Dmitri Shostakovich (1906 – 1975) – Sinfonias Nº 2 e Nº 15

Já postei a Sinfonia Nº 15 em versão muito superior a esta, mas a segunda é inédita em nosso blog. A Sinfonia Nº 2 (1927) foi terminada quando o compositor tinha 21 anos e começava a abraçar a estética da música moderna. Se a primeira sinfonia leva o DNA do Shostakovich maduro, a segunda é a sinfonia de um jovem revolucionário nos anos iniciais de outra revolução. O stalinismo ainda não o tinha rotulado de “formalista” e Shosta flanava nas novidades. Foram os anos da espetacular (e irreverente)ópera “O Nariz” e da não menos (e mais irreverente ainda) “Lady Macbeth de Mzenski”. Erra quem diz que o estilo de Shostakovich foi forjado por Stalin e Jdanov, pois a Quarta Sinfonia, obra já madura, é anterior às primeiras proibições. Mas, voltando ao assunto, é boa a Segunda Sinfonia “Outubro”, Op. 14.

Ontem, lendo o livro “Alucinações Musicais”, tradução impecável de Musicophilia – Tales of music and brain, de Oliver Sacks, deparei-me (e abismei-me) com o seguinte:

Em um artigo no New York Times em 1983, Donal Henahan escreveu sobre a lesão cerebral de Shostakovich. Não existem provas, mas, ressaltou Henahan, conta-se que o compositor foi atingido por uma granada alemã durante o cerco de Leningrado, e quealguns anos depois um raio X revelou um fragmento de metal encravado na área auditiva direira de seu cérebro. Henahan relata:

“Shostakovich, porém, relutava em permitir a remoção do metal, e não era para menos: afirmou que desde que o fragmento estava lá, cada vez que ele inclinava a cabeça podia ouvir música. Sua cabeça estava povoada de melodias, diferentes a cada vez, das quais ele se servia ao compor. Quando ele endireitava a cabeça, a música parava imediatamente”.

????? Ah, aquele negrito é meu.

Dmitri Shostakovich 1
Acima, flagrante de Shosta ouvindo música…

SHOSTAKOVICH: Symphonies Nos. 2 and 15

1. Symphony No. 2 in B major, Op. 14, “October” 00:19:35

Symphony No. 15 in A major, Op. 141
2. Allegretto 00:08:23
3. Adagio 00:15:42
4. Allegretto 00:04:02
5. Adagio 00:16:03

Slovak Philharmonic Chorus
Slovak Radio Symphony Orchestra
Ladislav Slovak, Conductor

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE

3 comments / Add your comment below

  1. Estou profundamente tentado a sofrer um acidente com uma granada. Será que para mim funcionaria? Na pior das hipóteses descubro o que há pro lado de “lá”.
    O outro “October”(op.131)(que segundo PQP é um horror) seria por acaso um poema sinfônico? Ou o que seria?
    Abraço.

  2. Esse Henahan é norte-americano??? Se for tá explicado: os gringos ADORAM encontrar um motivo, por mais esdruxulo que seja, para justificar tudo e todos. A genialidade de Shosta foi/é por causa de um ferrinho na cabeça??? Ora faça-me o favor!!!! Quanto mais eu leio o que os especialistas gringos escrevem mais eu desacredito deles.

  3. bom.. em todo caso, o cerco ocorreu depois de 1940!! O Chosta já tinha composto muito!!!

    mas naum deixa de ser esdrúxulo!! esse Chosta… sabia que tinha algo a mais!

Deixe uma resposta