Desafio PQP Bach!
Bruckner
Sinfonia No. 8
Desafio Revelado:
Sinfonia No. 8
Versão 1890
Bruckner Orchester Linz
Markus Poschner
Ouvir Bruckner nos dias de hoje parece ser um contrassenso – suas sinfonias são imensas, se pensarmos que as canções que tocam nos rádios ou nas plataformas de streaming duram de 2 a 3 minutos e um movimento de uma de suas sinfonias pode bem passar de vinte minutos. Apesar de que Anton também está presente nas plataformas de streaming.
O crítico Eduard Hanslick, que detestava a música de Bruckner, chamou sua Sétima Sinfonia de ‘Symphonic boa constrictor’ ou ‘jibóia sinfônica’. E olhe que a Sétima é uma das poderosas e mais tocadas das suas sinfonias.
Eu, no entanto, faço parte da ‘pequena multidão’ que gosta da música de Bruckner e ouço as suas sinfonias (esta mais do que aquela, mas ouço) com razoável assiduidade.
A Oitava de Bruckner tem um lugar bem especial no Panteão das Sinfonias – quatro enormes movimentos que demandam da orquestra, do regente e dos ouvintes, máximo de concentração, dedicação e energia.
Todos nós nessa ‘pequena multidão’ de Bruckner-maníacos temos nossas escolhas especiais de gravações ou de intérpretes e as discussões sobre este ou aquele detalhe podem ser tão longas quanto a própria música. Mas, o que importa é o prazer de ouvir a música em uma boa interpretação.
Gostei muito dessa gravação e decidi apresenta-la na seção Desafio PQP Bach. Para quem ainda não conhece a coluna, a música é apresentada de maneira anônima para que vocês tirem suas conclusões apenas pelo que está gravado, isento de nomes e preconcepções. Se você reconhecer a orquestra e o regente, escreva e leve a glória de ter vencido um Desafio PQP Bach, além do direito a inúmeros free-downloads e da famosa cocada virtual!
Ao vencedor, a cocada!
É claro que as identidades dos músicos serão eventualmente reveladas para que recebam os aplausos e/ou apupos, conforme vocês decidam!
Anton Bruckner (1824 – 1896)
Sinfonia No. 8 em dó menor
- Allegro moderato
- Allegro moderato
- Adagio: Feierlich langsam; doch nicht schleppend
- Finale: Feierlich, nicht schnell
Orquestra: Bruckner Orchester Linz
Regente: Markus Poschner
BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE
FLAC | 305 MB
BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE
MP3 | 320 KBPS | 215 MB
Ouvir uma inteira sinfonia de Bruckner nos dias de hoje já é, por si só, um desafio!
Assim que soube desta edição do Desafio PQP Bach, Anton quis logo pagar uma rodada de cerveja para a nossa turma!
Participe e aproveite!
René Denon
PS: O regente Markus Poschner vem dirigindo a Bruckner Orchester Linz na gravação das diversas versões existentes das Sinfonias de Bruckner. Essa é a segunda versão gravada da Sinfonia No. 8. O Projeto deve estar completo para 2024, comemorando os 200 anos de nascimento de Anton. Eu não ouvi todas as gravações, mas gostei muito desta. O visitante Michel Faivre acertou logo (pode ser, ele disse…) e merece nossa cocada virtual… tenho certeza que ele é um grande apreciador da obra de Bruckner. Fiquei também bastante feliz com as outras tentativas (Boulez foi uma opção mencionada) e também por saber que essas postagens de desafio despertam a curiosidade de alguns dos visitantes do blog. Agora, ao vencedor, a cocada…
Bruckner 8
Markus Poschner Bruckner Linz Orchester
(peut-être)
Pode ser…
Pierre Boulez
Filarmonica de Viena
Quase…
No me suena a interpretación conocida. Pero tiene toda la pinta de ser del estilo de Boulez. Absolutamente fría y clara. Nada parecido con lo que se identifica con Bruckner habitualmente. Y muy bien ejecutada. Obviamente la idea me la ha dado Edurdo. Si hay que adivinar, pues se adivina. Saludos a los brucknerianos.
Olá, Bruno!
Gostei de suas observações.
Saudações brucknerianas!
RD
¿Han perdido el papelito donde estaba la solución? Saludos.
Olá, Bruno…
Realmente, as fichas catalográficas dos arquivos se misturaram e a equipe de plantão ainda está discutindo… seria a gravação do Boulez? Talvez algum outro menos famoso? de qualquer forma, nos próximos dias o nosso editor com a presteza de um Dorival Caymmi há de esclarecer essas coisas.
abraços e obrigado pelo interesse!
Saudações bruckernianas!
R:D
Acho que esta é a Orquestra Sinfônica RTV de Moscou regida por Guennadi Rosdhestvenski, porque reconheço seu estilo, mas quem pode dizer?
Gracias. Saludos musicales ¡y no se pierdan!
A ver, la solución ya !!!
olá!
a solução está na postagem…
abraços!
rd
Pues Michel Faivre igual es músico de esa orquesta… o el director….
Olá, Bruno!
Espero que além da brincadeira a gravação tenha lhe dado prazer e revelado algo mais sobre essa maravilhosa música…
Saludos desde Niterói!
RD