Tomás Luis de Victoria Sacred Works – Ensemble Plus Ultra – CD 9/10: Missa Salve Regina y Motetes

CD 09Tomás Luis de Victoria Sacred Works
.
Missa Salve Regina
Motetes

Ensemble Plus Ultra; dir. Michael Noone

 cd 9/10
 .
Gramophone Awards 2012
 .
.

A Missa Salve Regina é a primeira missa a dois coros que Victoria publicou e a primeira missa policoral documentada na Espanha.

O brilho e a variedade do som das oito vozes, por causa da alternância sensível entre dois coros, foi apresentada como a solução estética à técnica declamatória imposta pelas novas correntes que buscavam, principalmente, a inteligibilidade de 105 textos litúrgicos. A pobreza de uma escrita silábica, como aquela pregada por alguns reformadores religiosos, era compensada pelos recursos de timbre que os dois coros possibilitaram. Seriam Missas “curtas”, como exigiam 105 tempos, mas não pobres. A evidente redução de tempos (incluindo um único Agnus Dei e sem qualquer cânone) não resultou em uma quantidade menor de música.<

A Missa Salve Regina é uma imitação ou missa paródia baseada em uma obra do próprio Victoria, a Antífona Salve Regina a oito vozes, publicada em 1576. Em certo sentido, formam um grupo com outras duas missas, a Alma Redemptoris Mater e a Ave Regina coelorum, ambos também a oito vozes. Elas foram publicados pela primeira vez em 1600 com uma parte para órgão. Todos as três missas são baseadas em antífonas marianas (poderíamos falar em um subtipo de missa de imitação que seria a missa antífona), pelo o que se chegou a argumentar que Victoria teria completado a série com uma missa baseada na quarta antífona Mariana Regina coeli. (internet)
.
Tomás Luis de Victoria (Spain, 1548-1611) – CD 9/10
01. Lauda Sion a 8
02. Domine non sum dignus a 4
03. Salve Regina a 8
04. Ave, maris stella a 4
05. Ego sum panis vivus a 4
06. Tantum ergo a 5
07. Missa Salve Regina a 8 – Kyrie
08. Missa Salve Regina a 8 – Gloria
09. Missa Salve Regina a 8 – Credo
10. Missa Salve Regina a 8 – Sanctus – Benedictus
11. Missa Salve Regina a 8 – Agnus Dei
12. O sacrum convivium a 4
13. Litaniae de Beata Virgine a 8
 .
Tomás Luis de Victoria Sacred Works – CD 09/10 – 2011
Ensemble Plus Ultra; dir. Michael Noone
.
BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE
XLD RIP | FLAC | 281 MB
 .
MP3 | 320 kbps | 128 MB
.
BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE – ENCARTE & SCANS
PDF | 36 MB

.
powered by iTunes 12.8.0 | 1 h
.
victoria-set_640px.Por gentileza, quando tiver problemas para descompactar arquivos com mais de 256 caracteres, para Windows, tente o 7-ZIP, em https://sourceforge.net/projects/sevenzip/ e para Mac, tente o Keka, em http://www.kekaosx.com/pt/, para descompactar, ambos gratuitos.

.
When you have trouble unzipping files longer than 256 characters, for Windows, please try 7-ZIP, at https://sourceforge.net/projects/sevenzip/ and for Mac, try Keka, at http://www.kekaosx.com/, to unzip, both at no cost.

Boa audição.

Avicenna

3 comments / Add your comment below

Deixe um comentário