Franz Liszt (1811-1886) – Sonata in B minor, Nuages gris, La notte, La lugubre gondola II, Funérailles – Zimerman

51pNX1kHSFLDepois dos insistentes pedidos feitos pelo próprio PQPBach, resolvi trazer aquela obra que é considerada por muitos, inclusive o próprio PQPBach, a melhor obra de Franz Liszt. E como se tratava de um pedido de nosso mentor, não poderia trazer qualquer gravação, então escolhi a dedo esta gravação do Kristian Zimerman, outro Top Ten da gravadora Deutsche Grammophon. Este CD é, com certeza, IM-PER-DÍ-VEL!!

Esta Sonata tem suas peculiaridades, como o fato de que o pianista tem de tocar de um fôlego só, sem oportunidades de parar para descansar. Ela intercala momentos de tensão, de vibração, de paz de espírito, de lirismo.

Com certeza uma das grandes obras compostas para o piano. E volto a repetir, esta gravação do polonês Kristian Zimerman é IM-PER-DÍ-VEL !!!

1 Klaviersonate in h-moll

2 Nuages gris

3 La notte

4 Llugubre gondola II

5 Funerailles

 

Kristian Zimerman – Piano

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE

FDPBach

8 comments / Add your comment below

  1. Minha versão favorita da sonata. Zimerman tá um monstro nesse disco! Já ouvi dizer que ele se preparou por 10 anos até decidir gravar a sonata.

  2. Muito obrigado por este Liszt P.Q.P. Eu li vários comentários sobre esta versão do Sonata na Amazon. Pena que ninguém vai se lembrar do orgulho naquelas comentários Alfred Brendel versão 1981. Esta versão incrível de Zimerman. (Michael)

  3. Fora do tópico: pessoal do PQPBach, procurei por este blog e não achei uma determinada peça de Mozart. Trata-se do concerto para violino k271a. Por que é tão difícil achá-lo? Pode ser fruto da ignorância minha em procurar direito_ vai ver os números e letras da catalogação sofram variâncias, não sei. Já perguntei ao Carlinus mas parece que ele não encontrou tal obra em seus arquivos. Eu amo essa música e só a tenho em vinil (capa azul, Arthur Grumiaux, orquestra sinfônica de Viena, regente Bernard Paumgartner), mas não tenho toca-vinil aqui em casa (calamidade!).

    Tendo um tempinho e paciência, por favor, respondam-me.

    Abraços.

    1. Tenho este concerto, Charlies, com o Henrik Szering, e o cd faz parte da coleção Complete Mozart Edition, da Philips, que foi lançada por ocasião dos 200 anos da morte de Mozart, em 1991. Assim que possível, eu o disponibilizo aqui no PQP. Não é mesmo um concerto fácil pra se encontrarem gravações.

      1. Vou esperar ansiosamente. Não entendo porque é tão raro, sendo uma das músicas mais belas de Mozart (aquela frase do início do segundo movimento vale para mim como as notas que abduziam o personagem de Proust na sonata de Vinteuil).

        Se eu fosse o Dan Brown escreveria um romance de suspense sobre o mistério dessa obra e sua raridade_ será algum alto segredo maçônico?

        Abraços.

Deixe uma resposta