Almeida Prado (1943-2010): Cartas Celestes 3 e 4 (Fernando Lopes, piano)

Sou fã do Almeida Prado, e particularmente de sua música para piano. Embora ele se expressasse bem em peças orquestrais e em música de câmara, na primeira eu tenho a impressão de que, às vezes, a densidade acabava por ser excessiva e, na segunda, muitas vezes, acabava faltando um pouco (sobretudo quando o compositor avançou para uma linguagem mais lírica a partir de meados de 80; antes densidade não faltava, aliás, sempre sobrava, mas o lirismo fazia falta às vezes). A música para piano solo é, no entanto, cheia de achados em todas as épocas e tem uma imponência e uma variedade suficientes para tachá-lo como um dos grandes compositores para o instrumento. Merecia e muito estar sempre presente em programas de recitais. Desde preciosas miniaturas como alguns do Momentos, passando por peças deslumbrantes, como Rios, Ilhas e Savanas, desembocando na grandiosa série das Cartas Celestes, sem esquecer algumas tantas sonatas, estudos, prelúdios etc. E há de se dizer que é impressionante o tamanho da obra do compositor para seu instrumento predileto. Tão acostumados estamos a falar dos excessos de Villa-Lobos que até esquecemos de quão prolífero Almeida Prado foi.

O ideal, para esta homenagem, seria postar o álbum com os três LPs que Fernando Lopes lançou em 1982. Tristemente, no momento, o único que tenho em mp3 com boa qualidade é o segundo deles. Os outros tristemente aguardam nos vinis. Para muitos, emblemáticas mesmo são as Cartas Celestes I, dada a novidade técnica e estética, mas as seguintes não são menos significativas (particularmente babo pelo lirismo que transborda na sexta). Por hora ficamos com as Cartas 3 e 4, que são grandes obras.

A quarta abre com sensações mistas, entre graves transcendentes e um lirismo delicadíssimo, e caminha cada vez mais para introspecção. A terceira é muito incisiva, o que fica bem patente pela interpretação de Fernando Lopes. Há ainda outra gravação que pretendo postar, com Caio Pagano (a quem a obra é dedicada). A interpretação, neste caso, é bem mais cristalina e plástica. Vale a pena comparar.

José Antonio Resende de Almeida Prado (1943-2010)

Disco 2

01 Cartas Celestes III (1981)

02 Cartas Celestes IV (1981)

Fernando Lopes, piano

BAIXE AQUI

itadakimasu

9 comments / Add your comment below

  1. Nao sei com quem entro em contato, mas fiquei muito triste com a morte de Almeida Prado, e gostaria de contribuir tambem para essa homenagem postuma com a divulgação de suas músicas.
    Tenho o CD “O Som de Almeida Prado” e CD com os 16 poesiludios e gostaria tambem de disponibilizar um site com várias outras obras dele, mas gostaria de um OK antes dos moderadores pra saber se isto eh permitido.
    abraços

  2. Caro Leonardo, contribuições são sempre bem-vindas. Tenho O Som de Almeida Prado em cd, os 16 poesilúdios só em arquivos digitais. Eu sei que estava tendo problemas, no entanto, com faixas da sonata 9 ou 10 no caso do cd, e ficaria muito contente com uma cópia em 320kbps dos poesilúdios.

    Sobre os outros volumes, sim, espero logo conseguir postá-los, Matheus. E seu interesse não é cara-de-pau não, ao contrário, fico muito lisonjeado de saber que há interessados no trabalho de divulgação que tentamos fazer.

  3. Ja tinha ouvido falar no almeida prado….mas não conheço a s sua obra. Acabo de baixar esse Castas Celestes 3 e 4……que bela música….e como é tempestuosa, quantas nuances..adorei!

  4. Caro Eduardo,

    agradeceríamos o favor. É bem fácil de fazer o upload. Primeiro, zipe as faixas para não ter que fazer mil downloads. Cuide para que cada arquivo zipado não tenha mais de 200mb, pois é o quanto os sites que hospedam aceitam, em geral. Depois, entre por exemplo em http://www.megaupload.com e lá clique no botão carregador múltiplo (já que você não conseguira colocar os três cds em um único arquivo de 200mb). Abrirá uma outra página. Clique em adicionar arquivos. Selecione todos os que você pretende enviar e clique em abrir. Abrirá um novo campo pedindo para dar uma descrição (um nome como Cartas Celestes 1 e 2) e, opcionalmente, para colocar seu email. Faça isso e clique em salvar. Depois disso, é só pedir para carregar os arquivos e depois nos passar os links.

    Abraços

Deixe uma resposta