W.A. Mozart (1756 – 1791) – Wind Concertos

Nesse CD constam os concertos para Flauta( Flute ), Oboé( Oboe ), Fagote( Bassoon ) e o Concerto para Trompa( Horn ) Nº 1. Quando me perguntam sobra Mozart sempre costumo falar que ele é tarado por uma escala até o tom que completa a frase. Um trinadinho aqui e ali para chegar a nota resolutiva é característico também. Mas é claro que o povo leva na brincadeira, eu sei que são características Clássicas e por aí vai. Mas eu gostaria de chamar atenção para o concerto para Fagote. Muitas pessoas acham desnecessário fagotes na orquestra, ou que o som deles é feio. Neste concerto Mozart consegue tirar toda a beleza do instrumento. Poucas vezes o fagote é usado para solos e fraseados.
Neste CD não tem o concerto para Clarineta in A. Mas tudo bem, nem tudo se resume ao tubo preto, cilíndrico e grande. Sabe como são as coisas né….
Brincadeiras a parte, boa audição.

W. A. Mozart – Wind Concertos – Concertgebouw Chamber Orchestra

1. Horn Concerto No. 1 in D major, K. 412: I. (Allegro), K. 412 Jacob Slagter
2. Horn Concerto No. 1 in D major, K. 412: II. Allegro, K. 514 Jacob Slagter
3. Flute Concerto No. 1 in G major, K. 313: I. Allegro maestoso Emily Beynon
4. Flute Concerto No. 1 in G major, K. 313: II. Adagio non troppo Emily Beynon
5. Flute Concerto No. 1 in G major, K. 313: III. Rondo: Tempo di menuetto Emily Beynon
6. Bassoon Concerto in B flat major, K. 191: I. Allegro Gustavo Nunez
7. Bassoon Concerto in B flat major, K. 191: II. Andante ma adagio Gustavo Nunez
8. Bassoon Concerto in B flat major, K. 191: III. Rondo: Tempo di menuetto Gustavo Nunez
9. Oboe Concerto in C major, K. 314: I. Allegro aperto Alexei Ogrintchouk
10. Oboe Concerto in C major, K. 314: II. Adagio non troppo Alexei Ogrintchouk
11. Oboe Concerto in C major, K. 314: III. Rondo: Allegretto Alexei Ogrintchouk

Concertgebouw Chamber Orchestra

Jacob Slagter – Horn
Emily Beynon – Flute
Gustavo Nunez – Basson
Alexei Ogrintchouk – Oboe

Clique aqui para fazer o download – Megaupload

Gabriel Clarinet

13 comments / Add your comment below

  1. Pois é Vanderson, muitos acham o som do fagote feio, ásperos e outros… Muitos acham desnecessários. Já vi pessoas comparando o fagote ao apêndice vermiforme, um órgão vestigiar… Um istrumento vestigiar . Da minha parte, sim, eles são importantes. Um dos meus melhores amigos é fagotista. Vejo essa incompatibilidade do povo com o fagote como uma afirmação sem base. E quanto a sua correção vc está corretíssimo. Vou logo corrigir.

    Mau, o Intrépido,
    Não posso dar nenhuma garantia de reposição de link… Talvez o PQP possa fazer isso.

    Adriano,
    (na surdina: até desconfiei do Vanderson…)

    Carlinus,
    muito obrigado.

    Abraços a todos

  2. Não consegui baixar o CD. Fiquei curioso para ouvir. Sou fissurado em Mozart e de instrumentos de sopro (estudo flauta transversal). Acho q tem algum problema com o MEGAUPLOAD.

  3. Caro Gabriel:

    Bela postagem! Ontem tentei fazer o download mas a conexão não estava muito boa, um problema provisório, mas hoje consegui.
    Gosto muito de Mozart, e a fineza destes concertos não me passou despercebida.
    Aproveitando a oportunidade, posso dizer que o fagote é um instrumento único, imprescindível a uma orquestra, é o que penso.

    Deixo aqui os meus cumprimentos e votos para ulteriores postagens de tamanha delicadeza.

  4. Estimado que placer da recorrer por su blo y encontrar tantas bellezas musicales sin duda un universo de musica , por favor en cuanto le sea posible actualizar este enlace desde ya las racias por compartir , sia adelante saludos cordiales desde EE.UU.

  5. Estimado con todo entusiasmo recorri varios dìas tan maravilloso blog con la esperanza de quizas descubrir algo que me gustara viendo que mi pedido no a sido atendido y no he tocado el corazòn del ”sensible” consultor y el sac de PQP solo lamento que los reposteos sea solo para algunos privilegiados y no he corrido con la suerte de estar entre ellos me pregunto si valiò la pena , este material es especial para mì como uruguayo por el fagotista Gustavo Nuñez que tambien es uruguayo de todas maneras igual el blog està muy bueno una pena que la mayorìa esten con enlaces vencidos en cuanto al material (quizàs si o quizàs no) lo encontrarè por ahì en algun otro blog donde el ”in” sensible consultor y el sac sean mas generosos . Saludos cordiales de un hermano uruguayo en EE.UU .

Deixe uma resposta