J. S. Bach (1685-1750): Cantatas BWV 137, 129 e 78 (Rilling)

J. S. Bach (1685-1750): Cantatas BWV 137, 129 e 78 (Rilling)

Gente, este disco antiguinho tinha que ser postado. Sim, ele é à moda antiga, mas com muita competência e sensibilidade, Rilling e sua excelente turminha apresentam aqui ao menos duas das melhores Cantatas de Bach, a BWV 137 e a 78. A primeira ária de ambas — faixas 2 e 12 — já bastariam pela elevar este CD ao Olimpo. Tudo funciona maravilhosamente e, como diz a imagem que acompanha este post, serve para fazer de você um sujeito mais feliz, mesmo com a fumaceira e a devastação que o agro preparou pra nós. (Escrevo este post em 12 de setembro de 2024. Vou agendá-lo e talvez ele chegue para vocês depois do fim do Brasil.)

J. S. Bach (1685-1750): Cantatas BWV 137, 129 e 78 (Rilling)

BWV 137 Lobe den Herren (14:53)
1 Coro (Versus I) 3:40
2 Aria (Versus II) 3:11
3 Aria (Versus III) 3:52
4 Aria (Versus IV) 2:57
5 Choral (Versus V) 1:00

BWV 129 Gebot sei der Herr (18:36)
6 Coro (Versus I) 3:58
7 Aria (Versus II) 3:56
8 Aria (Versus III) 4:12
9 Aria (Versus IV) 4:43
10 Choral (Versus V) 1:38

BWV 78 Jesu, der du meine Seele (21:09)
11 Coro (Choral) 4:33
12 Aria (Duetto) 4:35
13 Recitativo 2:21
14 Aria 2:47
15 Recitativo 2:27
16 Aria 3:15
17 Choral 1:00

Alto Vocals – Carolyn Watkinson (tracks: 11 to 17), Gabriele Schreckenbach (tracks: 1 to 10)
Bass Vocals – Philippe Huttenlocher (tracks: 6 to 10), Walter Heldwein (tracks: 1 to 5), Wolfgang Schöne (tracks: 11 to 17)
Chorus – Gächinger Kantorei Stuttgart
Conductor – Helmuth Rilling
Ensemble – Bach-Ensemble
Orchestra – Bachcollegium Stuttgart
Soprano Vocals – Arleen Auger
Tenor Vocals – Adalbert Kraus (tracks: 1 to 5), Aldo Baldin (tracks: 11 to 17)

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PQP

Vários Compositores – FORGOTTEN DANCES – Alessio Bax (piano) ֎

Vários Compositores – FORGOTTEN DANCES – Alessio Bax (piano) ֎

DANÇAS

Bach • Bartók • de Falla 

Albeniz • Liszt • Ravel

Brahms

O que você faz naquele momento de grande atribulação? Como lidar com os dias nos quais seu coração se enche de dúvidas e angústias? Como beber daquele amargo copo? Hoje, eu danço…

Esse disco do pianista italiano Alessio Bax, radicado em Nova Iorque, oferece música que foi inspirada em danças. Dançar é uma das manifestações artísticas mais primitivas e definitivamente afeta a todos, mesmo aos mais desajeitados. Eu parafraseio o adágio antigo dizendo: quem dança, seus males espantam!

O disco começa com Suíte Inglesa No. 2 de Bach, que é uma sequência de danças: allemanda, courante, sarabanda, bourrées e gigue, precedidas por um dançante prelúdio. Um salto no tempo e no estilo nos leva à outra suíte de danças, agora composta por Bartók. O contraste não poderia ser mais forte. A modernidade da suíte de Bartók se deve muito à inspiração folclórica, de natureza mais primitiva do que as danças cortesãs de Bach.

Em seguida o mistério e a sensualidade das danças espanholas estão presentes em peças mais curtas, mas absolutamente características. Manuel de Falla e Isaac Albeniz são os culpados desses pequenos pecados em forma de música para dançar.

Valsas não poderiam faltar e Liszt, assim como o elegantíssimo Ravel proveem essa demanda. E para fechar o recital, duas pequenas e virtuosísticas peças: uma transcrição para piano de uma gavota de Bach, feita por Rachmaninov, e uma dança húngara, de Brahms, num arranjo de outro grande virtuose do piano, György Cziffra.

Você não precisa sair rodopiando ao ouvir o disco, mas se você nem batucar os dedos ou mexer com os pés, precisa rápida terapia de dança…

Johann Sebastian Bach (1685 – 1750)

English Suite No. 2 in A minor, BWV807
  1. Prélude
  2. Allemande
  3. Courante
  4. Sarabande
  5. Bourrée I – VI. Bourrée II
  6. Gigue

Belá Bartók (1881-1945)

Tanz-Suite, Sz. 77, BB 86b (Version for Piano)
  1. Moderato
  2. Allegro molto
  3. Allegro vivace
  4. Molto tranquillo
  5. Comodo
  6. Finale. Allegro

Manuel de Falla (1876-1946)

El sombrero de tres picos: Danza del molinero (Farruca)
[Version for Piano, with introduction transcribed by Alessio Bax]
  1. Danza

Isaac Albéniz (1860–1909)

Tango (No. 2 from Espana, Op. 165)
  1. Danza

Manuel de Falla

El amor brujo: Danza ritual del fuego, para ahuyentar los malos espíritus
  1. Danza

Franz Liszt (1811-1886)

Valses oubliées, S. 215: No. 1
  1. Valse

Maurice Ravel (1875–1937)

La Valse
  1. Valse

Johann Sebastian Bach

Violin Partita No. 3 in E Major, BWV 1006 [Arr. Rachmaninov]
  1. Gavotte en rondeau

Johannes Brahms (1833–1897)

Hungarian Dance No. 6 in D flat major [Arr. György Cziffra]
  1. Tanz

Alessio Bax, piano

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MP3 | 320 KBPS | 150 MB

His ninth solo album on Signum Records, Alessio Bax combines exceptional lyricism and insight with consummate technique and is without a doubt “among the most remarkable young pianists now before the public” (Gramophone). Here he presents an album of works for dancing, including tangos and waltzes spanning three centuries. — [Página da gravadora]

How does Bax achieve such a powerful crescendo at the Bartók Dance Suite’s outset without the least banging …As for Falla’s Ritual Fire Dance, you rarely hear the music soar from the ground up, where booming bass lines ignite genuine right-hand fireworks: a wonderful performance. — [Gramophone Magazine, October 2024]

Aproveite!

René Denon

Outro álbum de danças bom demais…

Vários: Dances – Peças para Piano – Benjamin Grosvenor

György Ligeti (1923-2006): Concertos para Piano, Violoncelo e Violino (Boulez, Queyras, Gawriloff, Aimard, Ensemble InterContemporain)

György Ligeti (1923-2006): Concertos para Piano, Violoncelo e Violino (Boulez, Queyras, Gawriloff, Aimard, Ensemble InterContemporain)

IM-PER-DÍ-VEL !!!

Ligeti é um dos meus compositores favoritos, assim como Bartók. Este disco é excelente. Como uma compilação de três excelentes obras importantes de Ligeti (o concerto para violoncelo é ótimo; os concertos para piano e violino são obras-primas), é uma excelente introdução ao mundo único e vanguardista de Ligeti. Por causa das excelentes performances (Pierre Boulez conduzindo seu Ensemble Intercontemporain, com virtuoses nos instrumentos solo apresentados), este disco deveria ser conhecido por todos os amantes de Ligeti. As orquestrações do húngaro parecem concebidas de forma sobrenatural. O Concerto para Piano é um turbilhão de fantasias ritmicamente conduzidas, de pulsos quase mecânicos, colidindo, e melodias distorcidas e alegres. O Concerto para Violino é peculiar e chocante, selvagem e apaixonado. Todas as composições do disco demonstram um uso incrivelmente eficaz do virtuosismo a serviço absoluto da visão artística.

György Ligeti (1923-2006): Concertos para Piano, Violoncelo e Violino (Boulez, Queyras, Gawriloff, Aimard, Ensemble InterContemporain)

Concerto For Piano And Orchestra (Piano – Pierre-Laurent Aimard)
1 1. Vivace Molto Ritmico E Preciso – Attacca Subito: 3:55
2 2. Lento E Deserto 7:01
3 3. Vivace Cantabile 4:23
4 4. Allegro Risoluto, Molto Ritmico – Attacca Subito: 4:48
5 5. Presto Luminoso: Fluido, Costante, Sempre Molto Ritmico 3:15

Concerto For Violoncello And Orchestra (Violoncello – Jean-Guihen Queyras)
6 1. ♩= 40 – Attacca: 6:54
7 2. (Lo Stesso Tempo) ♩= 40 8:14

Concerto For Violin And Orchestra (Violin – Saschko Gawriloff)
8 1. Praeludium: Vivacissimo Luminoso – Attacca: 4:18
9 2. Aria Hoquetus, Choral: Andante Con Moto – Attacca: 8:15
10 3. Intermezzo / Presto Fluido 2:44
11 4. Passacaglia: Lento Intenso 5:55
12 5. Appassionato: Agitato Molto 7:13

Composed By – György Ligeti
Conductor – Pierre Boulez
Ensemble – Ensemble InterContemporain

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Ligeti mandando maus fluidos para os consevadores.

PQP

Chopin (1810 – 1849) • Field (1770 – 1827) • Debussy (1862 – 1918): Noturnos (e Prelúdios) • Melvyn Tan (piano) ֍

Chopin (1810 – 1849) • Field (1770 – 1827) • Debussy (1862 – 1918): Noturnos (e Prelúdios) • Melvyn Tan (piano) ֍

Noturnos

Melvyn Tan – 标记为

Arrumação dos CDs nas prateleiras faz parte do rol das inúteis coisas que fazemos para nosso próprio prazer. Organizar por ordem alfabética de nomes de compositores pode fazer Alkan morar próximo de Albinoni, o que me parece um disparate. Ordem cronológica dos compositores coloca ombro a ombro gentes como Bach, Handel e Scarlatti – para saber a sequência correta é preciso descobrir os horóscopos de cada um deles. Mas, onde colocar os discos com músicas de dois ou mais compositores? Bem, digam-me lá como fazem vocês… organizar pela cor das lombadas?

A alegria do Melvyn quando soube que o disco seria postado…

Estava eu em mais uma dessas arrumações quando dei com este despretensioso disco, alocado com os discos-encartes de banca. Quem é visto, é lembrado… e lá foi ele para o DVD player que por ora uso nessas situações. A proposta do disco é explorar o gênero musical noturno, no qual o maioral é Chopin, é claro, mas nem só de peças de Chopin ele é composto. Temos três peças do compositor irlandês John Field, intercaladas nas seis primeiras faixas, com três de Chopin. Quão interessante é essa parte do disco. Por mais charmosas e brilhantes que sejam as peças de Field, as obras de Chopin se sobressaem. O mais charmoso dos noturnos de Field, para mim, é o de número 6. Depois temos mais alguns noturnos de Chopin. E como é lindo Noturno em sol maior op. 37/ 2! (Quizz PQP Bach – em qual propaganda esse noturno foi usado?)

Não sei como a produção do disco não escolheu algumas peças de Fauré, outro compositor de noturnos, mas acho que aí entrou o dedo (seria melhor dizer ‘os dedos’?) do intérprete Melvyn Tan. Debussy tem uma conexão bem forte com a Chopin, apesar das imensas diferenças. De qualquer forma, fiquei assim conhecendo o Noturno para piano de Debussy, que compôs também noturnos para orquestra, e me deliciei com a sequência de Prelúdios escolhida para completar o disco.

Devo dizer que esse disco foi gravado no apagar das luzes do século passado e naqueles dias Melvyn era mais conhecido como intérprete de pianoforte, membro ativo do uso de instrumentos de época. Tenho escutado o disco agora várias vezes, sempre com bastante gosto, especialmente a parte inicial. Tanto que vou dar uma busca nas gravações dos intérpretes de John Field, tais como o também irlandês John O’Conor ou Benjamin Frith…

JOHN FIELD (1782 – 1837)

  1. Noturno No.4 em lá maior

FRÉDÉRIC CHOPIN (1810–1849)

  1. Noturno em fá maior, Op. 15/1

JOHN FIELD

  1. Noturno No. 5 em si bemol maior

FRÉDÉRIC CHOPIN

  1. Noturno em sol menor, Op. 15/3

JOHN FIELD

  1. Noturno No. 6 em fá maior

FRÉDÉRIC CHOPIN

  1. Noturno em sol menor, Op. 37/1
  2. Noturno em sol maior, Op.37/2
  3. Noturno em mi menor, Op. 72/1
  4. Noturno em mi maior, Op. 62/2
  5. Noturno em si maior, Op. 9/3

CLAUDE DEBUSSY (1862 – 1918)

  1. Noturno
  2. Prelúdio: La Fille Au Cheveux De Lin
  3. Prelúdio: Brouillards
  4. Prelúdio: Feuilles Mortes
  5. Prelúdio: Les Sons Et Les Parfums Tournent Dans L’air Du Soir
  6. Prelúdio: La Terrasse Des Audiences Du Clair De Lune
  7. Prelúdio: Ondine

Melvyn Tan (Piano)

Gravado em outubro de 1998

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MP3 | 320 KBPS | 108 MB

Melvyn Tan é um pianista clássico britânico, nascido em Singapura em 13 de outubro de 1956.

Aproveite!

René Denon

Veja na postagem a seguir uma gravação (posterior) de Melvyn Tan interpretando os Prelúdios de Debussy.

Debussy (1862 – 1918): Préludes – Steven Osborne – Michel Beroff – Ivan Ilic – Pierre-Laurent Aimard – Melvyn Tan – Yukio Yokoyama ֍ #DEBUSSY160

Antonio Vivaldi (1678-1741): 7 Concertos para Oboé, Fagote e Cordas (Bernardini, Borras)

Antonio Vivaldi (1678-1741): 7 Concertos para Oboé, Fagote e Cordas (Bernardini, Borras)

Os historicamente informados venceram e o sinal está fechado para nossos pais. Vindo da obscura gravadora Astree Auvidis, o CD que ora lhes apresento é superior ao de nossa última postagem. Sim, aquele era da Philips, tão cheirando a brilho e a cobre, etc., mas inferior. Fazer o quê? Acontece que este aqui é um registro com instrumentos originais e este que vos escreve se acostumou com a sonoridade dos instrumentos de época. Pode parecer que estou brincado, mas não é nada disso. A gente se acostuma ao que é bom e depois vá voltar àquele som sem transparência, vá. Belo disco. Confiram!

Antonio Vivaldi (1678-1741): 7 Concertos para Oboé, Fagote e Cordas (Bernardini, Borras)

Concerto Pour Hautbois En Fa Majeur RV 455
1 Allegro 3:37
2 Largo 2:28
3 Allegro 2:31

Concerto Pour Basson, Cordes Et Basse Continue En La Mineur RV 498
4 Allegro 4:07
5 Larghetto 3:17
6 Allegro 2:31

Concerto Pour Hautbois, Cordes Et Basse Continue En Ré Majeur RV 453
7 Allegro 3:33
8 Largo 1:58
9 Allegro 2:57

Concerto Pour Hautbois, Basson, Cordes Et Basse Continue En Sol Majeur RV 545
10 Andante Molto 3:45
11 Largo 2:42
12 Allegro Molto 3:02

Concerto Pour Basson, Cordes Et Basse Continue
13 Allegro 3:45
14 Largo 3:39
15 Allegro 3:30

Concerto Pour Hautbois, Cordes Et Basse Continue En La Mineur RV 463
16 Allegro 3:27
17 Largo 3:27
18 Allegro 2:53

Concerto Pour Basson, Cordes Et Basse Continue En Fa Majeur RV 488
19 Allegro Non Molto 3:08
20 Largo 3:13
21 Allegro 2:05

Alfredo Bernardini, oboe & dir.
Josep Borras, basson
L’Armonia et l’Inventione

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PQP

Antonio Vivaldi (1678-1741): 5 Concertos para oboé e um para oboé e fagote (Holliger, Thunemann, I Musici)

Serei culpado de heresia, mas falemos sério. Esse CD, quando comparado com as gravações historicamente informadas, é inferior. Não é que seja ruim, longe disso, é que a transparência dos instrumentos originais é imbatível. Eu tenho este disco em vinil — o Ranulfus e o FDP devem ter também. Holliger em seu auge e o I Musici no mesmo nível, mas, para ouvidos atualizados, apesar do notável equilíbrio obtido pelo excelente Holliger e do perfeito senso de estilo, não funciona mais. O próximo CD que vou postar é também de Concertos de Vivaldi para Oboé — outro repertório — e é melhor. Aguardem!

Antonio Vivaldi (1678-1741): 5 Concertos para oboé e um para oboé e fagote (Holliger, Thunemann, I Musici)

Concerto RV 452 In C For Oboe, Strings And Continuo (6:17)
A1 Allegro
A2 Adagio
A3 Allegro

Concerto RV 454 In D minor For Oboe, Strings, And Continuo (8:11)
A4 Allegro
A5 Largo
A6 Allegro

Concerto RV 545 In G For Oboe, Bassoon, Strings, And Continuo (9:56)
B1 Andante Molto
B2 Largo
B3 Allegro Molto

Concerto RV 446 In C For Oboe, Strings, And Continuo (8:38)
B4 Allegro
B5 Adagio
B6 Allegro

Bassoon – Klaus Thunemann (tracks: B1 to B3)
Composed By – Antonio Vivaldi
Oboe – Heinz Holliger
Orchestra – I Musici
Painting – Antonio Canaletto*

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PQP

Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791) – Concertos para Flauta – François Lazarevitch, Sandrine Chatron, Les Musicien de Saint-Julien

Mais um belo lançamento do selo Alpha, com um Mozart impecavelmente interpretado, e historicamente informado. A sonoridade da orquestra nos surpreende primeiramente, mas depois nos acostumamos, e o som amadeirado da flauta de François Lazarevitch ajuda a emoldurar em um belo quadro estas obras primas do repertório para a Flauta.

Já trouxe outras gravações para os senhores destes mesmos concertos, e cada uma delas tem seus méritos, sem exceção. Fã incondicional que sou de Jean Pierre Rampal, ainda considero suas gravações as mais importantes, já históricas, por que não dizer, assim como a de Aurèle Nicolet, todas presentes e com os links ativos para os senhores apreciarem.

O que posso destacar destes registros que ora vos trago é sua atualidade, não apenas pelo fato de ser um CD recém lançado, mas também pela questão de interpretação mesmo. François Lazarevitch é um flautista muito seguro e competente, lembrando que ele também tem de dirigir a orquestra. As cadenzas são de sua própria autoria, e não posso deixar de citar o comentário do próprio solista falando sobre elas, que por sua vez cita um musicólogo do século XVIII, Daniel Gottlob Türk, livremente traduzido por este que vos escreve ( texto incluído no booklet):

“Pode não ser inapropriado comparar uma cadência a um sonho. Muitas vezes sonhamos no espaço de alguns minutos sobre eventos reais que vivenciamos nos termos mais vívidos e marcantes, mas sem coerência ou consciência clara. O mesmo vale para uma cadência: graças às suas mudanças repentinas e às surpresas que cultiva, a cadência é como o sonho do movimento ao qual está ligada”.

Que mais poderia acrescentar a esta belíssima passagem? Espero que apreciem. Como comentei, trata-se de um lançamento muito recente do sempre ótimo selo Alpha.

CONCERTO POUR FLÛTE EN RÉ MAJEUR, KV 314
1 I. Allegro aperto 2 II. Adagio ma non troppo 5’52
3 III. Rondeau. Allegro

CONCERTO POUR FLÛTE ET HARPE EN DO MAJEUR, KV 299
4 I. Allegro
5 II. Andantino
6 III. Rondeau. Allegro

CONCERTO POUR FLÛTE EN SOL MAJEUR, KV 313
7 I. Allegro maestoso
8 II. Adagio ma non troppo
9 III. Rondo. Tempo di Menuetto

François Lazarevitch – Flûte & Direction
Sandrine Chatron – Harpe
Les Musicien de Saint-Julien

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FDP

Béla Bartók (1881-1945): The Works for Piano & Orchestra (Kocsis, Fischer)

Béla Bartók (1881-1945): The Works for Piano & Orchestra (Kocsis, Fischer)

FDP Bach resolveu voltar ao século XX em suas próximas postagens. Teremos Bártok, Prokofiev, Stravinsky e talvez Strauss no pacote. Vamos começar com Bela Bártok. FDP tem um carinho especial para com esta coleção da integral das obras para piano e orquestra do genial pianista, compositor e pesquisador húngaro. Não sabe o por quê… Zoltan Kocsys é um intérprete que captura muito bem o espírito da obra, talvez pelo fato de também ser húngaro, e a direção de Ivan Fischer é sempre correta e segura. Enfim, uma gravação de excelência.

Béla Bartók (1881-1945): The Works for Piano & Orchestra (Kocsis, Fischer)

Piano Concerto No. 1
1-1 Allegro Moderato 8:40
1-2 Andante 6:47
1-3 Allegro Molto 6:37

Music For Strings, Percussion, And Celesta
1-4 Andante Tranquillo 7:22
1-5 Allegro 7:30
1-6 Adagio 7:24
1-7 Allegro Molto 7:01

Piano Concerto No. 2
2-1 Allegro 9:17
2-2 Adagio – Piu Adagio – Presto 12:51
2-3 Allegro Molto 6:00

Rhapsody For Piano And Orchestra, Op. 1
2-4 Adagio Molto 13:56
2-5 Poco Allegretto 9:55

Piano Concerto No. 3
3-1 Allegretto 7:05
3-2 Adagio Religioso 9:26
3-3 Allegro Vivace 6:16

Scherzo For Piano And Orchestra
3-4 Introduzione (Adagio Ma Non Troppo) 6:51
3-5 Allegro Vivace – Scherzo (Allegro) 9:46
3-6 Trio (Andante) 5:09
3-7 Scherzo Da Capo (Allegro Vivace) 8:15

Conductor – Ivan Fischer
Orchestra – Budapest Festival Orchestra
Piano – Zoltán Kocsis

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Criminosamente, Kocsis viveu apenas 64 anos.

PQP

Roots of the Balkan: Music & Songs from Old Serbia (Ensemble Renaissance)

Roots of the Balkan: Music & Songs from Old Serbia (Ensemble Renaissance)

IM-PER-DÍ-VEL !!!!

A maioria de vocês talvez não conheça o Ensemble Renaissance, mas posso começar dizendo que ele foi o primeiro conjunto a dedicar-se à música antiga (pré-barroca) no Sul da Europa, em 1968. Os caras são de Belgrado. Os fundadores do Ensemble são Ristic Miomir, Dimitrijevic Ljubomir, Dragan Mladjenovic, Dusica Obradovic e Iskra Uzelac e deram seu primeiro concerto em 1970 em Belgrado. Hoje, já são mais de 3000 concertos em toda a Europa e eu concordo com o entusiasmo dos críticos pelo grupo. Este CD, por exemplo, é notável. Você pode não ouvir ainda aqui a alegria da música atual da Sérvia nem da Bósnia, mas toda a influência cigana já estava entranhada bem ali, ao lado da atual Itália. Curioso.

Roots of the Balkan: Music & Songs from Old Serbia (Ensemble Renaissance)

Eastern Serbia • Istočna Srbija
1 Igra I Pesma »Sitan Biber« (Svadbarska) 2:40
2 Noćna Putnička Melodija 2:55
3 Putnička Pesma »Visoko Drvo, Lad Nema« 3:44
4 Tri Igre: Ostroljanka, Polomka, Cigančica 3:53

Songs From Kossovo And Metochia
5 »Marijo, Deli, Bela Kumrijo« 3:19
6 »Crna Zemljo, Sestro« 3:16
7 »Oj, Jabuko, Zeleniko« 3:56
8 »Izvor Voda Izviraše« 2:22
9 »Soko Bira, Gde Će Naći Mira« 2:58
10 »Oj, Mori Vrbo, Zelena« 2:24
11 »Svu Noć Mi Sanak Ne Dodje« 5:01
12 »Kiša Pada, Trava Raste« 2:08
13 »Gusta Mi Magla Padnala« 2:22

Central Serbia • Centralna Srbija
14 Četiri Igre: Stara Šetnja, Zavrzlama, Šiljčići, Poljanka 4:13
15 Tri Igre: Cigančica, Stara Vranjanka, Zavrzlama 2:46
16 Dve Igre: Gajdica, Šareno Oro 2:30
17 Sedam Igara Iz Levča: Prolomka, Sekuričanka, Sitniš, Ostroljanka, Resavka, Šarićevo Kolo, Poljanka 6:34

South Serbia • Južna Srbija
18 Pesma »Sadila Moma Lojze« 3:12
19 Kasapsko Kolo 2:47
20 Skomraška Igra 2:15
21 Devojačko Kolo 2:31

Ensemble Renaissance

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Fortaleza de Belgrado (Sérvia)

PQP

Antonio Vivaldi (1678-1741): Le quattro stagioni + 3 Concerti (Carmignola, Venice Baroque Orchestra, Marcon)

Antonio Vivaldi (1678-1741): Le quattro stagioni + 3 Concerti (Carmignola, Venice Baroque Orchestra, Marcon)

IM-PER-DÍ-VEL !!!

Uma gravação de As Quatro Estações melhor do que esta de Carmignola + Marcon vai ser difícil…. Dia destes postei Haydn, com seu magnífico oratório “As Estações”, em homenagem à mudança de estação. Como ainda estamos vivenciando essa mudança de estação resolvi trazer essa gravação que particularmente é a minha favorita dentre as tantas existentes no mercado atualmente. Carmignola é um dos grandes violinistas da atualidade, e um dos maiores especialistas no violino barroco, e contando com a cumplicidade de Andrea Marcon e a excelente Venice Baroque Orquestra, dá um show de talento, versatilidade e técnica.  Tudo bem, ele comete algumas liberdades que podem assustar alguns fãs mais fanáticos de Vivaldi, mas adoro esse CD em seu conjunto.

Para se ouvir em uma manhã como a de hoje, tipicamente de outono: temperatura agradável, sol ainda não tão forte e um ventinho frio, que nos deixa com vontade de voltar para a cama.

Antonio Vivaldi (1678-1741): Le quattro stagioni + 3 Concerti (Carmignola, Venice Baroque Orchestra, Marcon)

La Primavera • Spring • Der Frühling • Le Printemps – Concerto No. 1 In E Major, Op. 8, No. 1, RV 269 (E-Dur / En Mi Majeur / In Mi Maggiore)
I. Allegro 3:19
II. Largo 2:18
III. Allegro 3:36

L’Estate • Summer • Der Sommer • L’Été – Concerto No. 2 In G Minor, Op. 8, No. 2, RV 315 (G-Moll / En Sol Mineur / In Sol Minore)
I. Allegro Non Molto 4:57
II. Adagio 2:18
III. Presto 2:15

L’Autunno • Autumn • Der Herbst • L’Automne – Concerto No. 3 In F Major, Op. 8, No. 3, RV 293 (F-Dur / En Fa Majeur / In Fa Maggiore)
I. Allegro 4:34
II. Allegro Molto 3:21
III. Allegro 2:49

L’Inverno • Winter • Der Winter • L’Hiver – Concerto No. 4 In F Minor, Op. 8, No. 4, RV 297 (F-Moll / En Fa Mineur / In Fa Minore)
I. Allegro Non Molto 3:04
II. Largo 1:47
III. Allegro 2:39

3 Violin Concertos (Premiere Recording):

Concerto In E-Flat Major, RV 257 (Es-Dur / En Mi Bémol Majeur / In Mi Bemolle Maggiore)
I. Andante Molto E Quasi Allegro 4:25
II. Adagio 2:32
III. Allegro 2:58

Concerto In B-Flat Major, RV 376 (B-Dur / En Si Bémol Majeur / In Si Bemolle Maggiore)
I. Larghetto. Andante 4:25
II. Andante 2:24
III. Allegro 2:56

Concerto In D Major, RV 211 (D-Dur / En Ré Majeur / In Re Maggiore)
I. Allegro Non Molto 5:15
II. Larghetto 3:22
III. Allegro 5:29
Giuliano Carmignola – Baroque Violin
Andrea Marcon – Harpsichord, Organ & Conductor
Venice Baroque Orquestra

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FDP

Georg Friedrich Händel (1685-1759): O Messias (Karl Richter)

Georg Friedrich Händel (1685-1759): O Messias (Karl Richter)

O horror, o horror… Para nostálgicos — detesto-os! — que negam-se a reciclar as versões que ouviram no passado: exato, a gravação de Richter. Meu colega Ciço Villa-Lobos me presenteou com a gravação através da qual tomei meu primeiro contato com O Messias, lá no começo dos anos 70. Karl Richter era a maior das maravilhas. Esta gravação e a da Missa em Si Menor de Bach que ele fez com a Orquestra Bach de Munique eram referências absolutas e imbatíveis. Porém, nada envelheceu tanto quando os registros de música barroca daqueles anos e dos anteriores. Suas sonoridades são encorpadas demais, modernas demais, potentes demais. Com o passar dos anos, a música historicamente informada, com suas belas sonoridades rarefeitas, tomaram conta do mundo e de meu cérebro. Mas há quem ainda goste desses monstros jurássicos. Eu fora!

Georg Friedrich Händel (1685-1759): O Messias (Karl Richter)

Disc: 1
1. Symphony (Grave-Allegro Moderato)
2. Accompagnato (Tenor): Comfort Ye My People
3. Aria (Tenor): Ev’ry Valley Shall Be Exalted
4. Chorus: And The Glory Of The Lord Shall Be Revealed
5. Accompagnato (Bass): Thus Saith The Lord Of Hosts
6. Aria (Bass): But Who May Abide The Day Of His Coming
7. Chorus: And He Shall Purify
8. Recitative (Contralto): Behold, A Virgin Shall Conceive/Aria (Contralto): O Thou That Tellest Good
9. Chorus: O AThou That Tellest Good Tidings
10. Accompagnato (Bass): For Behold, Darkness Shall Cover
11. Aria (Bass): The People That Walked In Darkness
12. Chorus: For Unto Us A Child Is Born
13. Pifa (Pastoral Symphony)
14. Recitative (Soprano): There Were Shepherds Abiding In The Fields
15. Chorus: Glory To God In The Highest
16. Aria (Soprano): Rejoice Greatly, O Daughter Of Zion
17. Recitative (Contralto): Then Shall The Eyes Of The Blind /Duet: (Contralto, Soprano): He Shall Feed
18. Chorus: His Yoke Is Easy, His Burthen Is Light
19. Chorus: Behold The Lamb Of God
20. Aria (Contralto): He Was Despised
21. Chorus: Surely, He Hath Borne Our Griefs

Disc: 2
1. Chorus: And With His Stripes We Are Healed
2. Chorus: All We Like Sheep Have Gone Astray
3. Accompagnato (Tenor): All They That See Him
4. Chorus: He Trusted In God
5. Accompagnato (Tenor): Thy Rebuke Hath Broken His Heart
6. Arioso (Tenor): Behold, And See If There Be Any Sorrow
7. Accompagnato (Tenor): He Was Cut Off Out Of The Land/ Aria (Tenor): But Thou Didst Not leave His So
8. Chorus: Lift Up Your Heads, O Ye Gates
9. Recitative (Tenor): Unto Which Of The Angels/Chorus: Let All The Angels Of God Worship Him
10. Aria (Contralto): Thou Are Gone Up On High
11. Chorus: The Lord Gave The Word
12. Aria (Soprano): How Beautiful Are The Feet
13. Arioso (Tenor): Their Sound Is Gone Out
14. Aria (Bass): Why Do The Nations So Furiously Rage
15. Chorus: Let Us Break Their Bonds Asunder
16. Recitative (Tenor): He That Dwelleth In Heaven/Aria (Tenor): Thou Shalt Break Them
17. Chorus: Hallelujah
18. Chorus: Since By Man Came Death
19. Accompagnato (Bass): Behold, I Tell You A Mystery/Aria (Bass): The Trumpet Shall Sound
20. Recitative (Contralto): Then Shall Be Brought To Pass/Duet (Contralto, Tenor): O Death, Where Is Th
21. Aria (Soprano): If God Be For Us
22. Chorus: Worthy Is The Lamb That Was Slain
23. Chorus: Amen

Anna Reynolds
Donald McIntyre
Edgar Krapp
Helen Donath
Gordon Webb
Stuart Burrows

Hedwig Bilgram, órgão
London Philharmonic Orchestra
Karl Richter

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PQP

Dietrich Buxtehude (1637-1707): Obras para Cravo (Glen Wilson)

Dietrich Buxtehude (1637-1707): Obras para Cravo (Glen Wilson)

Em 1703, em Arnstadt, aos 18 anos, meu pai, o imenso Johann Sebastian Bach, tomou posse do cargo de organista da igreja de St. Boniface. Durante sua gestão, fez uma viagem a Lübeck (uma jornada de 300 Km que fez a pé) para ouvir e receber conselhos do grande organista Dietrich Buxtehude. Era para ficar quatro meses com Bux, mas meu pai ficou cinco… Tal descumprimento o fêz perder o emprego e ele foi obrigado procurar outro, encontrando-o em Mülhausen, em 1706. Neste ano ele casou-se com sua prima, Maria Bárbara, que não cheguei a conhecer, tendo apenas tomado contato com Anna Magdalena, sua segunda esposa, mas essa é outra história. (Obs.: há uma correção nos comentários escrita pela filha de titio Bux.)

Buxtehude foi reconhecido principalmente como organista, mas foi bem mais do que isto. Em 1658, Buxtehude assume a função de seu pai, também organista, na igreja em Hälsingburg em 1658 e, em 1660 vai para Helsingor, e, posteriormente, para Lübeck, na Alemanha, onde é nomeado Werkmeister e organista da Marienkirche em 11 de abril de 1668, após concorrido concurso. Casa-se, em agosto desse ano, com Anna Margarethe Tunder, filha de Franz Tunder, seu antecessor nesta igreja. Esse era o costume da época, no qual o sucessor do organista da igreja deveria se casar com a filha do seu antecessor. A partir daí, e nos próximos 40 anos, Buxtehude entraria na parte mais prolífica de sua carreira, principalmente considerando que sua obra era praticamente nula até então.

Buxtehude ganha prestígio com a retomada da tradição dos Abendmusik, que eram saraus vespertinos organizados na igreja, idealizados por seu antecessor inicialmente apenas como entretenimento para os homens de negócios da cidade, previstos para ocorrerem em cinco domingos por ano, precedendo o Natal. Mas Buxtehude ampliou grandemente o escopo destes saraus e para eles compôs algumas de suas melhores obras, em forma de cantata, das quais se preservam cerca de 120 em manuscrito, com textos retirados da Bíblia, dos corais da tradição Protestante e mesmo da poesia secular. Também dedicou-se a outros gêneros, como solos para órgão (variações corais, canzonas, toccatas, prelúdios e fugas) e os concertos sacros. Todos os oratórios se perderam, mas guardam-se os registros de que existiram. Sem esquecer de Bach, em diversas ocasiões, foi visitado por compositores promissores da época, como Haendel e Mattheson, que o procuravam principalmente quanto à sua fama de organista.

Buxtehude é um compositor fundamental do barroco alemão. Foi uma espécie de pai espiritual de Bach. As obras deste CD são uma prova disso. Não pensem que as 30 Variações das Goldberg mais as duas árias não tenham nada a ver com as 32 variações da La Capricciosa. Ouçam esta obra e depois voltem às Goldberg. Está lá o agradecimento de meu pai ao grande Bux.

Dietrich Buxtehude (1637-1707): Obras para Cravo (Glen Wilson)

1. Toccata in G major, BuxWV 165 04:58

La Capricciosa (32 Variations on the “Bergamasca”), BuxWV 250
2. Variations 1 – 8 04:24
3. Variations 9 – 16 05:14
4. Variations 17 – 24 04:00
5. Variations 25 – 32 04:03

Auf meinen lieben Gott, BuxWV 179
6. I. Allemande and Double 02:59
7. II. Sarabande 01:06
8. III. Courante 00:46
9. IV. Gigue 00:45

10. Prelude in G major, BuxWV 162 05:26

11. Air with Two Variations in A minor, BuxWV 249 06:44

12. Prelude in G minor, BuxWV 163 07:31

Suite in G minor, BuxWV 241
13. I. Allemande 02:03
14. II. Courante 01:00
15. III. Sarabande 01:12
16. IV. Gigue 01:02

17. Canzonetta in G major, BuxWV 171 02:06

Glen Wilson, harpsichord

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Lübeck, cidade de 3 caras que ganharam o Nobel.

PQP

Chopin (1810 – 1849): Sonata para Piano No. 2 • Beethoven (1770 – 1827): Sonata para Piano No. 29 ‘Hammerklavier’ • Beatrice Rana (piano) ֍

Chopin (1810 – 1849): Sonata para Piano No. 2 • Beethoven (1770 – 1827): Sonata para Piano No. 29 ‘Hammerklavier’ • Beatrice Rana (piano) ֍

CHPN & BTHVN

Sonatas para Piano

Beatrice Rana

Beatrice Rana brilhou para o mundo da música ao ganhar o Concurso Musical Internacional de Montreal, em 2011, e novamente, ao ganhar a Medalha de Prata no 14º. Van Cliburn International Piano Competition, dois anos depois. O disco do Concurso de Montreal tem os Prelúdios de Chopin e uma sonata para piano de Scriabin. O disco do Concurso Van Cliburn tem os Estudos Sinfônicos de Schumann, Gaspard de la nuit, de Ravel e Out of Doors, de Bartók, apenas…

A jovem pianista já se apresentou aqui nos palcos do PQP Bach interpretando Bach, Chopin e Ravel, sempre com sucesso de crítica e público. Encorajado por esse retrospecto e verdadeiramente mesmerizado por esse novo disco, nada mais certo do que a trazer novamente para essas páginas.

Esse disco reúne pela primeira vez (talvez) duas sonatas para piano que são emblemáticas da obra de cada um dos compositores. Ela mesma explicou as razões dessas escolhas em uma entrevista para Jeremy Nicholas, que poderá ser lida na íntegra no livreto que acompanha os arquivos musicais da postagem. Aqui está um resumo.

Sobre a Hammerklavier, ela disse que teve tempo de estuda-la bastante durante a pandemia: Eu realmente encontrei uma conexão profunda com essa música, especialmente por causa da época em que aprendi a Sonata: o isolamento, estar trancada longe do resto do mundo. O terceiro movimento fala muito sobre solidão, sobre ir fundo em si mesmo, um espelho completo do que eu estava vivenciando. Ao mesmo tempo, o quarto movimento, com sua grande fuga, me mostrou que também havia uma chance de escapar dessa condição. É uma peça que afirma muito a vida, apesar do fato de que também refletia muito do que estava acontecendo em nosso mundo naquela época.

Sobre a Sonata de Chopin: Eu absolutamente adoro esse período intermediário de Chopin em particular, quando a Sonata foi escrita: uma época em que ele estava experimentando com som, harmonias e estrutura. Eu acho isso tão visionário. […] É muito mais aventureiro do que em suas composições finais, que são muito clássicas de certa forma. Então a Segunda Sonata, mesmo agora, é incrível. Quando você pensa no quarto movimento, é tão moderno, tão experimental. Sim, a Sonata de Beethoven é uma sonata muito humana, mas a Sonata de Chopin é humana de uma forma muito diferente. O trio no meio da marcha fúnebre [terceiro movimento] é meio que übermenschlich – como um filósofo pode descrever a superação de si mesmo de uma forma transcendental.

Sobre a reunião das duas peças em um só disco: Essas duas sonatas em si bemol transcendem a condição humana de maneiras muito diferentes — mas não totalmente diferentes, porque ambas têm muito a ver com o medo da morte, com o medo da solidão. Cada uma encontra uma solução de maneira diferente. Acho que isso tornou a junção dessas duas peças muito interessante. Mas também, embora esses compositores fossem próximos cronologicamente, eles parecem totalmente separados. E de certa forma, a Sonata de Chopin é muito Beethoveniana porque sua estrutura — a do primeiro movimento especialmente — é muito compacta. Há tanta linearidade na arquitetura. Ela está sempre avançando — não é um ciclo, é uma única história que se está contando. Tecnicamente, os dois compositores não têm muito em comum, mas ambos estão experimentando. Acho que quando você olha para os últimos movimentos das duas sonatas, ambos são experimentos — experimentos no mais alto nível e de maneiras completamente diferentes.

FRÉDÉRIC CHOPIN (1810–1849)

Piano Sonata No.2 in B flat minor Op.35 “Funeral March”
  1. Grave – Doppio movimento
  2. Scherzo
  3. Marche funèbre: Lento
  4. Finale: Presto

LUDWIG VAN BEETHOVEN 1770–1827

Piano Sonata No.29 in B flat Op.106 “Hammerklavier”
  1. Allegro
  2. Scherzo: Assai vivace
  3. Adagio sostenuto
  4. Introduzione: Largo – Allegro
  5. Fuga: Allegro risoluto

BEATRICE RANA piano

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MP3 | 320 KBPS | 173 MB

“Beatrice Rana possesses a old soul that belies under her twenty years, and more than a touch of genius.”    Gramophone

Aproveite!

René Denon

Bach (1685 – 1750): “Schübler Chorales” BWV 645-650, Passacaglia BWV 582 e outras peças – Simon Preston (órgão) ֍

Bach (1685 – 1750): “Schübler Chorales” BWV 645-650, Passacaglia BWV 582 e outras peças – Simon Preston (órgão) ֍

BACH

Simon Preston, órgão

O dia foi alucinante, hético! Logo pela manhã recebemos a notícia que três CDs da coleção do Sumo Sacerdote estavam corrompidos, pálidos, translúcidos, desprovidos de suas seivas musicais, inaudíveis! Toda a equipe da casa colocou-se prontamente em alerta, havíamos de reconstruir, mesmo que virtualmente, digitalmente, os tais desmemorizados CDs. Parecia que eles haviam sido abatidos por um dementador que lhes havia sugado todo o teor musical, para sempre…

Pois a equipe passou o dia dando buscas em arquivos, até mesmos arcaicos HDs foram vasculhados em busca das faixas perdidas. Pelo fim da tarde virtualmente todas haviam sido resgatadas, com exceção de duas delas: BWV 582 e BWV 590.

É claro que nossos bem informados leitores devem ter percebido de cara, os discos eram da coleção de obras de Bach, naquelas caixotas prateadas da Archiv Produktion, com a foto quadradinha do santo padroeiro do blog na frente. Isso é o que tornava nossa urgência, urgentíssima!

Mas, uma miríade de outras coisinhas miúdas, tarefas nossas outras, bem mais mundanas, nos pegaram, pois que a equipe do PQP Bach além de seus momentos de heróis, tem muitas horas para serem apenas Clark Kents e Bruce Waynes. No cair da noite, quando começou a resenha do dia com os colegas foi que me dei conta – BWV 590 é uma Pastorale e havia uma gravação da danadinha em uma de minhas postagens, porém com outro competente organista – Simon Preston! E não é que a BWV 582 é a poderosa Passacaglia! Essa peça também está em um dos discos do Simon Preston, mas esse eu ainda não havia postado. Daí, lembrei-me que iniciei o projeto de postar toda a sua série, mas interrompi o processo na postagem que fiz na época em que ele, Simon Preston, foi tocar instrumentos mais celestiais…

Sir Simon Preston (O órgão lhe deu ‘asas’)

Pois quem está atento aos sinais que o destino nos aponta, deve escutá-los e agir. Assim, aqui está, mais um disco do Simon Preston, este com os maravilhosos ”Schübler Chorales” e encerrando com a Passacaglia e tem outras coisas mais, que deixo para você mesmo descobrir…

Ah, essas duas peças foram também localizadas e em breve seguirão para os HDs do Sumo Sacerdote, ufa, que dia…

Johann Sebastian Bach (1685 – 1750)

Toccata, Adagio And Fugue in C Major, BWV 564
  1. Toccata
  2. Adagio
  3. Fugue
Fantasia And Fugue In G Minor, BWV 542
  1. Fantasia
  2. Fugue
6 Chorales Of Diverse Kinds (Schübler Chorales)
  1. Wachet Auf, Ruft Uns Die Stimme BWV 645
  2. Wo Soll Ich Fliehen Hin BWV 646
  3. Wer Nur Den Lieben Gott Läßt Walten BWV 647
  4. Meine Seele Erhebet Den Herrn BWV 648
  5. Ach Bleib’ Bei Uns, Herr Jesu Christ BWV 649
  6. Kommst Du Nun, Jesu, Vom Himmel Herunter BWV 650
Tocata And Fugue In F Major, BWV 540
  1. Toccata
  2. Fugue
Passacaglia And Fugue In C Minor, BWV 582
  1. Passacaglia
  2. Fugue

Simon Preston, órgão

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MP3 | 320 KBPS | 163 MB

Espero que você passe bons momentos desfrutando esse disco e que seu interesse pela obra de Bach para órgão aumente… pois há mais ainda por vir! Agora, me desculpem, mas ainda há um peça interpretada por Trevor Pinnock ao cravo que queremos localizar e ninguém quer deixar o boss desapontado, não é?

Aproveite!

René Denon

Mozart (1756 – 1791): Sinfonias Nos. 35 ‘Haffner’, 40 e 36 ‘Linz’ – Deutsche Kammerphilharmonie Bremen & Tarmo Peltokoski ֎

Mozart (1756 – 1791): Sinfonias Nos. 35 ‘Haffner’, 40 e 36 ‘Linz’ – Deutsche Kammerphilharmonie Bremen & Tarmo Peltokoski ֎

MOZART

Sinfonias

Deutsche Kammerphilharmonie Bremen

Tarmo Peltokoski

O que primeiro chama a atenção nesse lançamento é como parece jovem esse regente! Tarmo Peltokoski é finlandês e desde muito jovem decidiu por se tornar regente. Nascido em 2000, já é reconhecido como um “um talento de um século” (Tagesspiegel). Seu conhecimento e versatilidade permitem que ele se apresente em concertos e em óperas – ele conduziu seu primeiro ciclo completo do Anel aos 22 anos – em um repertório que varia do clássico ao contemporâneo. No espaço de apenas dois anos, ele foi nomeado Diretor Musical Designado da Orchestre National du Capitole de Toulouse, Diretor Musical e Artístico da Orquestra Sinfônica Nacional da Letônia e Maestro Convidado Principal da Orquestra Filarmônica de Roterdã, bem como da Deutsche Kammerphilharmonie Bremen. Tarmo sentiu-se atraído para a regência muito cedo, ao assistir no YouTube um trecho da obra de Wagner.

No entanto, em seu primeiro disco, três sinfonias (maravilhosas) de Mozart! O que dizer? Eu digo: gostei do disco! Esse é sempre o critério para que eu escolha um disco para postar. A interpretação é bastante contemporânea, digamos assim. A orquestra usa instrumentos modernos, mas adota uma postura atenta às práticas de instrumentos de época, com pouco vibrato e com tímpanos bem presentes (até demais, poderiam dizer alguns).

Como se fosse um bônus, entre as sinfonias você poderá ouvir o jovem maestro Tarmo exibir seus talentos como pianista, improvisando sobre temas das sinfonias. Eu não sei se ouviria essas improvisações todas as vezes que ouvisse o disco, mas certamente ouvirei as sinfonias mais vezes.

Sobre as obras, eu diria que as sinfonias de Mozart não ocupam em sua obra o mesmo espaço que as óperas e os concertos para piano, mas as seis últimas são obras primas. As primeiras, compostas na infância e juventude são brilhantes e bem-acabadas, mas superficiais. Entre as que foram compostas no período mediano destacam-se as Sinfonias No. 25 em sol menor e No. 29 em lá maior, na minha opinião. Todas essas obras foram compostas no período em que Mozart vivia em Salzburgo, apesar de suas muitas viagens.

A Sinfonia No. 35 é a primeira da série de seis últimas e foi composta em 1782 quando Wolfgang já morava em Viena, mas foi resultado de uma encomenda que viera de Salzburgo, da família Haffner, enviado pelo papá Leopold. O pedido veio na forma de uma serenata, como uma que já havia sido composta quando Wolfie ainda morava lá. Mozart estava atolado de trabalho, aulas, cuidando de terminar o Rapto do Serralho, sem contar as coisas mundanas como casamento, mudanças, essas coisas. Mesmo assim, um a um os movimentos da nova serenata seguiam para Salzburgo, apesar de provavelmente não ter cumprido o prazo. Pois ao fim de tudo, não é que a música ficou supimpa… tanto que ele resolveu adaptá-la na forma de uma sinfonia, que assim tornou-se a Sinfonia No. 35 – ‘Haffner’.

Algum tempo depois, em 1783, Mozart estava de volta de uma visita a Salzburgo, acompanhado da patroa, Sra. Constanze, e decidiu fazer uma parada em Linz, para visitar um velho amigo da família, o Conde de Thun. O conde queria uma apresentação de Mozart com a orquestra local, mas nenhuma partitura de sinfonia estava à mão. Isso não era um problema para o gênio criativo que em apenas três dias compôs um primor de sinfonia, esta belezura que conhecemos como Sinfonia No. 36, propriamente apelidada ‘Linz’.

Mozart ainda comporia quatro mais sinfonias, uma em Praga, em 1786, e as três últimas no verão de 1788. Apenas a Sinfonia No. 40 é em tom menor e é justamente famosa por sua profundidade e intensidade emocional, refletindo um lado mais sombrio e turbulento da personalidade musical de Mozart. Este período foi marcado por dificuldades pessoais e financeiras, o que pode ter influenciado o tom sombrio da peça.

WOLFGANG AMADEUS MOZART (1756 – 1791)

Symphony No. 35 in D major, K385 ‘Haffner’
  1. Allegro con spirito
  2. Andante
  3. Menuetto
  4. Finale. Presto
Improvisation on Mozart’s ‘Haffner’ Symphony
  1. Improvisation
Symphony No. 40 in G minor, K550
  1. Molto alegro
  2. Andante
  3. Menuetto. Allegretto
  4. Finale. Allegro assai
Improvisation on Mozart’s Symphony No. 40
  1. Improvisation
Improvisation on Mozart’s ‘Linz’ Symphony
  1. Improvisation
Symphony No. 36 in C major, K425 ‘Linz’
  1. Adagio – Allegro spiritoso
  2. Andante
  3. Menuetto
  4. Finale. Presto

Deutsche Kammerphilharmonie Bremen

Tarmo Peltokoski

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MP3 | 320 KBPS | 207 MB

Deutsche Kammerphilharmonie Bremen na entrada do PQP Bach Großer Saal de Blumenau

Summing up his relationship with his players and the works on this album, Peltokoski says, “It’s a luxury to perform Mozart with The Deutsche Kammerphilharmonie Bremen, and to put these three symphonies on record is a dream come true.”

Aproveite!

René Denon

Solícitos como nunca, incompetentes como sempre, os membros do departamento de artes do PQP Bach Publishing House forneceram essa foto do jovem maestro Tarmo Peltokoski

.: interlúdio :. Egberto Gismonti (1947) e Naná Vasconcelos (1944-2016): DANÇA DAS CABEÇAS (1977) – in memoriam

Estive ouvindo novamente esse disco, depois de muito tempo, se dizer mais de trinta anos talvez não esteja exagerando. E ao fuçar nos arquivos das antigas postagens encontrei esse texto escrito pelo saudoso Monge Ranulfus, que nos deixou há alguns anos, e provavelmente está trocando idéias com o mesmo Naná Vasconcelos, que homenageia no começo de seu texto. Ou seja, o ano era 2016. 

Então aproveito o texto, e apenas atualizo o link, não podemos deixar de oferecer um disco desses no nosso PQPBach, como comentou o próprio Monge, “um dos discos mais importantes do último terço do século 20, independente de categorias.”

Que temporada de perdas na música… Dois dias depois de Harnoncourt, quem nos deixou, anteontem, foi o pernambucano Naná Vasconcelos, um dos mais refinados e reconhecidos percussionistas do mundo. Em lembrança e homenagem, atualizamos esta postagem feita originalmente em 11.06.2010 – sem alterações além deste parágrafo e da foto abaixo.

nana-gismonti

Isto é música popular? Experimente tocar ali na quermesse.

É jazz? Bem, é evidente que recebeu influência, mas quem no século 20 não recebeu? E nos trechos em piano solo também é evidente a influência de Chopin.

É clássico? O site da Amazon diz que sim. Mas conheço gente que certamente torceria o nariz diante dessa afirmação.

Afinal, o que é que faz determinada música ser “clássica” ou “erudita”? Evidentemente não pode ser a ausência de melodias cantáveis, a ausência de texto, a ausência ou pouca importância da percussão ou de determinadas instrumentações, e até mesmo ausência de vulgaridade ou banalidade… pois cada uma dessas “ausências” é contradita por abundância de presenças no repertório estabelecido.

Para muitos, “clássico” equivale, mesmo que sem consciência disso, a “em formas, escalas e instrumentações de origem européia”. Donde considerarem clássicas, p.ex., as valsas dos dois Johann Strauss, quando para mim são evidentemente música popular em arranjos para poderosos.

Não estou dizendo que são inferiores por serem populares, nem que não caibam num blog como este. As danças compostas e/ou publicadas pelo Pretorius, do século 16, também são música popular em bons arranjos, e seria uma pena não tê-las aqui!

Para mim, o “clássico” ou “erudito” se refere ao grau de complexidade da elaboração na dimensão “forma”, e/ou de libertação em relação às duas fontes primárias da música (a dança e a declamação expressiva) na direção de uma música-pela-música. E nesse sentido encontramos “clássico” em muitas tradições totalmente autônomas da européia: chinesa, indiana, mandê (da qual postei aqui o lindo exemplo que é TOUMANI DIABATÉ), e também em outras que recebem maior ou menor medida de influxo da tradição européia, mas o incorporam em formas produzidas com total autonomia em relação a essa tradição.

O Brasil talvez seja a maior usina mundial da produção deste último tipo de música – mas não me refiro a nenhum dos nossos compositores normalmente identificados como “clássicos” ou “eruditos”: nem a Villa-Lobos, nem a Camargo Guarnieri, nem a Almeida Prado, ninguém desses: todos eles trabalham fundamentalmente com a herança das matrizes formais européias. O que não os desqualifica, não se trata disso!

Trata-se, ao contrário, de qualificar música que às vezes é tida como de segunda, quando é de primeiríssima. E é nesse sentido que já postei aqui o balé “Z” de GILBERTO GIL, que recomendo com ênfase o pouco postado e o muito por postar de MARLUI MIRANDA e do grupo UAKTI… e que posto agora este outro, que foi um dos discos de maior impacto no mundo em 1977-78.

Pra deixar claro o que não quero dizer, acho pretensioso e chato a maior parte do que o Egberto fez depois. Com exceção de momentos geniais em Nó Caipira e em Sol do Meio Dia, quase tudo em que ele meteu orquestra se afastou do conceito de “clássico” que estou usando aqui. Estereotipou. E portanto banalizou.

Mas Dança das Cabeças não tem nada de esterotipado: Dança das Cabeças foi fundador. Se você já ouviu coisa parecida, veio depois, e bebeu daí. Para mim, um dos discos mais importantes do último terço do século 20, independente de categorias.

Ou seja: um clássico.

Egberto Gismonti: Dança das Cabeças – gravado em Oslo em nov. 1976
Egberto Gismonti: violão de 8 cordas, piano, flautas e outras madeiras étnicas, voz
Naná Vasconcelos: berimbau, percussão instrumental e corporal, voz

01 Part I 25:15
– Quarto Mundo #1 (E. Gismonti)
– Dança das Cabeças (E. Gismonti)
– Águas Luminosas (D. Bressane)
– Celebração de Núpcias (E. Gismonti)
– Porta Encantada (E. Gismonti)
– Quarto Mundo #2 (E. Gismonti)

02 Part II 24:30
– Tango (E. Gismonti/G.E.Carneiro)
– Bambuzal (E. Gismonti)
– Fé Cega, Faca Amolada (M.Nascimento/R.Bastos)
– Dança Solitária

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Ranulfus

Link atualizado por FDPBach (em licença sabática de sei lá quanto tempo)

Georg Friederich Händel (1685-1759): Ode for St. Cecilia’s Day (Mields, Wilde, Helbich)

Georg Friederich Händel (1685-1759): Ode for St. Cecilia’s Day (Mields, Wilde, Helbich)

IM-PER-DÍ-VEL

Handel escreveu vários sambas-enredo. Há Messias, por exemplo, onde ele fantasia coisas sobre um personagem ficcional, e há muitas daquelas coisas que chamamos de óperas que são empolados sambas-enredos. A Ode para Santa Cecília — porta-bandeira da música — é uma tremenda obra que deixará os pequepianos boquiabertos. Os sambas são fenomenais. Cuidem a dolência de What passion cannot Music raise. É espetacular, perfeito. Ouçam os corais como estão afinados ao puxador de samba, sem atravessar nunca. Tudo isto é uma Cantata escrita por John Dryden. O tema é menos fantasioso do que os dos sambas-enredo habituais: trata da teoria de Pitágoras da Harmonia Mundi, onde a música era uma força central na criação da Terra. Tudo bem, né? Fazer o quê?

CD da Naxos. (Além de perfeito para um domingo de Carnaval).

Georg Friederich Händel (1685-1759): Ode for St. Cecilia’s Day (Mields, Wilde, Helbich)

1. Overture 00:03:35
2. Interlude 00:01:23
3. Recitative: From harmony, from heav’nly harmony 00:03:20
4. Chorus: From harmony 00:03:27
5. Air: What passion cannot Music raise 00:08:19
6. Air and chorus: The trumpet’s loud clangour 00:03:25
7. March 00:02:02
8. Air: The soft complaining flute 00:05:08
9. Air: Sharp violins proclaim 00:04:10
10. Air: But oh! what art can teach 00:04:15
11. Air: Orpheus could lead the savage race 00:01:46
12. Recitative: But bright Cecilia 00:00:42
13. Air and chorus: As from the powers of sacred lays 00:07:11

Total Playing Time: 00:48:43

Dorothee Mields
Mark Wilde
Alsfelder Vocal Ensemble
Concerto Polacco
Wolfgang Helbich

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Na boa, eu amo esta mulher. Ela canta maravilhosamente. Ela é Dorothee Mields.

PQP

Robert Schumann (1810 – 1856): Sinfonias – Stavanger Symphony Orchestra & Jan Willem de Vriend ֍

Robert Schumann (1810 – 1856): Sinfonias – Stavanger Symphony Orchestra & Jan Willem de Vriend ֍

SCHUMANN

Sinfonias

Stavanger Symphony Orhestra

Jan Willem de Vriend 

Há várias ótimas gravações das sinfonias de Schumann, tais como Sawallisch regendo a orquestra Staatskapelle Dresden ou Leonard Bernstein, regendo a Wiener Philharmoniker, ambas bigbands… Seria injusto não notar a gravação do então comportado John Eliot Gardiner regendo a Orchestre Révolutionnaire et Romantique, uma orquestra com instrumentos e práticas de época, nos idos 1998. O chamuscado e temperamental Gardiner gravou essas sinfonias mais recentemente regendo uma orquestra moderna, a London Symphony Orchestra. Parece que o segredo de uma boa interpretação dessas obras tão lindas consiste em permitir que a orquestração (criticada e incompreendida) de Schumann se apresente de maneira translúcida, leve, mas ainda assim, forte e a tempo.

Foi isso que eu ouvi nesses dois discos lançados recentemente – uma ótima orquestra com tradição e ao mesmo tempo um ouvido para as práticas de época e um regente que tem uma combinação de precisão, ótima dinâmica, mas sem se tornar distante e frio.

 A Stavanger Symphony Orchestra tem sede em Stavanger (!), na Noruega, e além de ter ótimas instalações, tem um programa de Música Antiga, que teve entre seus diretores nomes como Frans Bruggen, Philippe Herreweghe e Fabio Biondi. Como nosso informado leitor sabe, esses nomes são ligados ao movimento de música antiga.

O regente Jan Willem de Vriend tem uma enorme discografia que inclui um ótimo ciclo de sinfonias de Beethoven e assim como um ciclo das sinfonias de Schubert. Você poderá ouvi-lo regendo os Concerti Grossi de Handel, se acessar essa postagem aqui.

A primeira das sinfonias de Schumann que eu conheci foi a Terceira, que tem apelido “Renana”, certamente uma das mais bonitas. A Primeira também tem apelido, “Primavera”, e faz jus a ele. A Segunda ocupa um ótimo lugar no ranking das sinfonias e foi composta durante um período difícil da vida de Robert. Veja a tradução de um trecho do comentário de Kenneth Woods que pode ser lido na íntegra aqui.

Não se engane: em 1844, Robert Schumann adoeceu, quase mortalmente doente, tanto quanto se tivesse desenvolvido câncer. O fato de ele ter se recuperado dessa doença para escrever sua maior obra-prima mostra uma força de vontade quase sobre-humana e grande coragem pessoal, não fraqueza. No auge de sua doença, Schumann não conseguia ouvir ou trabalhar com música, torturado como estava por alucinações auditivas. Ao começar sua recuperação, ele se voltou para um intenso estudo pessoal da música de JS Bach. Inspirado por Bach, Schumann começou a trabalhar em sua obra-prima enquanto ainda estava doente e compôs seu caminho de volta à saúde. Ao longo da obra, Bach parece ficar em segundo plano, ao lado de Haydn e Beethoven como um trio de anjos da guarda, guiando Schumann de volta à sua musa.

É claro que a Quarta é o patinho feio das sinfonias, mas eu gosto muito dela também. Ouça essa gravação estalando de nova e descubra se é mesmo assim como eu disse… e depois me conte.

Robert Schumann (1810 – 1856)

CD1

Symphony No. 1 in B-Flat Major, Op. 38
  1. Andante poco maestoso – Allegro molto vivace
  2. Larghetto
  3. Scherzo – Molto vivace
  4. Allegro animato e grazioso
Symphony No. 2 in C Major, Op. 61
  1. Sostenuto assai – Allegro ma non troppo
  2. Scherzo – Allegro vivace
  3. Adagio espressivo
  4. Allegro molto vivace

CD2

Symphony No. 3 in E-Flat Major, Op. 97
  1. Lebhaft
  2. Scherzo: Sehr mäßig
  3. Nicht schnell
  4. Feierlich
  5. Lebhaft
Symphony No. 4 in D Minor, Op. 120
  1. Ziemlich langsam – Lebhaft
  2. Romanze: Ziemlich langsam
  3. Scherzo: Lebhaft
  4. Langsam – Lebhaft

Stavanger Symphony Orchestra

Jan Willem de Vriend

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MP3 | 320 KBPS | 288 MB

Jan deu uma entrevista ao pessoal do PQP Bach na Praia de Camboinhas e adorou o inverno carioca…

The second and final instalment in Jan de Vriend’s survey of Robert Schumann’s symphonies. De Vriend conducts the wonderful Stavanger Symphony Orchestra and they both enjoy the fantastic acoustic of the Fartein Valen hall, considered one of the best in the world.  [Do site da gravadora]

“Such accomplished, high-class music-making makes the imminent follow-up with the Rhenish and Fourth Symphony en enticing prospect.” – Gramophone – UK (on CC 72958 – Symphonies nos. 1 & 2).

“de Vriend strives for a balance between a magnificent orchestral sound and a transparent polyphony that also seeks to illuminate the complex inner life of Schumann’s orchestral sound with brisk tempi.” – Rondo – DE (on CC 72958 – Symphonies nos. 1 & 2)

“Swagger and elegance.” – BBC Record Review (on CC 72958 – Symphonies nos. 1 & 2)

“…the sound of this new release is excellent: Every section of the orchestra is placed nicely in the soundstage, and it puts the listener in an ideal position to revel in the clarity and power of the orchestra. “ [Fanfare Magazine, 01-7-2024]

I certainly agree!

René Denon

SSO

Chopin (1810-1849): Scherzos, etc – Michelangeli, Richter

Postagem de 2021, links reativados em 2024

Centro e noventa anos atrás,  no dia 8 de setembro de 1831, os russos capturaram Varsóvia após a rebelião ocorrida na Polônia em meio a outras balbúrdias que sacudiram a Europa desde 1830. Chopin, ligado ao grupo que defendia a independência polonesa, jamais voltaria à sua terra natal. Ele estava em uma curta viagem pela Alemanha e, poucos dias depois, ainda em setembro, chegaria a Paris. “Coloco minha tristeza no piano”, escreveu ele em seu diário. Nesses primeiros meses de exílio ele escreveu seu primeiro Scherzo. A palavra italiana, que significa brincadeira, tem aqui um sentido enigmático, talvez de humor doentio e sarcástico, porque são as composições de Chopin mais ligadas ao que Nietzsche nomeia como estado de alma trágico. O Scherzo nº 1, em si menor, começa com acordes pesados, passa por um breve momento de paz com uma citação da canção natalina polonesa “Lulajże Jezuniu” (Dorme Jesus), canção brutalmente interrompida pelos acordes trágicos. Hoje trago dois pianistas da época do vinil, que considero até hoje os maiores intérpretes desse Scherzo.
A gravação dos quatro Scherzi por Richer era uma grande referência do Penguin Guide e outras enciclopédias musicais que deixaram de existir com a internet. Richter era um pianista de múltiplos talentos, mas provavelmente sua maior vocação era para a música mais “séria”, com uma certa solenidade, não era um homem de piadas e brincadeiras (para voltarmos à palavra italiana scherzo). Por isso ele é considerado um grande intérprete das últimas sonatas de Beethoven e de Schubert, bem como do Cravo Bem Temperado de Bach. A exceção que confirma a regra é o Concerto de Gerswhin, que surpreendeu o conselho consultivo do PQPBach por seu swing e leveza. Os Scherzi, gravados em 1977, recebem nessa edição em CD uma boa companhia com a série de miniaturas de Schumann. Aliás, Schumann era um grande admirador de Chopin e escreveu, sobre o primeiro scherzo: “Como se vestirão suas obras graves, se a piada já está sob véus negros?”

F. Chopin (1810-1849):
1. Scherzo No. 1 In B Minor, Op.20
2. Scherzo No. 3 in B-flat Minor, Op.31
3. Scherzo No. 3 in C-Sharp Minor, Op.39
4. Scherzo No. 4, E major, Op.54

R. Schumann (1810–1856):
5-18. Bunte Blätter, Op. 99 (Colorful Leaves – Folhas Coloridas)

Sviatoslav Richter, piano

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Chopin, por Eugène Delacroix

Depois da referência, a obscura gravação ao vivo. Michelangeli se notabilizou pela sua interpretação de um pequeno número de obras de Chopin: a Balada nº 1, a Sonata nº 2 “Marcha Fúnebre” e mais algumas. Perfeccionista, ele lapidava como diamantes as poucas obras de seu repertório. Era um frequente parceiro do maestro Sergiu Celibidache e compartilhava com ele o perfeccionismo e outras manias. Após as mortes dos dois ( Michelangeli em 1995, Celibidache em 1996), foram aparecendo gravações ao vivo disputadas pelos fãs, incluindo algumas dos dois juntos nos concertos de Ravel, Schumann e Beethoven.

Entre elas, essas gravações de Chopin, em recitais ao vivo entre 1962 e 1990. No Scherzo nº 1, a sonoridade de Michelangeli é aquela que os fãs conhecem: meticulosamente planejada, nada é por acaso: mesmo nos acordes mais fortes e intensos, cada nota é necessária para recriar a atmosfera sombria e trágica que passava pela cabeça de Chopin. O andamento bastante lento escolhido por Michelangeli faz parte dessa exposição transparente de todos os momentos, nada fica escondido, e nisso também, na lentidão, podemos lembrar de Celibidache.

Na Fantasia em Fá menor, obra que alterna entre momentos trágicos e outros de bravura virtuosística, Michelangeli mostra que sua técnica é realmente prodigiosa. Nas valsas e mazurkas que completam o álbum, Michelangeli tem concepções interessantes mas bastante excêntricas. Não temos aqui o ritmo dançante das mazurkas de Barbosa, de Novaes ou de Freire – esses pianistas brasileiros que parecem ter nascido para tocar esse Chopin mais dançante, onde o aspecto trágico também está presente mas apenas nas entrelinhas, mascarado pela dança.

1. Scherzo No. 1 in B Minor Op. 20 13:10
2. Fantaisie in F Minor Op. 49 14:30
3. Valse in A Minor Op. 34.2 7:23
4. Valse in A Flat Major Op. 34.1 5:40
5. Valse in A Flat Major Op. 69.1 4:18
6. Mazurka in A Minor Op. 68.2 3:07
7. Mazurka in F Minor Op. 68.4 3:41
8. Mazurka in A Flat Major Op. 41.4 1:45
9. Mazurka in G Sharp Minor Op. 33.1 2:50
10. Mazurka in D Flat Major Op. 30.3 2:58
11. Mazurka in G Minor Op. 67.2 2:34
12. Mazurka in B Minor Op. 33.4 8:06
Arturo Benedetti Michelangeli, piano

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Richter e Michelangeli em 1964

“Quanto precisou sofrer este povo para poder tornar-se tão belo! Agora,
porém, acompanha-me à tragédia e sacrifica comigo no templo de ambas as divindades!”
(Nietzsche – O Nascimento da Tragédia)

Pleyel

Johannes Brahms (1833-1897): Concerto para Piano Nº 1 & 2 (Zimerman, Bernstein)

Johannes Brahms (1833-1897): Concerto para Piano Nº 1 & 2 (Zimerman, Bernstein)

Obs. de PQP: nem venham perguntar. Assim como na postagem anterior, a coisa aqui também está estranha. Por que o Concerto Nº 2 vem antes do Nº 1? Eu sei lá. Só sei que vocês devem ouvir tudinho porque vale muito a pena. Gostei das gravações — são amplas e espaçosas, o piano é ousado e muito “presente”. Gostei. 

A meu ver, uma excelente gravação do — na época — jovem Zimerman com o veteramo Bernstein. Não vou comentar mais porque já postamos este incrível concerto um milhão de vezes.

Johannes Brahms (1833-1897): Concerto para Piano Nº 1 & 2 (Zimerman, Bernstein)

Konzert Für Klavier Und Orchester Nr. 2 B-dur Op. 83
1 Allegro Non Troppo 18:14
2 Allegro Appassionato 9:15
3 Andante 14:30
4 Allegretto Grazioso 9:02

Konzert Für Klavier Und Orchester Nr. 1 D-Moll Op. 15
1. Maestoso 24:32
2. Adagio 16:27
3. Rondo. Allegro Non Troppo 13:00

Com:
Krystian Zimerman, piano
Wiener Philharmoniker
Leonard Bernstein

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Ao saber que seria postado no PQP, Krystian Zimerman aderiu a nosso estilo

FDP

Johannes Brahms (1833-1897): Sinfonia Nº 3, Variações sobre um tema de Haydn / Sinfonia Nº 1 (Bernstein)

Johannes Brahms (1833-1897): Sinfonia Nº 3, Variações sobre um tema de Haydn / Sinfonia Nº 1 (Bernstein)

Obs. de PQP: desconheço o motivo destes CDs terem sido postados desta maneira lá em maio de 2010, mas saibam que foi assim e que FDP não é nada maluco e deve ter seus motivos. Primeiro a Sinfonia N° 3 e depois a primeira, com as Variações Haydn no meio. O fato é que tudo aqui merece ser ouvido. A relação de Lenny com os Filarmônicos de Viena deram muito frutos e estes são referência de alta qualidade e musicalidade até hoje. 

Pacotaço para começar bem o domingo.  Já postei esta versão da Sinfonia nº 3, assim como a Sinfonia nº4, e elas são até hoje as minhas gravações de referência. Um sonho de consumo que tenho são os DVDs desta coleção, já que todas estas gravações são ao vivo, mas o preço da DG ainda está salgado. Quem sabe a um dia a gente ganha na Mega Sena…

Johannes Brahms (1833-1897): Sinfonia Nº 3, Variações sobre um tema de Haydn / Sinfonia Nº 1 (Bernstein)

Symphonie Nr. 3 F-dur Op. 90 = Symphony No. 3 In F Major, Op.90
1 1. Allegro Con Brio 15:33
2 2. Andante 9:41
3 3. Poco Allegretto 7:04
4 4. Allegro 9:33

Variationen Über Ein Thema Von Joseph Haydn Op. 56a = Variations On A Theme By Joseph Haydn, Op. 56a (20:26)
5a Chorale St. Antoni: Andante
5b Variation I: Poco Più Animato
5c Variation II: Più Vivcace
5d Variation III: Con Moto
5e Variation IV: Andante Con Moto
5f Variation V: Vivace
5g Variation VI: Vivace
5h Variation VII: Grazioso
5i Variation VIII: Presto Non Troppo
5j Finale: Andante

Symphonie Nr. 1 C-moll Op. 68
1. Un Poco Sostenuto – Allegro 17:29
2. Andante Sostenuto 10:52
3. Un Poco Allegretto E Grazioso 5:34
4. Adagio – Allegro Non Troppo Ma Con Brio 17:54

Com:
Wiener Philharmoniker
Leonard Bernstein

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Bernstein no balanço de Brahms

FDPBach

Anton Bruckner (1824-1896): Sinfonia Nº 3 (Haenchen / Netherlands Philh. Orch.)

Anton Bruckner (1824-1896): Sinfonia Nº 3 (Haenchen / Netherlands Philh. Orch.)

Este Bruckner ficou pra trás nas comemorações, mas também é ótimo. Desconhecia Haenchen e esta orquestra holandesa, mas o fato é que eles dão uma roupagem muito interessante à terceira de Bruckner. Trata-se de uma performance muito animada, que pode ser descrita como agressiva, zombeteira, vigorosa, muito bem tocada  com som claro e completo. É uma performance em que você vai desejar aumentar um pouco o volume, pois a faixa dinâmica é bem ampla; passagens silenciosas são silenciosas como devem ser. Afinal, Bruckner usa o silêncio como ninguém. Isso é especialmente perceptível no início do adágio, mas também em vários pontos nos movimentos de abertura e fechamento. Se você estiver em uma situação em que precisa ouvir em volume baixo, vai se esforçar bastante para conseguir ouvir essas partes… E a festa do último movimento é uma festa mesmo!

Anton Bruckner (1824-1896): Sinfonia Nº 3 (Haenchen / Netherlands Philh. Orch.)

Symphony No. 3 In D Minor (54:01)
1.1 Mehr Langsam, Misterioso 22:05
1.2 Adagio. Bewegt, Quasi Andante 14:22
1.3 Ziemlich Schnell 6:14
1.4 Allegro 11:20

Netherlands Philharmonic Orchestra
Hartmut Haenchen

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PQP

Percy Whitlock (1903-1946): Obras para órgão (Christoph Keller)

Percy Whitlock (1903-1946): Obras para órgão (Christoph Keller)

Aluno de Vaughan Williams no London’s Royal College of Music, Whitlock tem uma expressão musical que combina elementos de seu mestre e de Elgar. Seu estilo exuberante harmônico também tem traços de Gershwin e de outros compositores populares da década de 1920. Rachmaninov também foi outra importante influência estilística. Como Vaughan Williams e Delius, Whitlock compunha temas que soavem como música folclórica, mas que eram, na verdade, criações originais.

Entre as obras de Whitlock para órgão estão as Five Short Pieces (1929), Four Extemporisations (1933), Sketches on Verses of the Psalms (1934), Plymouth Suite (1937-1939), Sonata in C minor (1936) e Two Fantasie Chorals (1936).

Whitlock foi diagnosticado com tuberculose aos vinte anos e também sofria de hipertensão. Perto do fim da sua vida, ele perdeu a visão por completo, e morreu poucas semanas antes de seu 43º aniversário. Por décadas depois, ele permaneceu em grande parte esquecido. Esta negligência diminuiu nos últimos tempos com o aumento da popularidade da literatura musical.

Música moderna? Nem pensar. Whitlock é tão conservador quando Rachmaninov. Andava de avião e compunha para um passado já inexistente. Mas acho agradáveis seus hinos falsamente folclóricos.

Percy Whitlock (1903-1946): Obras para órgão (Christoph Keller)

Two Fantasie Chorals (1936)
01. No.1 in D flat major 14:14
02. No.2 in F sharp minor 15:55

Sonata in C minor (1937)
03. Grave – animato – Andante cantabile – Poco lento – Andante – Allargando 15:36
04. Canzona 6:57
05. Scherzetto 4:29
06. Choral 21:39

Christoph Keller, at the great Klais organ, Altenberg Cathedral, Germany.

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Mr. Whitlock, I presume.

PQP

Aram Khachaturian (1903-1978): Concerto para Piano & Concerto para Violino (Gutnikov / Servadel / Ivanov / Giunta)

Aram Khachaturian (1903-1978): Concerto para Piano & Concerto para Violino (Gutnikov / Servadel / Ivanov / Giunta)

IM-PER-DÍ-VEL !!!

Khachaturian era georgiano como Stálin, mas é considerado um compositor armênio, pois seus pais eram 100% originários do país vizinho. Ele protagonizou um dos mais patéticos episódios da história da música ao ser obrigado por Stálin a escrever o hino da União Soviética a quatro mãos com Shostakovich. Diz a história que Shosta fez nhé e passou à tarefa ao georgiano — algo do tipo tô fora meu, vocês que são georgianos que se entendam… O hino saiu uma verdadeira bosta, tal a boa vontade de Khat, que escolheu suas piores melodias. Se algum de nossos leitores tiver acesso a este hino, eu até gostaria de ouvi-lo quando da próxima partida do Inter. Bosta por bosta… Mas neste CD não há nada disso. Khat era excelente compositor e o demonstra com sobras aqui. Nada de Dança de Sabres e que tais, é música mesmo. Apenas lamento o fato do engenheiro de som ter gravado o som daquele fantasmal apito — que instrumento é aquele? — do segundo movimento do Concerto para Piano mais ou menos como Enner Valencia bate seus pênaltis. Tsc, tsc, tsc… Vai chutar mal assim lá na Ossétia do Sul, meu.

Aram Khachaturian (1903-1978): Concerto para Piano & Concerto para Violino (Gutnikov / Servadel / Ivanov / Giunta)

Piano Concerto
1. Allegro Maestoso (Piano Concerto)
2. Andante Con Anima (Piano Concerto)
3. Allegro Brillante (Piano Concerto)

Annette Servadei, piano
USSR Symphony Orchestra
Constantin Ivanov

Violin Concerto
4. Allegro Con Fermezza (Violin Concerto)
5. Andante Sostenuto (Violin Concerto)
6. Allegro Vivace (Violin Concerto)

Boris Gutnikov, violino
London Philharmonic Orchestra
Joseph Giunta

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Khachaturian pontificando em casa
Khachaturian pontificando em casa

PQP

J. S. Bach (1685-1750): Variações Goldberg (versão para harpa, por Catrin Finch)

J. S. Bach (1685-1750): Variações Goldberg (versão para harpa, por Catrin Finch)

IM-PER-DÍ-VEL !!!

Catrin Finch, harpista galesa, é um verdadeiro fenômeno, sendo hoje talvez o principal nome de seu instrumento. Aqui está uma estreia de gala na Deutsche Grammophon ao abordar as Variações Goldberg.

As Variações Goldberg são um ícone no mundo da música clássica. Foi o desafio mais do que qualquer coisa o que primeiro me atraiu. Não sabia se ia dar certo ou não. Foi muito emocionante fazer a adaptação, era como montar um imenso e perfeito quebra-cabeça. Quando cheguei à última parte e vi que podia ser feito, tinha que aprender a tocar a peça. Há milhares de pessoas ao redor do mundo que são loucos pelas Goldberg. Espero que meu trabalho abra portas a ainda outros. A ária é muito famosa. Serviu de tema até para Hannibal Lecter… Sinto que vou desenvolver a interpretação das Goldberg pela vida inteira. Mesmo assim, estou muito feliz com meu trabalho. É a coisa mais importante que fiz até agora na minha carreira.

EU, PQP BACH, SOU LOUCO PELAS GOLDBERG. É a música que mais ouço e portanto posso dizer que é a que mais gosto dentre todas, pois não sou masoquista. Esta deve ser a quinta ou sexta postagem desta obra no blog. Acho que vocês aguentam.

J. S. Bach (1685-1750): Variações Goldberg (versão para harpa, por Catrin Finch)

Arranged for Harp by Catrin Finch

1 Aria [3:33]
2 Var. 1 a 1 Clav. [1:27]
3 Var. 2 a 1 Clav. [1:59]
4 Var. 3 Canone all’Unisono a 1 Clav. [1:26]
5 Var. 4 a 1 Clav. [1:17]
6 Var. 5 a 1 ovvero 2 Clav. [0:48]
7 Var. 6 Canone alla Seconda a 1 Clav. [1:25]
8 Var. 7 a 1 ovvero 2 Clav. [2:19]
9 Var. 8 a 2 Clav. [1:00]
10 Var. 9 Canone alla Terza a 1 Clav. [1:34]
11 Var. 10 Fughetta a 1 Clav. [1:01]
12 Var. 11 a 2 Clav. [0:58]
13 Var. 12 Canone alla Quarta [2:11]
14 Var. 13 a 2 Clav. [2:47]
15 Var. 14 a 2 Clav. [1:12]
16 Var. 15 Canone alla Quinta in moto contrario [3:48]
17 Var. 16 Ouverture a 1 Clav. [3:38]
18 Var. 17 a 2 Clav. [1:35]
19 Var. 18 Canone alla Sesta a 1 Clav. [1:19]
20 Var. 19 a 1 Clav. [1:17]
21 Var. 20 a 2 Clav. [1:19]
22 Var. 21 Canone alla Settima [2:12]
23 Var. 22 Alla breve a 1 Clav. [1:31]
24 Var. 23 a 2 Clav. [1:13]
25 Var. 24 Canone all’Ottava a 1 Clav. [3:12]
26 Var. 25 a 2 Clav. [7:13]
27 Var. 26 a 2 Clav. [1:24]
28 Var. 27 Canone alla Nona [1:54]
29 Var. 28 a 2 Clav. [1:10]
30 Var. 29 a 1 ovvero 2 Clav. [1:09]
31 Var. 30 Quodlibet a 1 Clav. [2:06]
32 Aria [2:53]

Catrin Finch, harpa

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Catrin Finch, uma versão surpreendente das Goldberg
Catrin Finch, uma versão surpreendente das Goldberg

PQP