Franz Schubert – Trio in B Flat major for piano, Violin and Violoncello, D. 898 (op post. 99) – Trio in E-Flat major for Piano, Violin and Violoncello, D. 929 (op. 100) – Immerseel, Beths, Bylsma

frontFaz algum tempo que estes Trios com Piano de Schubert não apareciam aqui no PQPBach. Lembro de tê-los postado nos primórdios do blog com o Beaux Arts Trio. Eu diria que é lamentável deixar essas obras obrigatórias do repertório para Trios com Piano longe do alcance do pessoal que nunca teve oportunidade de ouvi-las. Elas são absolutamente maravilhosas, e, volto a insistir, obrigatórias em qualquer CDteca.
Essa gravação que ora vos trago é magnífica, com três excepcionais músicos, sendo que dois deles creio que dispensem apresentações, o pianista e regente Jos van Immerseel e o violoncelista Anner Bylsma. Para os que costumam acompanhar as gravações de Immerseel o nome Vera Beths não é desconhecido, sempre está presente de alguma forma, basta lembrarmos de suas gravações que o mesmo Immerseel realizou das sinfonias e concertos de Beethoven. Ela estava sempre lá, fiel companheira.
Ah, Schubert, que compositor magnífico que você foi! Imagine se tivesse vivido mais, o que não poderia ter produzido… mas com certeza, durante os trinta e um anos em que vocês viveu produziu tantas obras imortais que com certeza escreveu seu nome em letras garrafais na História da Música.
Ah, nem preciso dizer de que este CD é IM-PER-DÍ-VEL!!!

01 F. Schubert – Trio in B flat major D 898 (Op. post.99) -part1 Allegro moderato
02 F. Schubert – Trio in B flat major D 898 (Op. post.99) -part2 Andante un poco mosso
03 F. Schubert – Trio in B flat major D 898 (Op. post.99) -part3 Scherzo; Allegro – Trio
04 F. Schubert – Trio in B flat major D 898 (Op. post.99) -part4 Rondo; Allegro vivace – Presto
05 F. Schubert – Trio in E flat major D 929 (Op. post.100) -part1 Allegro
06 F. Schubert – Trio in E flat major D 929 (Op. post.100) -part2 Andante con moto
07 F. Schubert – Trio in E flat major D 929 (Op. post.100) -part3 Scherzando; Allegro moderato – Trio
08 F. Schubert – Trio in E flat major D 929 (Op. post.100) -part4 Allegro moderato

Jos van Immerseel – Fortepiano
Vea Beths – Violin
Anner Bylsma  – Cello

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE

FDPBach

 

9 comments / Add your comment below

  1. Caro F.D.P. Bach:

    Obrigado pela postagem. Já tinha esse disco interpretado pelo trio Ashkenazy-Zukerman-Harrel, mais baixei-o pois está em maior qualidade.
    Além de gostar muito dessas peças de Schubert, é claro!

    1. Esqueci de contar que o LP duplo do Beaux Arts Trio com estas obras foi o primeiro disco com música de câmara que comprei. Ainda o tenho, bem guardadinho, e em ótimo estado… um dia, quem sabe, eu compre novamente um bom toca discos …

  2. Obrigado pelo Schubert, FDP! Adoro estes trios! Não gostei muito da interpretação do 1º movimento de Op. 99, achei muito ‘militar’, muito ‘duro’ e também outros movimentos me pareceram sem ‘força’ em alguns momentos. Comparei com uma versão destes trios com a gravação do ‘Wanderer Trio’, que foi postado há anos aqui no PQP, e esta sim está primorosa em todos os sentidos: escolha dos tempos, nuances, clareza, entusiamo – tudo. Se puder, compare também, vale a pena!

  3. Além das excelentes indicações dos colegas, gostaria de citar também estes trios com Eugene Istomin, Isaac Stern e Leonard Rose, gravação excelente também.

    abçs

Deixe um comentário