Franz Liszt (1811-1886) – Fantasy on Hungarian Folk melodies S. 123, Concerto for Piano and Strings ‘Malédiction’ S. 121, Concerto pathétique for two Pianos in e minor S. 258 – Cherkassky – Bolet – Ogdon

519JJaCjtyL._SL500_AA280_Continuo com Liszt,  e desta vez trago obras variadas para piano solo, dois pianos, e piano e cordas, creio que ainda nunca postadas aqui no blog. Um repertório interessantíssimo, para aqueles que admiram o compositor e suas incursões no folclore húngaro. Virtuosismo para tocar estas obras é indispensável, e os pianistas que tocam aqui são de primeira linha.
A primeira obra, uma Fantasia baseada em melodias do folclore húngaro, traz variações baseadas em peças que são conhecidas, principalmente para os que gostam das rapsódias hungaras. Enfim, tratam-se de obras não tão gravadas, mas creio que indispensáveis para os que pretendem conhecer melhor este repertório lisztiniano.
Com relação aos solistas, creio que seja uma rara oportunidade dos senhores conhecerem John Ogdon, excelente pianista inglês, que largou precocemente a carreira devido a uma doença que alguns atribuem à esquizofrenia. Após ficar muitos anos internado, voltou aos palcos e aos estúdios, mas veio a falecer com apenas 52 anos de idade, em 1989, de pneumonia. Uma curiosidade: no Concerto Patético para dois pianos ele toca com sua esposa, Brenda Lucas.
Outro excelente pianista que toca neste CD é Jorge Bolet, pianista cubano, porém naturalizado norte americano, e considerado um dos maiores intérpretes de Liszt.
Obras não tão conhecidas, com certeza, mas que despertam a curiosidade exatamente por serem poucos executadas.

Espero que gostem. Mais Liszt vem aí pela frente.

1 Fantasy on Hungarian Folk melodies S. 123 Andante mesto […]

Shura Cherkassy – Piano
Berliner Philharmoniker
Herbert von Karajan – Conductor

2 Concerto for Piano and Strings ‘Mal¨¦diction’ S. 121
Jorge Bolet – Piano
London Symphony Orchestra
Iván Fischer

3 Concerto pathétique for two Pianos in e minor S. 258 _1 – 1. Allegro energico
4 2. Andante sostenuto
5 3. Allegro agitato assai – Andante quasi Marcia funebre – Allegro trionfante

John Ogdon, Brenda Lucas – Pianos

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE

F281_John_Ogdon__4b4da43ec7578
John Ogdon e sua esposa Brenda Lucas

4 comments / Add your comment below

  1. Prezado FDP o senhor pretender postar a caixa inteira? Pelas minhas pesquisas são 11 discos. Se não for pedir demais, gostaria de ouvir todas essas maravilhas. Abraços e muito agradecido pela postagem.

    1. Sheldonn, a caixa completa tem 47 cds. Não está nos meus planos postá-la inteira, demanda tempo, e outros projetos que tenho em mente ficariam de lado. Meu objetivo é mostrar que a obra de Liszt é muito mais do que um monte de notas sem sentido.

      1. Certamente FDP. Muito louvável a sua atitude de resgatar o grande compositor que foi Liszt por tempos esquecido aqui pelo blog e incompreendido por uma grande parte de apreciadores de música clássica. Estou acompanhando as postagens das obras do húngaro com muita felicidade e quanto a caixa completa não há problemas. Mais uma vez obrigado pelas postagens e um grande abraço meu caro.

Deixe um comentário