Wolfgang A. Mozart e Leopold Mozart – Wind Concertos

Pai e filho juntos neste delicioso CD. Leopold Mozart, pai de Wolfgang Amadeus Mozart, não foi um extraordinário compositor como o filho. Leopold é mais conhecido como o indutor do filho prodígio. Mas apesar de ser um dos principais responsáveis pela educação musical do filho, Leopold compunha. Escreveu pouco coisa. Das obras que escreveu, talvez, seja o concerto para trompete em ré maior a sua principal obra. É belíssimo. Fato curioso é que eu possuía uma versão desse concerto gravado numa fita K-7, mas obliterou-se com o tempo. Até que consegui encontrar esta gravação. Quiça seja esse um dos fatores que me impelem a fazer esta postagem. Aparecem ainda três concertos de Mozart filho. Maravilhosos. Capazes de aturdir. Numa noite solitária como essa causam lances profundos. Ouço rumores distantes na rua. Há pouco choveu. A rua foi lavada. Os becos foram lavados. A minha está lavada pela solidão. Opa! estou a tresvariar. Talvez seja a música sensível que faz vibrar a minha alma, produzindo ecos em terrenos distantes do meu ser. É a música de Mozart – filho e pai! Boa apreciação!

Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791) – Concerto para Clarinete em Lá maior, K. 622, Concerto para Trompa em Si bemol maior No. 4, K. 495 e Concerto para Oboé em Sol maior, K. 271k – “Ferlindes”

Concerto para Clarinete em Lá maior, K. 622
01. I. Allegro
02. II. Adagio
03. III. Rondo (Allegro)

Concerto para Trompa em Si bemol maior No. 4, K. 495
04. I. Allegro moderato
05. II. Romanza (Andante)
06. III. Rondo (Allegro vivace)

Concerto para Oboé em Sol maior, K. 271k – “Ferlindes”
07. I. Allegro aperto
08. II. Andante ma non troppo
09. III. Allegro

Leopold Mozart (1719-1797) – Concerto para Trompete em Ré maior
10. I. Adagio
11. II. Allegro moderato

Ensemble Orchestral de Paris
John Nelson, diretor
David Guerrier, trompa, trompete
Francois Leleux, oboé
Paul Meyer, clarinete

BAIXAR AQUI

Carlinus

14 comments / Add your comment below

  1. Oi carlinus
    O CD é nuito legal. Pena o concerto de trompa ser atribuido a Mozart, quem será o seu verdadeiro autor ? O concerto para oboé costuma ser em dó, será que este foi transposto ?
    Quanto ao concerto para trompete falta um movimento, provavelmente perdeu-se nas longas viagens da familia Mozart pela europa afora. O Sr. Leopold andava entusiamando com a graninha que conseguia com o filho, por isso escreveu pouco.

  2. Olá.

    Faz uma semana que conheci esse blogue. Estou aprendendo muito por aqui.

    Gostaria de ter mandado um e-mail particular para o dono, mas não achei o contato. Espero que me responda por aqui.

    Uma é sobre comprar na Amazon, coisa que nunca fiz. Outra, que segue nesse pergunta, é: tu é patrocinado pela Amazon e pela Submarino?

    Parabéns pelo blogue. É uma das melhores coisas que já encontrei na internet.

  3. Chamou-me a atenção ser o mesmo artista quem toca trompa e trompete, David Guerrier. No wikipedia em francês, há uma informação curiosa – “No meio musical, David Guerrier é às vezes chamado de ET. De fato, ele é o único músico que conseguiu dominar o trompete e a trompa, sendo essa associação muito difícil morfologicamente, daí o seu apelido”. É um artista jovem, nascido em 1984.

  4. P.Q.P. Bach, sou um grande admirador teu, especialmente das tuas magníficas postagens, mas eis que eu tenho que te dizer uma coisa. Eu tenho 15 anos e desde sempre sonhei ser pianista. Eu sei que ninguém quer ajudar-me e que tudo é complicado e tudo o mais, mas tens que me ver tocar Beethoven. É urgente, meu grande estimado, é urgente e ninguém me ajuda… Agora falta saber se o grandioso P.Q.P. Bach de que tanto falam, vai ajudar um artista que precisa imenso de ajuda… Eu não te desiludirei, só tens que confiar em mim. Só preciso do teu patrocínio… Prometo-te, meu grande amigo, que não te desiludarei.

    Do teu estimado amigo:
    Pedro Evaristo

  5. HAhahahahahahahahhahahaa……..mas então…..adoro o que esse moço escreve; (Mozart)…acho interessante demais observar a razão pai , ser tão expandida …e sofrer esta metamorfose magnífica …..músicos grandiosos …para todo o sempre.

  6. Primeiramente, sou novo por aqui e dou-lhes os parabéns! Vcs têm feito um excelente trabalho de resgate de verdadeiras jóias da música erudita!
    Outra coisa, gostaria de ver mais post de peças para viola erudita.
    forte abraço

  7. Uma pena que não mais possível baixar esta preciosidade. Caso fosse possível iria preencher um vazio da minha alma, concertos para trompetes do período clássico…também procuro concertos para trombones, inclusive o escrito por L. Mozart.

Deixe um comentário