. Está nos meus roteiros futuros.

Me parece que a intenção deste trio, do Arcotrio, é justamente mostrar a Belém moderna, ligada, como toda grande cidade dos dias atuais, aos movimentos mais recentes das artes. Eles resgatam peças de dois compositores da terra: Altino Pimenta e Wilson Fonseca, e interpretam outras mais de autores contemporâneos belenenses ou radicados na terra do Ver-o-Peso: Luiz Pardal e Marcos Cohen (que está na clarineta). E puxam outros dois de terras distantes: o gaúcho Dimitri Cervo e o alemão naturalizado brasileiro Ernst Mahle (que vive na folclórica Piracicaba). Fazem, com isso, um álbum rico, diverso e muito interessante.

Música moderna, inteligente, de vanguarda, da melhor qualidade, e brasileira!
Ouça! Ouça! Deleite-se!

Música Brasileira
para Clarineta, Violino e Piano

Luiz Pardal (Luiz Pereira de Moraes Filho – Belém, PA, 1960)
Suíte Arcortrio
01. I. Toccata para Ceison
02. II. Modinha para Cintia
03. II. Choro às pressas pro Cohen
Marcos Cohen (Belém, PA, 1977)
04. Lundu
Dimitri Cervo (Santa Maria, RS, 1968)
Abertura e Toccata
05. I. Abertura
06. II. Toccata
Altino Pimenta (Belém, PA, 1921-2003)
Suíte Funcional
07. I. Quase Sonatina
08. II. Toada
09. III. Swing Valsa
10. IV. Olympia
Ernst Mahle (Stuttgard, Alemanha, 1929)
Trio (1998)
11. I. Presto vivace
12. II. Andantino
13. III. Un poco vivace
Wilson Fonseca (Belém, PA, 1912-2002)
14. Lundu
Luiz Pardal (Luiz Pereira de Moraes Filho – Belém, PA, 1960)
Suíte Waldemar
15. I. Uirapuru
17. II. Valsa e Primavera
18. III. Rolinha

Marcos Cohen, clarineta
Celso Gomes, violino
Cíntia Vidigal, piano
Jarad Brown (Sons Eletrônicos)
Manaus, 2011

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE

Conhece nossos 123 links de partituras brasileiras? Clique aqui (85Mb)

POR FAVOR… NÃO ESQUEÇA DE ESCREVER UMAS LETRINHAS. Não se esqueça de mim…

Bisnaga

11 comments / Add your comment below

    1. Muito obrigado, José Wilson!
      Sempre nos envaidece por demais quando um compositor aqui postado ou um parente seu reconhece e prestigia a divulgação da música feita pelo PQPBach.
      Abrimos um sorriso de orelha a orelha, que só não é maior porque as orelhas seguram. hehehe.

      Um grande abraço

  1. fui colega do Altino Pimenta na tv itacolomi (bh-mg) onde tocava violão, contabaixo e escrevia (arranjos) para a orquestra. como arriscava ao piano tive 3 aulas c o mestre. nelas ele me introduziu a suite bergamasse, a bachianas brasileiras nº4(versão p piano, naturalmente e o microkosmos de bartock). garantiu que eu tocaria. consegui parte mas hoje, mais de 50 anos depois, não continuei os estudos pianÍsticos, ainda conservo uma postura correta ao piano. grande professor e sensível compositor. junto a outras feras. muito bom.

  2. Gosto muito desse disco, particularmente pelas obras do Altino Pimenta e do Dmitri Cervo… Parabéns pela divulgação…

    P.S.: Selva? No Pará? Aqui talvez seja o estado que mais tem devastado suas matas, assim como nosso vizinho da direita…

    1. É, pra você ver que até aqui, em São Paulo, Brasil, a gente ainda tem uma visão idílica da Amazônia: mesmo sabendo que o Arco do Desmatamento já avançou em muito para além de Belém, a imagem cristalizada é a da cidade em meio às matas…

  3. Obrigada por me apresentar a esses compositores tão elogiados nos comentários e que eu desconhecia. Só fico triste ao saber de tal devastação, não conheço o Pará e ficaria muito mais interessada em conhecer se visse que há preservação ambiental.

  4. Bisnaga, que discão! Esse Dmitri Cervo é um mestre, hein? O Pardal da suíte Arcortrio também, e o Cohen idem. Pena que eu só tenha conseguido descompactar até a faixa 6, não sei por quê. Já tentei mais de 30 vezes, até peça por peça, e não passo da faixa 6.
    Valeu!

  5. Solucionei, Bisnaga. Parece que o problema era com o meu velho FilZip, um descompactador sem atualização. Baixei o 7-Zip e agora estou me vingando do tempo gasto com tentativas infrutíferas. Vou re-baixar (pus o hífen pra não haver interpretações indesejadas) vários links que sofreram do mesmo problema. Será só lembrar e procurar.
    Ah, e só pra deixar esperança para alguns: estou conseguindo baixar do rapidshare.
    Abração!

Deixe um comentário