.: interlúdio – Duofel :.

Manter um duo de violões por mais de duas décadas já é por si só um feito notável. Ainda mais com a integridade artística de Fernando Melo e Luiz Bueno, instrumentistas e compositores do Duofel, que desde seu primeiro encontro, em 1977, têm priorizado a qualidade musical e a investigação sonora. (da biografia no eJazz)

Colei a descrição porque é bastante apropriada. Não apenas a virtuose, os arranjos delicados e vigorosos, a musicalidade de diversas vertentes – também a inquietação, o caminho harmônico menos usado, as cromias exploratórias. São afilhados de Hermeto e por aí se pode saber por onde andam, andaram e andardão.

Este Atenciosamente, de 1999, foi lançado pela gravadora Trama – o que tornou mais acessível o trabalho do duo. São doze faixas, homenagens aos muitos músicos com quem trabalharam ao longo da carreira (no encarte, cada música ganha pequena história e dedicatória), em uma espécie de showcase do jazz contemporâneo brasileiro. Álbum fácil em algumas faixas (O Amigo da Chuva, Floresta dos Elfos – em homenagem à Tetê Espíndola, de quem foram músicos de apoio no começo dos 80), intrépido em outras (É pra Jards, Jazz à Vienne), ainda tem fôlego para ser poético (Azul da Cor da Manteiga) e abstrato (Fax para Uakti). Um disco cheio, de produção cristalina, perfeito para ocupar todos os espaços da casa quando precisamos renovar os ânimos.

Post ampliado + links revalidados out/2011. O disco ao vivo é excelente, e quer mais? Conta com Hermeto Paschoal entre as participações. Não coloquei indicação na tracklist de propósito; quando ele chega, o ouvinte sabe de imediato. Perdoem os links em duas partes.


Duofel – Atenciosamente /1999 [320]
download – mediafire parte1 parte2

01 Procissão
02 Subindo o Tapajós
03 Floresta dos Elfos
04 Azul da cor da manteiga
05 Fax para Uakti
06 Norwegian Wood
07 O amigo da chuva
08 É pra Jards
09 Boissucanga
10 Atenção: Lombada!
11 Jazz à Vienne
12 Garoando no Bixiga


Duofel – 20 /2000 [320]
download – mediafire parte1 parte2

01 Calypso nervoso
02 No caminho das Pedras
03 Pede, Moleque!
04 É pra Jards
05 Subindo o Tapajós
06 Lamento Noturno
07 Do outro Lado do Oceano
08 Diálogo
09 Fax para Uakti
10 Surfando no trem
11 Azul da cor da manteiga
12 Espelho das águas
13 Gismontada

Boa audição!
Blue Dog

7 comments / Add your comment below

  1. Acompanho o DUOFEL desde o final dos anos 80, e sempre fui seu fã. Exímios isntrumentistas, subvertem estruturas, improvisam livremente, muitas vezes com elementos estranhos ao próprio instrumento (como quando usam um arco de rabeca para tocar o violão de 12 cordas) sem medo do novo. Esta é a grande qualidade dos grande músicos: como se dessem a cara à tapa, não temem aquilo que possa soar diferente aos ouvidos ditos “normais”. E o que é mais importante: quando assistimos a uma apresentação deles vemos que estão antes de tudo se divertindo. Isso é o que importa… e após uma carreira de mais de 20 anos juntos, é ainda mais difícil de se conseguir. Excelente postagem, Blue DOg. A seu dispor, FDP Bach.

  2. Será q a Clara ou o FDP não teriam alguma gravação da suíte incidental de ‘A Rainha das Fadas’ de Purcell?adoro o blog de vcs…

  3. oi … estou ouvindo o CD do “Duofel” e estou gostando muito … por isso venho reivindicar o encarte. Alguém teria o encarte deste CD para upar ???????

  4. Daniela, Lamento informar, mas meu acervo de Purcell é pífio… reduzindo-se a nada… talvez Clara ou PQP possam lhe ajudar. A seu dispor, FDP Bach.

Deixe uma resposta