Janáček é um dos meus compositores favoritos. Hlawatsch é ótimo. Se você não conhece a música para piano de Janáček, talvez conheça suas composições orquestrais: Taras Bulba e a Sinfonietta são talvez excelentes introduções ao seu mundo sonoro. Esta música soa “rústica” (seja lá o que isso signifique, embora eu a reconheça quando a ouço) e pode lembrá-lo de Dvořák. Ainda assim, definitivamente NÃO é Dvořák. Sua música para piano quase faz você querer dançar… Hlawatsch está um pouco acima de András Schiff neste belo repertório. Se você quer outra boa introdução à música de Janáček, não vai errar com este CD da Naxos. E o Concertinho é uma esplêndida e inesquecível joia! Vi-o uma vez tocado por membros da Osesp e aquilo grudou definitivamente nos meus olhos e ouvidos.
Leos Janáček (1854-1928): Música para Piano + Concertino para Piano, 2 Violinos, Viola, Clarinete, Trompa e Fagote (Thomas Hlawatsch)
1 Theme and Variations, Op. 1, JW VIII/6, “Zdenka Variations” 10:21
2. Three Moravian Dances (I. Ej, danaj!: Allegro II. Celadensky: Con moto III. Pilky: Andante) 04:39
3 A Recollection 01:13
4 Music for Exercise Gymnastique I – V 04:01
5 In the Mist, JW VIII/22: IV. Presto (original version) 01:51
In the Mist, JW VIII/22
6 I. Andante 03:57
7 II. Molto adagio 04:14
8 III. Andante 02:42
9 IV. Presto 04:43
Concertino for Piano, Two Violins, Viola, Clarinet and Horn, JW VII/11
10 I. Moderato 05:42
11 II. Più mosso 03:19
12 III. Con moto 03:55
13 IV. Allegro 04:34
Total Playing Time: 55:11
Thomas Hlawatsch, piano
Karoly Ambrus, horn
Csaba Babacsi, viola
Geza Banhegyi, clarinet
Istvan Hartenstein, bassoon
Bela Nagy, violin
Vilmos Olah, violin
PQP
Surpresa boa, não conhecia este compositor e apreciei-o. Agora, Senhor PQP, me dê uma ajuda já que apelei pro Mílton duas vezes e ele nem me respondeu. Não consegui gravar em disco esta linda obra.Tenho-a no HD, mas queria que ela estivesse em disco como todas as deste acervo estão. Os programoas de música de que me sirvo dizem que faltam um ou mais codecs e não entendo nada disso. Dá para ajudar?
Milton, vc podia aproveitar o post tcheco e tentar colocar algo do Martinu tb! Eu o considero um excelente compositor, mas amplamente mal conhecido por aqui.
E cá estou eu te importunando novamente sobre tchecos…
Abraços!
Queria muito agradecer por este post, porque tenho procurado por obras do Janacék e essa foi das poucas que encontrei on-line. (As óperas mais importantes, gravadas pelo Mackerras em bela edição, vale a compra!)
Por um transtorno obsessivo compulsivo eu não queria deixar de citar que ao título da obra no post eu apenas acrescentaria o “basson”, que também compõe o grupo de câmara que acompanha o piano, ou a chamaria pelo econômico nome de “Concertino for Piano and Chamber Ensemble”. Mas o que vale – sério, sério – é o agradecimento. (Y)
Bela página!
Fica uma sugestão para quem não conhece Janacék: a “Sinfonieta”. Para mim uma das mais belas obras do século XX.
abraços!