Eugène Ysaÿe (1858-1931): Obras para Violino

Eugène Ysaÿe foi o extravagante sucessor de Wieniawski na tradição francesa de virtuosismo violinístico. No entanto, ele se elevou a um novo patamar – o de bom compositor — com suas seis sonatas para violino solo de 1924. Cada sonata é dedicada a uma das estrelas em ascensão da nova geração de virtuosos e o trabalho seria uma resposta do século XX para o Seis Sonatas e Partitas para violino solo de Bach… As duas obras para violino e piano nesta gravação estão numa vertente menos virtuosa e datam de cerca de trinta anos antes. Rêve d’enfant é uma canção de ninar e combina curto concurso no espírito de Fauré, enquanto o Élégiaque Poème nos dá uma curiosa mistura de Fauré com Wagner.

Eugène Ysaÿe (1858-1931): Obras para Violino

1. Sonata No.1 in G minor – I. Grave. Lento assai
2. Sonata No.1 in G minor – II. Fugato. Molto moderato
3. Sonata No.1 in G minor – III. Allegretto poco scherzoso. Amabile
4. Sonata No.1 in G minor – IV. Finale con brio. Allegro fermo

5. Sonata No.2 in A minor – I. Obsession Prelude. Poco vivace
6. Sonata No.2 in A minor – II. Malinconia. Poco lento
7. Sonata No.2 in A minor – III. Danse des ombres sarabande. Lento
8. Sonata No.2 in A minor – IV. Les furies allegro furioso

9. Sonata No.3 ‘Ballade’ in D minor

10. Sonata No.4 in E minor – I. Allemanda. Lento maestoso
11. Sonata No.4 in E minor – II. Sarabande. Quasi lento
12. Sonata No.4 in E minor – III. Finale. Presto ma non troppo

13. Sonata No.5 in G major – I. L’ Aurore lento assai
14. Sonata No.5 in G major – II. Danse rustique allegro giocoso molto moderato
15. Sonata No.5 in G major – III. Moderato amabile – Tempo I – Poco piu mosso

16. Sonata No.6 in E major

17. Poeme elegiaque in D minor, Op.12

18. Reve d’ enfant, Op.14

Philippe Graffin: violin
Pascal Devoyon: piano

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE (RapidShare)

Apoie os bons artistas, compre suas músicas.
Apesar de raramente respondidos, os comentários dos leitores e ouvintes são apreciadíssimos. São nosso combustível.
Comente a postagem!

PQP

5 comments / Add your comment below

  1. A gravação realizada pelos “dedicados” (Joseph Szigeti, Jacques Thibaud, George Enescu – sua sonata tinha que ter escalas usando quartos de tom, romeno que era -, Fritz Kreisler, Mathieu Crickboom, Manuel Quiroga, nesta ordem) é muito interessante. Estas sonatas são muito boas, mas acho que Wieniawsky foi melhor compositor do que Ysaye. Seu segundo concerto pra violino é finamente orquestrado e mesmo suas obras de “bravura” são bem escritas, equilibradas. Sim, seu primeiro concerto é ruinzinho, mas o resto compensa.

    1. Assim como o Paulo Egídio, gosto muito de Wieniawski também, e até mesmo seu concerto ruinzinho, vale muito a pena ouvir, tenho com o Perlman, numa excelente gravação com o Ozawa e a London Philharmonic Orchestra. E para quem gosta de virtuosismo, procure ouvir o Scherzo-Tarantelle, existem diversas gravações, peça absolutamente obrigatória para todos os virtuoses do violino.

  2. Talvez o que eu fale agora,seja uma besteira,uma bobagem extrema…Será que alguém aqui ouviu Bach e Paganini num mesmo violino ou só eu?

  3. Aliás,vou ser sincero e honesto, não conhecia esse rapaz,não tinha escutado antes, mas se não tivesse o nome eu com certeza acharia que estaria ouvindo Paganini…

  4. PQP, eu não me lembro se foi você ou algum outro integrante do blog que postou a versão de Daniel Chorzempa do Cravo Bem Temperado. Tem 3 coisas que eu faço TODO SANTO DIA: comer, cagar e mijar, e acessar seu blog e baixar, baixar, e baixar. Eu sou estudante de Letras da Universidade de Pernambuco. também estudo no Conservatório Pernambucano. Amo música. Eu aprendia violão no Conservatório, porque eu nunca tinha tido contato com a música clássica, só com a popular. A primeira vez que ouvi música clássica foi em um Cello lá no Conservatório. Me apaixonei, mudei de instrumento e hoje sou violoncelista. Ainda falta muito para me formar, mas eu consigo. PQP, tudo isso que falei foi pra dizer que uma das coisas que mais faço na vida, e que gosto, é acessar seu blog. De verdade. Hoje em dia posso dizer que conheço muitas coisas relacionadas a música clássica por causa desse blog. Ta bom, mas agora vamos ao meu pedido (por favor, me atenda!) Tem como postar novamente o último cd (nº 4) do Cravo Bem Temperado com o Daniel Chorzempa. Eu baixei todos, mas esse nº 4 não tem pra baixar, sempre da erro. E tem outra também que eu acho que merece mesmo postar novamente: um cd de Bach (é em faixa única) com o Alexei Lubimov – “Tschudi” harpsichord, London 1766. Bem, sei que isso toma o tempo de você aí do blog, mas peço com todo o carinho do mundo! A todos vocês, quem pude rme atende primeiro: Aviccena, Ranulfus, CVL, PQP, Carlinus (aliais, gosto muito dos posts dele!) e até mesmo o FDP que foi embora! Muito obrigado mesmo por tudoooooooooooo

Deixe uma resposta