Victoria: Requiem (1605) – Officium Defunctorum – The Sixteen

CORO33_Requiem Booklet.indd

Requiem (1605) – Officium Defunctorum

Tomás Luis de Victoria (Espanha, 1548-1611)

The Sixteen
Harry Christophers, dir.

.

 
 
 
 

O Officium Defunctorum foi composto para o funeral da Imperatriz Maria, irmã de Filipe II de Espanha, filha de Carlos V, esposa de Maximiliano II e mãe de dois imperadores; foi dedicado à princesa Margaret para “as exéquias de sua mãe mais venerada”. A Imperatriz Maria morreu em 26 de fevereiro de 1603 e as grandes exéquias foram realizadas em 22 e 23 de abril. Victoria foi apontado como capelão pessoal da Imperatriz Maria desde 1586 até a época de sua morte.

Victoria publicou onze volumes de sua música durante sua vida, representando a maioria de sua produção composicional. Officium Defunctorum, o único trabalho a ser publicado por si só, foi o décimo primeiro volume e o último trabalho publicado por Victoria. A data de publicação, 1605, é freqüentemente incluída com o título para diferenciar o Officium Defunctorum de outra obra de Victoria, a Missa Requiem (em 1583, Victoria compôs e publicou um livro de Missas, reimpresso em 1592, incluindo uma Missa pro defunctis por coro a quatro).

A sublime Missa pro defunctis (1605) de Tomás Luis de Victoria tem sido uma obra central no repertório de The Sixteen; de fato, o número deste conjunto foi baseado nos 16 cantores – 12 homens, 4 meninos – do Monasterio de las Descalzas Reales, que Victoria provavelmente usou para suas próprias apresentações do Requiem. Mas o diretor Harry Christophers adiou o registro dessa obra-prima por muitos anos, esperando que sua interpretação amadurecesse e que o canto do grupo se tornasse o mais refinado possível.

Esta gravação de 2005 é presumivelmente tão boa quanto possível, e, como em qualquer versão do The Sixteen, isso é muito: o tom puro dos cantores, a entonação soberba, a dicção nítida e a mistura luminosa do conjunto são totalmente evidentes, e o Requiem é tão sonoramente rico e expressivamente sombreado como este trabalho renascentista era para soar. O tema sombrio Taedet animam meam, três antífonas marianas e três motetos de textos do Cântico dos Cânticos completam o programa, e as seleções compartilham o suave contraponto e plangentes harmonias modais que são características das maiores obras de Victoria. A gravação do DSD por Coro é maravilhosamente clara e focada, e a acústica da Igreja de São Silas, o Mártir, em Londres, dá a essa ressonância e presença ideais do SACD híbrido. Qualquer um que procura uma introdução perfeita a Victoria, à música sacra renascentista em geral, ou ao talento artístico de The Sixteen faria bem em conferir este esplêndido álbum, um dos melhores absolutamente por qualquer padrão. (extraído da internet)

.
Requiem (1605) – Officium Defunctorum
Tomás Luis de Victoria
01. Salve regina a 6
02. Ave Regina caelorum a 5
03. Nigra sum sed formosa
04. Quam pulchri sunt gressus tui
05. Trahe me post te
06. Ave regina caelorum a 8
07. Officium defunctorum: Taedet animam meam
08. Missa Pro Defunctis a 6: 1.Introit
09. Missa Pro Defunctis a 6: 2.Kyrie
10. Missa Pro Defunctis a 6: 3.Gradual
11. Missa Pro Defunctis a 6: 4.Offertory
12. Missa Pro Defunctis a 6: 5.Sanctus & Benedictus
13. Missa Pro Defunctis a 6: 6.Agnus Dei I, II and III
14. Missa Pro Defunctis a 6: 7.Communion
15. Missa Pro Defunctis a 6: 8.Funeral motet: Versa est in luctum
16. Missa Pro Defunctis a 6: 9.Responsory: Libera me

Requiem (1605) – Officium Defunctorum – 2005
The Sixteen, Harry Christophers, dir.
.
BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE
MP3 | 320 kbps | 165 MB
.
powered by iTunes 12.7.4 | 1 h 13 min
.

Por gentileza, quando tiver problemas para descompactar arquivos com mais de 256 caracteres, para Windows, tente o 7-ZIP, em https://sourceforge.net/projects/sevenzip/ e para Mac, tente o Keka, em http://www.kekaosx.com/pt/, para descompactar, ambos gratuitos.
.
When you have trouble unzipping files longer than 256 characters, for Windows, please try 7-ZIP, at https://sourceforge.net/projects/sevenzip/ and for Mac, try Keka, at http://www.kekaosx.com/, to unzip, both at no cost.

Boa audição.

Avicenna

Deixe um comentário