.: interlúdio :. Paulinho da Viola (1942): Obra para violão – Brasil Instrumental 1 [Acervo PQPBach] [link atualizado 2017]

PQP Bach
12 anos de Prazer

UM BAITA DISCO !!!
(com três exclamações)

76º aniversário de Paulinho da Viola

Em comemoração aos 12 anos do PQPBach.

Agora dei de postar música não-erudita…

Não-erudita, como assim? Convenhamos: Paulinho da Viola é mais erudito que muito compositor que convencionou-se chamar com esse rótulo! Suas músicas possuem uma elegância tal que não me permite ter pudor em afirmar que ele aproxima de caras refinadíssimos como Debussy. E não neguemos: há a mesma classe em suas elaboradas letras.

Caricatura feita por André Xavier

Paulinho da viola consegue expressar sentimentos profundos sem nenhum risco de cair na pieguice. É elegante, austero, econômico, sutil, completo…

Você perceberá isso nas composições instrumentais do mestre que vos apresentamos hoje, interpretadas pelo exímio violonista João Pedro Borges, com o próprio Paulinho da Viola no acompanhamento (cavaquinho e segundo violão) e seu pai, César Faria, também no acompanhamento: um encontro com amigos, com a família, com sua formação, com suas influências. Um presentão!

Um disco pra ter na cabeceira, se é que assim podemos colocar.

Ah, esse é o primeiro disco de um álbum duplo: a segunda bolacha está na postagem de cima. Pena que foram só dois LPs. com essa qualidade, poderiam ser tantos mais…

Ouça! Ouça! Ouça! Deleite-se imensamente!


Brasil Instrumental 1

A Obra para violão de Paulinho da Viola

01. Valsachorando
02. Relembrando Pernambuco
03. Tango Triste
04. Romanceando
05. Itanhangá
06. Salvador
07. Abraçando Chico Soares
08. Valsa da Vida
09. Evocativo
10. Lila

João Pedro Borges, violão
Paulinho da viola, 2º violão, cavaquinho
César Faria, 2º violão

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE

FLAC  encartes em 3.0Mpixel (125Mb)
MP3  encartes em 3.0Mpixel (67Mb)

Partituras e outros que tais? Clique aqui

…Mas comente… O álbum é tão bom, merece umas palavrinhas…

Gênio!

Bisnaga

34 comments / Add your comment below

  1. Bisnaga,

    Esta postagem do Paulinho da Viola está dando a seguinte mensagem:

    Download not available
    Download permission denied by uploader. (0b67c2f5)

    Avicenna

  2. se fosse voces sumia rapido do (desculpem) rapidshare. vejam um colega de voces, onde, por sinal, esta postado um de meus discos (Bossa Hugo).

  3. O Paulinho é realmente muito mais do que mais um.

    Infelizmente, o Rapidshare não está permitindo o download. Dia 20 agora o Megaupload voltará; talvez solucione os muitos problemas dos sites de download atuais.

  4. Vim aqui por agostava das discussões do antigo alegro, saudades, escutava, pensava e que esvaneceu também com meu silencio.
    Agente arranja uns baitas de sei lá o que, só com musica e suas ciências filosóficas, que entra em nossa sem licença, mansamente e nos emociona ternamente. Como se fossemos embaraçado num sinal de parada como um alguém, alguma coisa, um pássaro, uma nota, a musica e é somente um sentimento aflorando por desconhecidos e aqui os admirando.
    Obrigado por me dar agora este crepúsculo maravilhoso, sem céus nem tempo sem compasso exterior mais sei que lavai mais um dia neste meu pranto dos Brasis.
    Parabéns!
    joao

    1. Isso, João!
      São dois volumes (pena serem só 2…): semana que vem vamos ter o Paulo Moura mandando na interpretação. Outro volume de cair o queixo!

  5. Paulinho da Viola, do Violão, do Cavaquinho e dos mais belos choros e sambas que enaltecem a Musica Brasileira. Sua técnica ao violão, equipara-se a Baden Powell (ou supera !!?); só sei que esse Paulinho me faz cantar e viajar com um sonoridade digna de um Bach (rimou).

    TENHO DITO !

  6. Muitíssimo grato por ter disponibilizado esta joia para os amantes da boa música. Sou fã incondicional deste genial artista chamado Paulinho da Viola, que se faz acompanhar no presente álbum pelo seu pai César Faria, outro músico magnifico. Valeu!

  7. Boa Tarde pessoal,

    adorei este trabalho do Paulinho da Viola, realmente é muito agradável de se ouvir.

    Eu não conheço muito de música erudita, sempre escutei mais jazz, bossa nova e coisas parecidas. O que vocês me recomedam para começar a ouvir no campo da música erudita?

    Parabéns pela página!

  8. Olá pessoal,

    adorei esta obra de Paulinho da Viola, é agradável de se ouvir.

    Eu não tenho costume de escutar música erudita, sempre ouvi muito jazz, como thelonious Monk e john Coltrane e bossa nova, como Tom Jobim e Johnny Alf. Quero descobrir esse mundo da música erudita. o que vocês me recomendam?

    Parabéns pelo site!

  9. Quando a violonista Marcia Taborda gravou a obra instrumental do PV pra violão solo eu achei que fossem as primeiras gravações daquelas músicas. Mas boa parte está aí com esse trio maravilhoso! Lembro até de uma entrevista dela dizendo que boa parte delas o Paulinho só as guardava na memória e que foi um trabalho meticuloso e lento de extração das obras. Fiquei confuso…
    Ueréver, o que importa é que meu ano começa melhor com esse disco. Muito obrigado!

Deixe uma resposta