VIVALDI • BACH
PAISIELLO • HUMMEL • BARBELLA
Concertos para Bandolim
AVI AVITAL
Il Giardino Armonico
Giovanni Antonini
Disco luminoso esse, como essa manhã de domingo em Camboinhas, ótimo para se ouvir antes da final de um dos mais charmosos torneios de tênis da temporada de saibro na Europa.
Quanto ao tênis, a quadra onde se dará o jogo fica num cenário de tirar o fôlego, com vista para o mar e as marinas repletas de iates.
Lançado em novembro do ano passado, o disco ganhou rave reviews, inclusive da sisuda revista britânica Gramophone. Mas, pudera, o espetacular Avi Avital e seu bandolim é acompanhado pela orquestra barroca Il Giardino Armonico conjunto excelente regido pelo genial Giovani Antonini.
Se essa manhã houvesse ocorrido perto de 50 anos atrás, o disco seria outro e teria chegado as minhas mãos em outra mídia, por outras formas, a tv nem seria colorida e certamente esporte não seria tênis. Mas, o prazer com a música ainda sim seria intenso.
Definitivamente o disco a que me remeteu essa gravação, com Narciso Yepes, hoje soa datado, mesmo se considerarmos que o repertório diferente, apesar de similar.
Mas para quê ficar falando de velhos de tempos se hoje temos Avi Avital para iluminar ainda mais amanhã de domingo.
Bom, agora, com licença, pois o jogo está ótimo!
ANTONIO VIVALDI (1678–1741)
Concerto for 4 Mandolins, Strings and Basso continuo in B minor after “L’estro armonico” op. 3 no. 10 / RV 580 for four violins
All four solo parts played by Avi Avital
- Allegro
- Largo – Larghetto – Adagio – Largo
- Allegro
JOHANN SEBASTIAN BACH (1685–1750)
Concerto for Mandolin, Recorder, Strings and Basso continuo in D minor after BWV 1060R in C minor for violin and oboe
- Allegro
- Adagio
- Allegro
EMANUELE BARBELLA (1718–1777)
Concerto for Mandolin, Strings and Basso continuo in D major
- Allegro
- Andantino
- Giga. Allegro
attr. GIOVANNI PAISIELLO (1740–1816)
Concerto for Mandolin, Strings and Basso continuo in E flat major
- Allegro moderato
- Larghetto grazioso
- Giga. Allegro
JOHANN NEPOMUK HUMMEL (1778–1837)
Concerto for Mandolin and Orchestra in G major
- Allegro moderato e grazioso
- Andante con variazioni
- Rondo
Avi Avital, mandolin
Il Giardino Armonico
Giovanni Antonini recorder & conductor
Recorded: 2022-11
Recording Venue: Euregio Kulturzentrum, Gustav Mahler Saal, Toblach
BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE
MP3 | 320 KBPS | 139 MB
Com seu álbum ‘Concertos’ o carismático bandolinista Avi Avital realiza um sonho e colabora com o renomado conjunto de instrumentos históricos ‘Il Giardino Armonico’ e seu maestro e fundador Giovanni Antonini. Juntos, eles interpretam três concertos para bandolim de Emanuele Barbella, Giovanni Paisiello e Johann Nepomuk Hummel, bem como arranjos de concertos de J. S. Bach e Vivaldi.
Original pode ser visto aqui.
Avital’s seemingly effortless virtuosity and quasi-improvisatory flights in this audibly genial collaboration will send you on your way rejoicing. — Gramophone Magazine, February 2024
Mais informações sobre o artista aqui.
O primeiro concerto do disco, de Vivaldi, para quatro violinos, é aquele que Bach transcreveu para quatro cravos, para tocar com seus filhos, na Academia do Café Zimmermann!
Aproveite!
René Denon
Não existem velhos tempos… Como diria Nicolas Boileau, “O tempo que tudo transforma, transforma também o nosso temperamento. Cada idade tem os seus prazeres, o seu espírito e os seus hábitos.” Abraços, meu amigo, e obrigado pelas postagens.