Leos Janácek (1854-1928) – Quarteto de Cordas No. 1 – "Sonata a Kreutzer, inspirado em Tolstoi" e Quarteto de Cordas No. 2 – "Cartas Íntimas"

Atendendo às solicitações de Ciço (CVL), que ontem ouviu os dois quartetos presentes neste post em Olinda, Pernambuco, e se entusiasmou.

As duas obras do compositor checo Leos Janácek encontradas neste CD são emblemáticas. O Quarteto de Cordas No. 1, também conhecido como Sonata a Kreutzer, baseado na novela do escritor russo Leon Tolstoi, foi composto num curto espaço de tempo – entre 13 e 28 de outubro de 1923. O compositor já utilizara em 1908 dos escritos do autor de Guerra e Paz para compor um trio para piano. A obra teve a sua estreia em 1924. A segunda peça do CD se refere a correspondências amorosas entre ele e uma amante platônica. A estreia da obra se deu no dia 11 de setembro de 1928. Um mês após a estreia da obra, o compositor faleceu. Milan Kundera, o autor de A Insustentável Leveza do ser, que também era patrício de Janacek, disse certa vez que estes dois quartetos de cordas celebram o ápice da obra do compositor. Não deixe de ouvir. Boa apreciação!

Leos Janácek (1854-1928) – Quarteto de Cordas No. 1 – “Sonata a Kreutzer, inspirado em Tolstoi” e Quarteto de Cordas No. 2 – “Cartas Íntimas”

Quarteto de Cordas No. 1 – “Sonata a Kreutzer, inspirado em Tolstoi
01. Adagio. Con moto
02. Con moto
03. Con moto. Vivo. Andante
04. Con moto. (Adagio). Più mosso

Quarteto de Cordas No. 2 – “Cartas Íntimas
05. Andante
06. Adagio
07. Moderato
08. Allegro

Panocha Quartet
Jiri Panacho, violino
Pavel Zejfart, violino
Miroslav Sehnoutka, viola
Jaroslav Kulhan, cello

BAIXAR AQUI

Carlinus

15 comments / Add your comment below

  1. O mediafire parece não estar funcionando hoje, tristemente… Não consigo abrir o site há horas (e estava toda animado para postar um cd…). Uma das vezes que tentei apareceu que estavam reestruturando algumas coisas, deve ser realmente grande para demorar tanto assim.

  2. Acebei de chegar em casa por agora. Peço perdão àqueles que tentaram baixar o arquivo e não conseguiram. Enviei o arquivo para o mediafire. Acredito que eles estejam fazendo algum serviço nos servidores. Eu estou saturado do Mediafire. Muitos arquivos que upei com eles acabaram corrompidos. Ainda posto com os links do Media, porque tenho muita coisa upada nos servidores deles. O Cd do Janacek é um exemplo disso. Já faz uns 6 meses desde que enviei o último arquivo para os servidores deles. Estava até pensando em voltar a subi outros arquivos, mas depois dessa vou abortar minhas intenções. Gosto do Media pela velocidade que eles oferecem (mesmo para quem não tem uma conta paga). Com um acelerador de downloads a coisa fica bem rápida e fácil. Sem falar no fato de que você pode baixar até 5 ou mais arquivos de uma vez.

    Estou subindo o arquivo para o mega. Quem quiser o arquivo terá que esperar.

    Peço desculpas pelas intenções frustradas dos senhores. O Cd é muito bom!

    Abraços a todos!

  3. Finalmente, senhores, o problema foi resolvido. Acabei de enviar para outro servidor. O link foi consertado.

    Uma excelente apreciação!

    Boa noite a todos. Vou para o mundo de “morpheu”.

  4. Curioso, nesse final de semana mesmo eu estava lendo os ensaios de Kundera sobre Stravinsky e Janacék – estão traduzidos no Brasil no livro Os Testamentos Traídos, do mesmo. Recomendo.

Deixe uma resposta