Os Cameristas (1980) – Brenno Blauth (1931-1993), José Siqueira (1907-1985) e Nelson de Macêdo (1931) [link atualizado 2017]

UM BAITA DISCÃO !!!

Ah, como é bom garimpar e encontrar raridades e compositores pouco conhecidos nesses velhos LPs. Dá-me um prazer fora do normal!

Além do José Siqueira, compositor que tanto já elogiei (e tanto já elogiaram nos comentários), com seu belo e inteligentíssimo Concertino para Oboé e Cordas (e de quem esta é a última e 16ª postagem que fazemos aqui, até um dia possuirmos mais material dele), temos hoje o debut pequepiano de dois compositores surpreendentes. Temos estreando aqui Brenno Blauth*, compositor gaúcho de grande habilidade com a partitura, um baita melodista, e responsável por este extasiante Divertimento, cujo segundo movimento, a Cantiga, é, a meu ver, a faixa mais bela deste álbum (corra para escutá-la antes: seu dia já terá valido a pena), e o sagaz Nelson de Macêdo, pernambucano, que traz para o seu Otum Obá toda a carga de influências nordestinas, com um jogo de variações rítmicas e melódicas de fazer bonito pra qualquer um que entenda do riscado.

Só gente foda, só cara bom! Veja um pouquinho mais no comentário do encarte do discão:

Divertimento – Nos primórdios da música nacionalista brasileira, um dos seus mais ilustres fundadores, o paulista Alexandre Levy, escreveu para piano uma serie de 13 Variantes sobre um tema popular brasileiro, que outro não é senão o Vem cá, Bitu, ou Cai, cai, balão. Dizia Levy que “para escrever música brasileira era preciso estudar a música popular de todo o Pais, sobretudo do Norte do Brasil”. Neste disco, um outro talentoso compositor brasileiro, Brenno Blauth, gaúcho, da atual geração, escreve, sobre o mesmo tema, uma atraente partitura para orquestra de cordas, cujos movimentos são: I. Animado, 2. Cantiga, 3. Toada, 4. Dança Gaúcha. É que o tema em questão pertence ao universo musical popular brasileiro, sem os lindes do regionalismo. Essa obra, com motivos curtos e singelos que, com o contraste de fortíssimo e pianíssimo lhe dão início, é muito habilmente escrita, na sua polifonia clara. Aquele tema popular surge, depois do que se pode chamar de introdução, em terças, nos violinos. No tempo lento cantam uníssonos os violinos uma linha languidamente seresteira. A Toada é também muito interessante, com seu ritmo de acordes sincopados, e sua insinuante linha melódica. Já no Final se afirma o gauchismo do autor, em uma Dança característica, onde se reafirma o tema fundamental da obra, que surge transfigurado, ate que na coda se precipita, rápido, brilhante e piano, um desenho descendente imitativo.

O Concertino para Oboé e Orquestra de José Siqueira se divide em três partes: 1. Andante – Allegro ma non troppo, 2. Lento. 3. Allegretto. Composto há dez anos, o Concertino vem mais uma vez confirmar a invariável significação nacionalista da música do autor que, precedendo o Andante inicial, confia ao oboé a linha melódica do Pregão, de origem folclórica. Inicia-se o Andante pelas cordas, com surdina, em contraponto a quatro vozes, escrito com a mestria habitual do compositor, até que se dá a exposição do primeiro tema pelo oboé, suportado pelas cordas. Mas então se deflagra o Allegro ma non troppo, com um novo tema do instrumento solista, que é retomado em cânone nos violinos. Há desenvolvimento e, por fim, uma contra-exposição em que o primeiro tema surge por último, depois do segundo tema. O Lento vem formado por três variações, feitas sobre o tema folclórico do Pregão, exposto pelo oboé. As duas primeiras variações são ornamentais e ampliadoras, e a terceira é ornamental e contraída. O terceiro movimento, Allegretto, é uma Fuga a seis vozes, cujo sujeito vem exposto pelos primeiros violinos.

Otum Obá, de Nelson de Macêdo, é um Divertimento para flauta, oboé e cordas, cujo afro-brasileirismo estilizado se evidencia no cunho incisivo da invenção rítmica, da partitura cujos três movimentos se sucedem sem solução de continuidade: I. Allegro moderato. II. Interlúdio. III Allegro. Prevalência rítmica de forte impulso coreográfico, temperado pela dolência, a languidez, a expansão lírica, em largos saltos intervalares, do Interlúdio lento, que também tem força rítmica na sua lentidão, mas onde prepondera, sob forma de recitativo, o surto melódico da flauta e do oboé, sendo que a flauta procede também por cristalinos trilos, sabre os desenhos ondulantes do oboé, com o qual logo se entrelaça. Esses recitativos se originam da introdução ao primeiro tempo, quando o violoncelo declama, com larga variedade dinâmica. E o próprio violoncelo solista inicia o primeiro movimento, para estabelecer com os demais instrumentos uma correnteza contrapontística, de súbito interrompida por uma fermata, para uma rápida rememoração do recitativo inicial. A tempo I, nutrido trabalho polifônico, de sentido veemente, se restabelece, mas cede lugar a certa altura a um tema tratado por imitação, que do oboé passa a flauta, e depois ao violino, e que soa como um apelo. Toda a trama, agilmente, recomeça no celo, ate que entra o Interlúdio. Por fim, o Allegro culmina a composição com brilhantismo virtuosístico em que se empenha toda a orquestra e ao qual não falta sutileza de acentos.
(Eurico Nogueira França, extraído do encarte).

* Atenção gremistas: o Brenno Blauth foi o compositor do segundo hino do Grêmio, substituído depois pelo atual, de Lamartine Babo.

Repetindo: um baita discão! Ouça! É coisa de primeira categoria!

Os Cameristas
Os Cameristas (1980)

Brenno Blauth (Porto Alegre, RS, 1931 – São Paulo, SP, 1993)
01. Divertimento – 1. Animado
02. Divertimento – 2. Cantiga
03. Divertimento – 3. Toada
04. Divertimento – 4. Dança Gaúcha
José Siqueira (Conceição, PB, 1907 – Rio de Janeiro, RJ, 1985)
05. Concertino para Oboé e Orquestra de Câmara – 1. Andante – Allegro ma non troppo
06. Concertino para Oboé e Orquestra de Câmara – 2. Lento
07. Concertino para Oboé e Orquestra de Câmara – 3.Allegretto
Nelson de Macêdo (Orobó, PE, 1931)
08. Otum Obá, Divertimento para flauta, oboé e cordas – 1. Recitativo – Allegro
09. Otum Obá, Divertimento para flauta, oboé e cordas – 2. Moderato – Lento
10. Otum Obá, Divertimento para flauta, oboé e cordas – 3. Allegro

Orquestra “Os Cameristas”
Kleber Veiga, oboé
Carlos Rato, flauta
Nelson de Macêdo, regente
1980

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE (129Mb)
…Mas comente… O álbum é tão bom, merece umas palavrinhas…

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Bisnaga

11 comments / Add your comment below

  1. Caro Bisnaga,
    Tenho um vinil maravilhoso da Maria da Glória Capanema Guerra interpretando Villa-Lobos e principalmente Guerra-Peixe: Cânticos Serranos nº2, Linhas de Catimbó, etc. Gostaria de digitalizar para CD e assim disponibiliza-lo para vocês do PQP. Um abraço e continue nos presenteando com as maravilhas da música brasileira!

  2. Ô Bisnaga, eu tinha certeza de ter este LP em casa, mas vi que me enganei ao procurá-lo. Em compensação, achei – e a capa até lembra um pouco esta – um disco do Quarteto Bessler Reis que tem uma obra do seu dileto José Siqueira. É A Tenda.
    Se você achar interessante, posso emprestar o disco para digitalização. Moro no Rio.
    Abraço, Eduardo

      1. Bisnaga, eu vou passar um pente fino nos elepês – de repente, em alguns cedês – e depois pormenorizo aqui.
        Adianto que tem Glauco Velasquez, Chiquinha Gonzaga e outros. Nada muito raro, mas que pode interessar.
        Abração

  3. Bis, naga!
    Acho que tô meio gagá, pensei ter visto o seu endereço de e-mail nalgum canto pelo blog. É que eu queria mandar pra você as sugestões de que falei antes incluindo thumbnails das capas que pude juntar, o que não caberia neste espaço. Reuni alguns elepês e uns poucos e parcos cedês com ralíssima descrição. Mando em seguida, infelizmente sem as capas, a não ser que você me localize via e-mail, que o PQP blog tem.
    Grande abraço

  4. Bisnaga,

    Começo pelo que é temido: Villa-Lobos. Acredito serem interessantes os registros de Anna Stella Schic, chiquíssima ao piano, gravando duas caixas com cinco discos cada o que se diz Obra Completa para Piano, incluindo aí transcrições de opus para orquestra e/ou outros instrumentos, pelo Estúdio Eldorado em 76/77/80.

    Mais de Villa: As Nove Bachianas Brasileiras (ORTF e H. Villa-Lobos), álbum triplo;
    Choros de Câmara, 1ª gravação completa (1977), Kuarup/Banco do Brasil

    Bisnaga, eu não me penteio, e descobri que não se vende pente fino por aqui, de modo que apenas passo a mão pelos cabelos:

    Clara Sverner e Paulo Moura tocando Marlos, Radamés, Villa e outros;
    Camargo Guarnieri, concertos 3 e 4 para piano, com Laís de Souza Brasil;
    Osvaldo Lacerda, piano e flauta, piano e canto;
    Chiquinha Gonzaga por Clara Sverner (CD) e por Maria Teresa Madeira e Marcus Viana (piano e violino, CD);
    Sérgio Assad: Lina Pires de Campos, Amaral Vieira, etc;
    Ruth Serrão ao piano tocando Guerra-Peixe e outros (não achei a capa);
    Walter Smetak, primeiro elepê (bem, o segundo também);
    Ernesto Nazareth por Arthur Moreira Lima (4 CD);
    Glauco Velásquez por Clara Sverner. Essa é, pra mim, a possível maior contribuição.

    E por fim, Pixinguinha, que sei não ser da praia do PQP, mas que é documento histórico em LP duplo ricamente ilustrado e comentado. Imperdível !!!!

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