Ludwig van Beethoven (1770-1827) – Piano Concertos – CD 1 de 3 – Brendel, Rattle, WPO

Já faz algum tempo que não postamos nada com o grande Alfred Brendel. Então resolvi trazer esta integral dos concertos de piano de Beethoven, gravado no final dos anos 90. E acompanhado por Simon Rattle, antes deste assumir a Filarmônica de Berlim e antes de se tornar um Cavaleiro da Rainha e ostentar um Sir em frente ao nome.
Esta deve ser a terceira integral que Brendel gravou destes concertos de Beethoven. Lembro da versão com o Levine e com o Haitink, mas posso estar esquecendo alguma outra. Um músico da estatura de Brendel não se intimida diante do desafio de explorar novas sonoridades e possibilidades destas obras imortalizadas por ele mesmo e por outros gigantes do teclado. Como diz o texto do libreto que acompanha a caixa: “Do we really need another series of piano concertos by Beethoven? In this case, the answer is perfectly clear: with such musicianship, one could not have enough of them”.  A definição perfeita: nunca não serão suficientes pois tanto nós quanto os intérpretes estaremos procurando sempre algo mais. As novas gerações sucedem as velhas e já temos gente do nível do Paul Lewis, já postado por aqui e esmiuçado pelo Monge Ranulfus, nos mostrando uma leitura mais arejada. Li que Ronald Brautigam também está em processo de gravação destes concertos e que ao contrário das sonatas, está se utilizando de um piano moderno no lugar do pianoforte que utilizou nas gravações das sonatas. E com certeza teremos novidades. É a beleza da capacidade humana de superação.

Os clientes da amazon foram meio tímidos na avaliação: apenas 4 estrelas. Eu particularmente acrescentaria mais uma meia estrela por tudo o que Brendel já realizou.

Claro que esta é minha opinião. E não peço para ninguém compartilhá-la. Tratam-se apenas de palavras e a música de Beethoven está muito além delas.

Então divirtam-se.

01.Piano Concerto No.1 in C-dur, Op.15 – I. Allegro con brio
02.Piano Concerto No.1 in C-dur, Op.15 – II. Largo
03.Piano Concerto No.1 in C-dur, Op.15 – III. Rondo – Allegro scherzando
04.Piano Concerto No.4 in G-dur, Op.58 – I. Allegro moderato
05.Piano Concerto No.4 in G-dur, Op.58 – II. Andante con moto
06.Piano Concerto No.4 in G-dur, Op.58 – III. Rondo – Vivace

Alfred Brendel – Piano
Wiener Philharmoniker
Simon Rattle – Conductor

 BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE

FDPBach

0 comments / Add your comment below

  1. Esse foi o primeiro integral que eu comprei dos concertos de piano de Beethoven. Na época eu não conhecia muitos dos pianistas que ouço hoje, como Fleisher, Gould, Michelangeli e Gilels.

    Afirmo que esse continua sendo um dos meus preferidos, ótima escolha.
    Abraço

  2. Puxando…

    Coincidentemente, tava aqui ouvindo algumas sonatas do Beethoven tocadas pelo Brendel (a 27 e a 28, repetidas vezes, não sei porque). Não tenho formação nenhuma em música mas tudo o que ouço do Brendel me parece sólido. Parece ser um pianista fantástico.

    Valeu! Esperando os outros dois cds.

  3. Essa é clássica, hein! Até meu pai teve uma gravação (em disco de vinil) do Brendel tocando o Concerto para piano n. ° 5. Na internet é muito fácil achar essa integral aí (bem como outras) do Brendel. Se bem não me engano, também foi meu primeiro contato com esses concertos. Praticamente impecáveis. Falo assim porque não sou nenhum “expert”, haja bem visto que faz um tempo que não escuto esses concertos, vai saber se não tem nenhum errinho (de verdade, mesmo) nessas versões…

  4. Adoro seu blog. Aquela vez eu pedi um cd da RPO que consegui estilhaçar com uma queda. Eu queria muito músicas feitas encimas de ritmos regionais. Uma vez a Orquestra de Londrina tocou uma feita em cima de um baião. Acho que o compositor era o Guerra Peixe. Se tiver algo do gênero, seria muito interessante!

Deixe um comentário