Creio que esta seja a primeira vez que posto Khachaturian, um compositor que realmente não aparece muito aqui no PQPBach, o que convenhamos, é uma pena, pois ele tem obras belíssimas, como as presentes aqui neste cd da série Double Decca.
O primeiro CD traz com dois concertos belíssimos, o para Piano e o sensacional Concerto para Violino, ambos com dois gigantes em seus instrumentos, Alicia de Larrocha e Ruggiero Ricci. Khachaturian tinha uma característica bem particular em suas composições, que era misturar elementos da música folclórica de seu país natal, Armênia, e isso torna sua obra no mínimo, peculiar. O segundo cd traz outra obra que é mais conhecida e gravada do compositor, “Masquarade Suite”. E para concluir o próprio Kachaturian interpreta sua Segunda Sinfonia regendo a Filarmônica de Viena. Infelizmente neste cd não vamos ter o maravilhoso Adagio, do Ballet Spartacus, uma das mais belas obras compostas por Kachaturian. O trarei em outra ocasião.
Então, vamos ao que viemos. Espero que gostem.
CD 1
1 Piano Concerto I Allegro ma non troppo e maestoso
2 Piano Concerto -II- Andante con anima
3 Piano Concerto -III- Allegro brilliante
Alicia de Larrocha – Piano
London Philharmonic Orchestra
Rafael Frübeck de Burgos – Conductor
4 Violin Concerto -I- Allegro con fermezza
5 Violin Concerto -II- Andante sostenuto
6 Violin Concerto -III- Allegro vivace
Ruggiero Ricci – Violin
London Philharmonic Orchestra
Anatole Fistoulari – Conductor
CD 2
1 Masquerade suite_ Waltz
2 Masquerade suite_ Nocturne
3 Masquerade suite_ Mazurka
4 Masquerade suite_ Romance
5 Masquerade suite_ Galop
London Symphony Orchestra
Stanley Black – Conductor
6 Symphony No.2 -I- Andante maestoso
7 Symphony No.2 -II- Allegro risoluto
8 Symphony No.2 -III- Andante sostenuto
9 Symphony No.2 -IV- Andante mosso – Allegro sostenuto, maestoso
Wiener Philharmoniker
Aram Khachaturian – Conductor
CD 1 – BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE
CD 2 – BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE
FDPBach
Magnífico compositor, o segundo movimento do seu piano concerto é uma das coisas mais belas e originais que se pode ouvir. Maravilhoso, muito grato.
Com a curiosa participação deste simpático instrumento:
http://en.wikipedia.org/wiki/Flexatone
Pois é, wellington, preparei esta postagem muito rapidamente, por isso esqueci de comentar esse instrumento tão singular.
Agradeço o comentário e aproveito para agradecer as grandes alegrias que nos deram ao longo desse ano. Remetendo meus melhores votos de paz e saúde e que continuem a nos presentear com tantas maravilhas da nossa amada música,
Caro F.D.P. Bach:
Que beleza de postagem! Realmente, Khachaturian não aparece muito por aqui… Curiosidade: Bartók também usava elementos folclóricos em suas composições não é?
Bem, vamos ao download.
Obrigado!
Pois é, Adriano, e Bártok fez uma pesquisa muito grande sobre a música folclórica húngara. Sempre estava viajando pelo interior do país, num trabalho de antropólogo mesmo.
Ficou incompleto o comentário. Quis dizer que ele registrou isso não apenas no papel, mas também em meios físicos, para depois poder melhor analisa-los. Tenho muito coisa dele, qualquer hora destas trago aqui, principalmente esse material que não é tão conhecido.
Aêeeeeeee, um de meus compositores favoritos finalmente apareceu! E justamente seu concerto para piano, obra rarissimamente gravada.
A assustadoramente bela, luxuriante sinfonia 2. O Dies Irae em meio ao terceiro movimento é um assombro. Que espetáculo. Que compositor. Abaixo, uma divertida história que o envolve:
Após a guerra, Yerevan hospitais estavam cheios de vítimas. Tendo chegado a Yerevan, Khachaturian queria dar um concerto em um dos hospitais . A música foi pontuada por interessantes histórias na vida dos músicos durante os anos de guerra. Entre lembranças de Khachaturian havia a seguinte história engraçada. Uma vez que durante a evacuação, em uma estação ferroviária , Khachaturian , Oistrakh e Shostakovich estavam terrivelmente famintos. Para sair da situação crítica, Oistrack sugeriu dar um desempenho bem ali. Khachaturian e Shostakovich acharam a idéia atraente e concordaram com prazer. Como recompensa pela performance improvisada, os grandes músicos ganharam um jantar.