William Walton (1902-1983) e Edmund Rubbra (1901-1986): Viola Concerti & Meditations on a Byzantine Hymn

Este é um disco IM-PER-DÍ-VEL !!!!, surpreendentemente bom. Notável mesmo. É música inglesa, que é algo sabidamente perigoso, mas, garanto-lhes é de alta qualidade. Os prêmios este da CD da Hyperion recebeu:

GRAMOPHONE AWARDS SHORTLIST 2008
GRAMOPHONE RECOMMENDS
ORCHESTRAL CD OF THE MONTH (CLASSIC FM MAGAZINE)
SUNDAY TIMES CLASSICAL CD OF THE WEEK
BUILDING A LIBRARY RECOMMENDED VERSION (BBC RADIO 3)
‘SUPERSONIC’ AWARD, PIZZICATO MAGAZINE
DAILY TELEGRAPH CLASSICAL CD OF THE YEAR
CD COMPACT ‘CONCERTO’ AWARD 2008

Sim, todos prêmios ingleses, mas vá ouvir o CD antes de me bombardear! O violista Lawrence Power não tem nada de violista. Não nasceu para ficar num naipe fazendo ostinati com seus colegas como se fossem um grupo de cachorros se coçando. Power é power mesmo, é genial.

A propósito:

Piadas de violistas

Porque as piadas sobre viola são curtas?
– Para os violistas poderem entender.

Como se diferencia um violista de um cachorro?
– Um cachorro sabe quando deve parar de arranhar.

Você já ouviu falar daquele violista que afirmava tocar fusas?
– A orquestra não acreditou e ele provou tocando uma.

Quando é que uma viola está tocando desafinada?
– Quando o arco se move.

Porque muitas pessoas adquirem aversão instantânea à viola?
– Poupar tempo.

Qual a diferença entre um cortador de grama e uma viola?
– Se for absolutamente necessário, pode-se utilizar o cortador de grama num quarteto de cordas.

Se você estivesse perdido no deserto, para quem pediria ajuda: a um bom violista, a um mau violista ou a um oásis?
– A um mau violista. Os outros dois são produtos da sua imaginação.

Porque as pessoas tremem de medo quando alguém entra num banco com um estojo de violino embaixo do braço?
– As pessoas pensam que ele carrega uma metralhadora e que possa usá-la.

Porque as pessoas tremem de medo quando alguém entra num banco com um estojo de VIOLA embaixo do braço?
– As pessoas pensam que ele carrega uma viola e que possa usá-la.

O bilhete

Era uma vez um violista extremamente habilidoso, coisa rara segundo alguns estudiosos. Como todo grande solista, ele tinha um costume estranho: sempre que ia ensaiar ou apresentar-se, seus colegas viam-no apanhar um bilhete no bolso, lê-lo, meditar alguns momentos e guardá-lo novamente. Depois deste pequeno ritual, empunhava o instrumento e tocava maravilhosamente.

O mistério do bilhete permaneceu insolúvel pois, apesar de insistentes pedidos, o violista jamais revelou o conteúdo do bilhete nem ninguém conseguiu ler o tal papel. Infelizmente, depois de muitos anos de uma carreira brilhante, o violista faleceu. Passados os momentos de tristeza e dor pela perda do querido colega e grande solista, os músicos da orquestra foram vasculhar o seu guarda-roupa. Encontraram o bilhete, no bolso do paletó que ele havia usado no seu útimo concerto. Com grande emoção, um dos amigos mais chegados fez a revelação de um segredo que durara décadas: “- Viola na mão esquerda, arco na mão direita.”

Fonte: Projeto Musical.

William Walton (1902-1983) e Edmund Rubbra (1901-1986): Viola Concerti & Meditations on a Byzantine Hymn

William Walton
1. Viola Concerto: Andante comodo
2. Viola Concerto: Vivo, con molto preciso
3. Viola Concerto: Allegro moderato

Edmund Rubbra
4. Meditations on a Byzantine Hymn ‘O Quando in Cruce’ for 2 violas, Op. 117a

5. Concerto for viola & orchestra in A, Op 75: Introduzione quasi una Fantasia
6. Concerto for viola & orchestra in A, Op 75: Molto vivace
7. Concerto for viola & orchestra in A, Op 75: Collana musicale: Andante moderato

Lawrence Power, viola
BBC Scottish Symphony Orchestra
Ilan Volkov

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE (RapidShare)

Apoie os bons artistas, compre suas músicas.
Apesar de raramente respondidos, os comentários dos leitores e ouvintes são apreciadíssimos. São nosso combustível.
Comente a postagem!

PQP

12 comments / Add your comment below

  1. Piadas de viola surgem porque em geral é muito difícil a viola ter mais destaque que um violino em uma peça orquestral/de câmara/etc., no mais viola é mais difícil de se tocar que o violino então a imagem que se tem de um violista é de um violinista frustrado, que toca um instrumento desengonçado, que soa meio mal (uma vez que é mais difícil de se tocar) e que não tem o mínimo destaque em peças orquestrais.
    Mas eu mesmo sinto uma certa inveja da corda dó grave da viola 😛

  2. Graaaande PQP!

    Eu, violista (veja, não somos tão poucos assim!), esperando uma postagem deste quilate neste magnífico blog do instrumento ao qual tanto amo…
    É quase um sonho que se realiza. Estava tão enlevado com o material que nem liguei para as piadinhas (aliás, muito boas).

    Agora me sinto à vontade para pedir: vocês conseguem postar o Concerto para Viola de Henri Casadesus (atribuído antigamente a Johann Christian Bach)?
    Aí os violinistas verão toda a beleza que foi negada ao violino, que doia alto de seus agudos estridentes, não terão nunca a doçura da viola. hahahaha!

    Creio que num futuro próximo próximo poderemos nos deliciar aqui com outras obras para viola de Stamitz, Vieuxtemps, Hindemith, Telemann, Monteverdi (que era violista também), Beethoven e até o papai Bach… Maravilhoso.

    Um grande abraço

  3. Como nosso amigo Vanderson, também sou violista e também não consegui entender as piadas, mas ri assim mesmo.
    O disco realmente é IM-PER-DÍ-VEL, mesmo para ouvidos que, como os meus, têm uma certa repulsa à música do século XX, mas essas obras são boas demais. A Meditations é mais que IM-PER-DÍ-VEL; É MA-RA-VI-LHO-SA.

    Valeu de novo, PQP.

  4. Meus amigos, minha intenção não foi a de ofender vcs que se dedicam a um instrumento de som belíssimo.

    Porém, ai porém…

    Descobri esta questão sobre violistas conversando com amigos da OSPA, fui pesquisar e deu no que deu. Fazer o quê?

  5. fico feliz q muitos violistas tenham gostado desse CD. apesar de sua blz e grande prestigio, ele só caiu nas graças brasileiras depois que foi disponibilizado, a pouco tempo, por um outro blog e agora pelo PQP. como bom violista e repetidor insessante de notas para a base harmonica, reitero meu pedido: +viola +viola +viola +viola +viola nesse blog.

    saudaçoes violistivas!

Deixe um comentário