O concerto de Walton foi encomendado pelo violoncelista russo Gregor Piatigorsky, cuja reputação como intérprete foi tal que a ele foram dedicadas obras de ninguém menos do que Stravinsky, Prokofiev e Hindemith. Embora o concerto não tenha sido muito bem recebido pelos críticos após a sua primeira apresentação, é o resultado da singular sensibilidade estética de Walton — um romantismo antiquado no período do pós-guerra. O desempenho de Wispelwey desloca-se sem esforço através das fortes passagens rítmicas e dos momentos de serenidade exigidos pela composição. O CD também inclui três composições para violoncelo solo: a Suíte Nº 1 de Bloch, a Sonata de Ligeti para violoncelo solo e a Passacaglia de Walton. A função se encerra com a Ciaccona de Britten, que deixa claro porque Wispelwey é considerado um dos principais intérpretes de Britten.
Walton / Bloch / Ligeti / Britten: Works for Cello
WALTON Cello Concerto
1 I Moderato 8.59
2 II Allegro appassionato 6.38
3 III Tema ed improvvisazioni 15.29
Sydney Symphony
Jeffrey Tate
Pieter Wispelwey toca um cello de 1760 de Giovanni Battista Guadagnini
BLOCH Suite no.1 for solo cello
4 Prelude 3.31
5 Allegro 2.27
6 Canzona 3.43
7 Allegro 2.21
LIGETI Sonata for solo cello
8 I Dialogo. Adagio, rubato, cantabile 4.30
9 II Capriccio. Presto con slancio 3.47
10 WALTON 10 Passacaglia for solo cello 6.59
11 BRITTEN Ciaconna from Cello Suite no.2 7.02
Cello 1698 Antonio Stradivarius ‘Magg’
Pieter Wispelwey, violoncelo
Total timing: 66.22
PQP
Cuida que ainda deve haver criançolas inocentes no blog…
abraços
Obrigado pela música.
Mas é 2022 e você ainda está usando MP3s.
E nada de scans nem nada.
Que decepcionante.
Tu poderias providenciar os scans e as cópias em flac, por favor? Eu ficaria decepcionado contigo se não os conseguisses.
Puxa PQPBach, obrigado por disponibilizar tanta música boa para nós, mesmo que seja em mp3. Sei que dá trabalho pra fazer isso, mas agradeço a gentileza. Infelizmente não gosto de arquivos em mp3 nem sem as capas, por isso irei procurar esse material em alguns dos diversos blogs que existem por aí …