Tomás Luis de Victoria Sacred Works – Ensemble Plus Ultra – CD 1/10: Veni Sancte Spiritus; Missa Pro Victoria; Missa Pro Defunctis.

hum
Tomás Luis de Victoria Sacred Works
Veni Sancte Spiritus
Missa Pro victoria
Missa Pro defunctis

Ensemble Plus Ultra
dir. Michael Noone

cd 1/10

 Gramophone Awards 2012
 

Esta coleção monumental foi lançada em 2011 para celebrar o 400º aniversário da morte de Victoria. A coleção de dez discos oferece performances de mais de 90 obras do maior dos polifonistas espanhóis, muitos dos quais nunca foram gravados antes.

O Ensemble Plus Ultra não é um coro, mas um consórcio de músicos de câmara – uma abordagem muito diferente de outros grupos de música antigos. Também se beneficia de uma associação próxima com um grupo de estudiosos especializados em música vocal da Renascença, permitindo-lhe recorrer à mais recente pesquisa musicológica e assegurando que seu repertório seja sempre interessante e incomum e muitas vezes inédito.

Exemplos de composições descobertas pelo Ensemble Plus Ultra incluem os trabalhos de Cristóbal de Morales (c. 1500–53), o foco da aclamada gravação de estréia do grupo no selo Glossa, ‘Morales en Toledo’. Este projeto foi seguido pela primeira gravação dedicada exclusivamente à música de Fernando de las Infantas (1534-c. 1610), o compositor e teólogo nascido na Espanha que se estabeleceu em Roma na década de 1560.

Enquanto a música espanhola tem sido o sustentáculo do repertório do Ensemble Plus Ultra, o grupo está igualmente em casa tocando música de outras nações. Gravações recentes incluem composições do teórico musical italiano do século XVI Gioseffo Zarlino, do médico, alquimista e músico alemão Michael Maier e do célebre compositor inglês William Byrd.

O Ensemble Plus Ultra visitou amplamente a Europa e a América do Norte. O grupo realizou recentemente concertos em toda a Espanha (Madri, Granada, Cuenca, Santander, León), em festivais em Regensburg, Utrecht, Londres e Cambridge, e fez sua estréia nos EUA em outubro de 2011, com apresentações em Boston e Nova York. (internet)

Tomás Luis de Victoria (Spain, 1548-1611) – CD 1/10
01. Veni Sancte Spiritus a 8
02. Missa Pro victoria a 9 – Kyrie
03. Missa Pro victoria a 9 – Gloria
04. Missa Pro victoria a 9 – Credo
05. Missa Pro victoria a 9 – Sanctus & Benedictus
06. Missa Pro victoria a 9 – Agnus Dei
07. Super flumina Babylonis a 8
08. Missa Pro defunctis a 4 – Introitus
09. Missa Pro defunctis a 4 – Kyrie
10. Missa Pro defunctis a 4 – Graduale
11. Missa Pro defunctis a 4 – Offertorium 
12. Missa Pro defunctis a 4 – Sanctus & Benedictus
13. Missa Pro defunctis a 4 – Agnus Dei
14. Missa Pro defunctis a 4 – Communio 
15. Responsorium: Libera me
16. Peccantem me
17. Credo quod Redemptor
 .
Tomás Luis de Victoria Sacred Works – CD 01/10 – 2011
Ensemble Plus Ultra
dir. Michael Noone
.
BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE
XLD RIP | FLAC | 343 MB
 .
BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE
MP3 | 320 kbps | 208 MB
.
powered by iTunes 12.8.0 | 1 h 17 min
 .
victoria-set_640px
.Por gentileza, quando tiver problemas para descompactar arquivos com mais de 256 caracteres, para Windows, tente o 7-ZIP, em https://sourceforge.net/projects/sevenzip/ e para Mac, tente o Keka, em http://www.kekaosx.com/pt/, para descompactar, ambos gratuitos.

.
When you have trouble unzipping files longer than 256 characters, for Windows, please try 7-ZIP, at https://sourceforge.net/projects/sevenzip/ and for Mac, try Keka, at http://www.kekaosx.com/, to unzip, both at no cost.

Boa audição.

Avicenna

2 comments / Add your comment below

  1. Salve, Avicenna!
    Mais uma postagem instigante! Estou ouvindo mais música sacra devido às suas postagens! Ainda estou em débito, pois o tempo é curto e o interesse por música é grande. A última que marcou foi a Misa Pange lingua do Desprez. Mas ainda tenho outras coisas em estoque, tanto dos meus CDs quanto das suas postagens, sempre muito bem apresentadas e nas possibilidades mp3 e flac. Eu baixo apenas o flac e, se for ouvir no carro uso o foobar2000, que uso para ripar meus CDs, para converter em mp3. Percebi que já há radios para carros que lêem files flac. Assim, em breve farei um update (do rádio, não do carro) e ficarei apenas no flac.
    Ouvi uma vez a gravação da Arte da Fuga que você postou, com o grupo Les Voix Humaines. Achei bem ousada a interpretação. Minha referência para grupo de violas é a gravação de um conjunto com o nome Phantasm, no selo Simax. Eles parcem mais certinhos… Se bem que eles (Phantasm) não tocam os canones, apenas os contrapontos. Assim, o disco deles é mais curto. Eles tocam também umas fugas de Mozart (escritas à la Bach). Há uma gravação do grupo de violas Fretwork que eu adoraria ouvir… Se conseguir, te conto. Acho que as diferentes abordagens são válidas, o bom é podermos ouvir uma e outra gravação. Naquele dia mais agitado, escolhe-se uma. Se estamos precisando de energia, podemos optar pela outra. Com tantas opções, há inclusive a possibilidade de se ouvir uma gravação uma ou duas vezes e, depois, nunca mais… Foi se o tempo em que cada um tinha aquela grvação de tal peça e… pronto. Algo quase como no tempo em que só havia música feita na hora, sem gravações.
    Mas, divago e acho bom parar…
    Obrigado pela postagem. Assim que ouvir, te conto.

Deixe um comentário