Acervo P.Q.P.Bach de Música Clássica Brasileira

É com imenso prazer que anuncio a criação do segundo acervo deste blog!

Hoje temos a 1ª postagem do Acervo P.Q.P.Bach de Música Clássica Brasileira (está logo ali abaixo). Ao lado do Acervo P.Q.P.Bach de Música Colonial e Imperial Brasileira, este agrupamento pretende ser um importante repositório da música erudita nacional, neste caso, focada nos compositores do Romantismo, do Nacionalismo e do Modernismo brasileiros (por isso nosso selo apresenta, respectivamente, Carlos Gomes, Alberto Nepomuceno e Camargo Guarnieri).

Ainda que não sejam tão difíceis de serem encontradas como as de nossa música colonial, as obras da segunda parte do século XIX e primeira metade do XX ainda foram muito pouco gravadas, há pouco registro. Esse acervo se apresenta como uma intenção de que a música nacional seja mais difundida, que os músicos tenham acesso a um repertório mais amplo, que possam encontrar com mais facilidade as partituras e que, por fim, o público veja com mais frequência a música produzida neste fertilíssimo chão sendo apresentada em nossos palcos.

O acervo deste que vos fala não é imenso (entre CDs e LPs de música nacional, não chego a 300), mas é considerável e creio que deva ser conhecido e acessado por tantos quantos se interessarem. Os álbuns serão postados sempre em alta qualidade: em formatos MP3-320kbps e FLAC, com encartes e informações em 5Mpixel. Estou me obrigando a postar com maior frequência, para dar vazão a esse acervo, ainda que a internet aqui de casa, em São Carlos (SP), não seja lá essas coisas, pois o número de downloads de música nacional, desde que apareci por aqui há um ano e meio, vem crescendo substancialmente… Ah, sempre que possível, serão acrescentados novos links para que se encontre com mais facilidade as partituras de música brasileira, afinal, queremos ver essas obras executadas.

Agradeço antecipadamente a professores, maestros e compositores, como Harry Crowl e Paulo Castagna, que enviaram preciosidades que enriqueceram este conjunto, a entusiastas da música nacional, como os incansáveis Alisson Roberto Ferreira de Freitas e Avicenna (este me passou quase 200 LPs de música brasileira do primeiro), CVL, Ranulfus, Strava, Robson Leitão, Raphael Soares, Vladimir Benincasa, entre outros que eu possa estar esquecendo no momento.

O P.Q.P.Bach tem sido reconhecido cada vez mais como um importante repositório música clássica brasileira (para além de todo o imenso acervo de música internacional que possui, com mais de 3 mil postagens), vindo a somar seus esforços ao de outros amigos da blogosfera. Esperamos, com o Acervo P.Q.P.Bach de Música Clássica Brasileira, vir a acrescentar ainda mais ao repertório de todos que acessam esta página.

E VIVA A MÚSICA BRASILEIRA !!!

Ouça! Deleite-se! (não podia faltar essa frase, né?)

Fizemos também uma postagem gigante para quem procura partituras de autores brasileiros, essa aqui

Bisnaga

PS: se possuir algum CD ou LP que queira partilhar conosco, entre em contato com o bisnagapqpbach@yahoo.com.br

11 comments / Add your comment below

    1. [curtir]

      Adorei o cívica, e temos, mesmo, um intuito cívico, uma vontade de que essas postagens que fazemos revertam em um bem coletivo.
      Obrigado, Pedro.

  1. Bom, acho que não adianta ficar reclamando da “cultura da bunda” promovida no Brasil e da falta de erudição de uma grande parte dos brasileiros. Isso a gente pode ficar falando, falando, falando, até morrer, que vai ser que nem chutar cachorro morto. O que tem mesmo é que fazer alguma coisa, que é o que você, Bisnaga, e o resto da equipe estão fazendo. Vão em frente, façam isso, enquanto eu fico aqui na minha, bajulando, dando parabéns, e fazendo piadinhas sem graça.

    1. kkkk.
      Eu vejo que há “cultura da bunda” em todo lugar, não é exclusividade nossa: há coisa muito ruim mesmo sendo produzida aqui e nos Estados Unidos, na França, na China, na África do Sul, mas há um mundo de música, de cultura boa que se produz nesses mesmo países e em cada canto do globo, o tempo todo. O PQPBach está aí pra mostrar quanta coisa maravilhosa se fez e se faz no mundo.

  2. Uau! Muito legal, adorei!! Parabéns pela iniciativa. E agradeço por ser em Flac, sei que dá mais trabalho, mas vale a pena. Aproveito também para agradecer várias postagens que peguei, mas não sei porque não conseguia postar agradecimentos, a página não abria. Uma última coisinha: o rapidshare está muuito chatinho, será que daria para ter uma opção, como o Embedupload, que tem um monte de servidores para escolher? É só uma sugestão, hoje não estou conseguindo baixar nada…

  3. Os quase 200 LPs de música brasileira foram presenteados ao PQPBach pelo nosso estimado ouvinte Alisson Roberto Ferreira de Freitas, de Belo Horizonte, a quem agradecemos novamente.

    Não tem preço!!

    Avicenna

    1. Alisson, meus reiterados agradecimentos, embora não haja como agradecê-lo pelo gesto imenso que você teve.
      Só nos resta cumprir com seu pedido e colocar todos os discos aqui, on-line.
      Valeuzaço!!!

Deixe uma resposta