George Gershwin – Rhapsody In Blue, An American in Paris, Cuban Overture – Lorin Maazel, The Cleveland Orchestra

Poucas obras me impactaram tanto quanto “Rhapsody In Blue“, Não lembro quando foi que ouvi essa obra pela primeira vez na versão orquestral, lembro da versão para dois pianos interpretada pelas irmãs Labeque, em disco que já postei há alguns anos, e que já devorava nos meus vinte anos.  Comprei este disco que ora vos trago há mais de trinta anos,  mas infelizmente me desfiz dele nos tempos de vacas magras, e gosto muito destas gravações, tenho um carinho muito especial por elas, tanto que depois de muito procurar, consegui adquiri-lo novamente em vinil há alguns meses. Gravada nos tempos de Lorin Maazel à frente da Orquestra de Cleveland, em meados dos anos 70, esse disco é tremendamente bem executado pela sempre excelente orquestra e o solista Ivan Davis também faz um belo trabalho, com uma técnica apurada e uma grande sensibilidade nos momentos mais românticos e sensíveis.

A grande surpresa do disco é a ótima “Abertura Cubana“, Maazel e a turma de Cleveland se sentem a vontade para explorar o ritmo latino presente na obra sem perderem o rebolado. “An American in Paris” é outro grande momento do álbum, fã confesso que sou fã dessa obra, me considero até suspeito em tecer maiores comentários. Assim como “Rhapsody In Blue”, foi a trilha sonora romântica de minha juventude.

Logo depois de gravar este disco, Maazel encarou outra obra prima de Gershwin, a ópera “Porgy and Bess”, mas isso é conversa para outra postagem.

Enfim, temos aqui um belíssimo disco, que vale cada minuto de sua audição. Sugiro fortemente que o baixem.

1 Cuban Overture

2 Rhapsody In Bue
Piano – Ivan Davis

3 An American In Paris

The Cleveland Orchestra
Conductor – Lorin Maazel

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE

 

3 comments / Add your comment below

Deixe um comentário