Camile Saint-Säens (1835-1921) – Complete Works for Cello and Orchestra – Moser

Um baita CD, com um excelente solista, e uma ótima orquestra, aliados a belíssimas obras compostas para violoncelo, pelo nome em questão atualmente, o Camile. Assim mato dois coelhos com uma cajadada: o pessoal pedindo mais obras do compositor francês e o Raphael-Cello nos alertando que faz mais de um mês que não postamos nada com o instrumento que ele tanto ama. Tá bom assim? Ah, vai vir mais um cd com violoncelo pelos próximos dias, tá bom, Raphael? Não precisa se preocupar.
Não sou especialista na obra do Camile, mas a admiro. Desconhecia até então este Oratório que o Ranulfus postou. Sou fã de seus concertos para violino, e adoro o tradicionalíssimo “Carnaval dos Animais”. Lembro de ter assistido uma montagem muito engraçada dessa peça, com a narração do Carlos Moreno, o ator que interpreta o garoto bombril. Os músicos eram da Orquestra do Teatro Municipal de São Paulo, e lembro também que tinha muita criança assistindo aquele espetáculo. Todos aplaudiram de pé.
Destes concertos para cello, creio que o segundo seja o mais famoso, se não me engano já o tinha postado aqui no PQP com a Jacqueline Du Pré.
Está seguindo em anexo o libreto do CD, que traz uma interessante entrevista com tal do Johannes Moser.

Espero que este CD lhes agrade. A mim agradou, e muito.

Camile Saint-Säens (1835-1921) – Complete Works for Cello and Orchestra – Moser

01. Saint-Saens Cello Concerto No.1 A minor, Op.33
02. Saint-Saens Cello Concerto No.2 D minor, Op.119 – I. Allegro moderato e maestoso
03. Saint-Saens Cello Concerto No.2 D minor, Op.119 – II. Allegro non troppo – Cadenza
04. Saint-Saens Suite for Violoncello and Orchestra D minor, Op.16 – I. Pr’elude
05. Saint-Saens Suite for Violoncello and Orchestra D minor, Op.16 – II. S’er’enade
06. Saint-Saens Suite for Violoncello and Orchestra D minor, Op.16 – III. Scherzo
07. Saint-Saens Suite for Violoncello and Orchestra D minor, Op.16 – IV. Romance
08. Saint-Saens Suite for Violoncello and Orchestra D minor, Op.16 – V. Finale
09. Saint-Saens Romance for Violoncello and Orchestra F major, Op.36
10. Saint-Saens Allegro appassionato for Violoncello and Orchestra, Op.43
11. Saint-Saens Le Cygne (The Swan), from¡GLe carnaval des animaux

Johannes Moser – Cello
Radio-Sinfonieorchester Sttutgart des SWR
Fabrice Bolon – Conductor

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE

FDPBach

14 comments / Add your comment below

  1. Hehehehe… fico feliz de ter trazido o Camille à baila novamente… porque, passado o susto daquelas obras programáticas de que realmente não gostei (orientalismo fake por orientalismo fake, prefiro muito o de Rimsky!) tenho que reconhecer que continuo estimando demais o nosso caro Saint-Saëns.

    Aproveito pra comentar que pra mim esse nome foi sempre um desafio: a pronúncia do francês é bem regular EXCETO NOS NOMES PRÓPRIOS. Pelas regras comuns, Boulez só poderia ser pronunciado “bulê”, e no entanto é “bulézz”. E o Saint-Saëns devia ser algo como Sã-Sá-ã… mas segundo os sites de pronúncia não é não, é simplesmente Sã-sãs. Aliás, quem sabe foi daí que ele teve a idéia de compor aquela ópera: Sansãs e Dalila… (desculpem!!)

  2. O concerto para violoncelo mais conhecido é o primeiro, op. 33. Dentre os admiradores dessa peça está Shostakovich, que o considerava como o melhor dos já escritos, superando até mesmo o de Dvorak. Ele confidenciou a Rostropovich, quando compôs seu primeiro concerto: “You know, Slava, I have studied the scores of all great concertos for cello and orchestra, and you know which is the best for the balance of the concerto, the length of the concerto, the shape of the concerto? It is the Saint-Saens n° 1!”

  3. Sou do time do Raphael e adoro as peças para violoncelo.
    Carlinus, comentei na sua última postagem de Beethoven, não sei qual o motivo de não ter aparecido. Ficam, então, aqui os agradecimentos a você e a FDP. Abraços.

  4. Henrique, seu comentário estava na lixeira anti-spam do PQP Bach. Achei os dois comentários que você enviou. Desmarquei e ele está no lugar onde você tencionou colocá-lo. .

    Abraços!

  5. YYYYAAAAAAYYYYYYYYYYYYYYYYYYY! Estou baixando, baixando!!! Adorei o post FDP!!! Valeuuuuuuuuu! Mal posso esperar para ouvir! E, concerteza, já estou aguardando seu próximo post!!!

  6. Toco violoncelo e lamento não poder entrar numa escola de música para me dedicar ao instrumento como se deve.
    Tenho muito de agradecer por esta postagem, FDP! Sempr tinha de ir ao Youtube, pois não tinha gravações destas peças. Muito obrigado!

  7. Obrigado FDP,
    Eu tinha um CD com as mesmas obras tocadas pelo violoncelista Steven Isserlis, era um dos meus favoritos, mas acabei perdendo 🙁
    Sou muito grato por ter disponibilizado tão maravilhoso CD com um violoncelista brilhante como Johannes Moser que fez uma apresentação incrível da obra Don Quixote de Strauss em São Paulo ano passado.
    Saudações

Deixe uma resposta