200 Anos de Música em Versailles – Uma viagem ao coração do Barroco Francês – CD6/20: Os “prazeres” de Versailles durante o reinado de Luis XIV: O Triunfo da Expressão Religiosa na Música Barroca.

front

200 Anos de Música em Versailles
Uma viagem ao coração do Barroco Francês

CD6/20: Os “prazeres” de Versailles durante o reinado de Luis XIV: O Triunfo da Expressão Religiosa na Música Barroca.

A expressão religiosa na música barroca triunfou não apenas nos grandes motetos que foram compostos para a Capela Real em Versalhes, mas também nas composições ambiciosas que foram escritas por mestres de capela de toda a França.

O repertório menos grandiloquente do petit motet inclui também alguns trabalhos notavelmente originais e expressivos. Escrito para poucos cantores, continuo e (às vezes) alguns instrumentos, o petit motet era um dos gêneros mais modernos do início do século XVIII. Seus expoentes eram Morin, Bernier, Couperin e, acima de tudo, Charpentier. Este último foi, sem dúvida, o maior compositor de obras sacras na época de Luís XIV. A maior parte de seu trabalho foi executada fora de Versalhes e, não tendo acesso aos recursos musicais disponíveis na corte real, ele redobrou seus esforços para encontrar motivação dramática que não fosse a pompa e um grande número de cantores e instrumentistas.

Em suas configurações de missa e motetos, que exigem uma grande variedade de recursos musicais, as combinações vocais e instrumentais que ele usa são bastante surpreendentes. Os motetos de 6 partes escritos para Mademoiselle de Guise, por exemplo, exigem um pequeno coro, dois instrumentos musicais e o baixo contínuo.

Finalmente, Leçons de Ténèbres de François Couperin estão entre as mais belas que foram compostas na época do Rei Sol.

back

200 Anos de Música em Versailles
O Triunfo da Expressão Religiosa na Música Barroca.

François Couperin (France, 1668 – 1733)
01. Troisième Leçon de Ténèbres 1. YOD – Manum suam misit
02. Troisième Leçon de Ténèbres 2. CAPH – Omnis populus
03. Troisième Leçon de Ténèbres 3. LAMED – O vos omnes
04. Troisième Leçon de Ténèbres 4. MEM – De excelso misit
05. Troisième Leçon de Ténèbres 5. NUN – Vigilavit jugum iniquitatum
06. Troisième Leçon de Ténèbres 6. Jerusalem, Jerusalem
Marc-Antonie Charpentier (France, 1643-1704)
07. Litanies de la Vierge (H83) 1. Kyrie eleison
08. Litanies de la Vierge (H83) 2. Speculum justitiae
09. Litanies de la Vierge (H83) 3. Salus infirmorum
10. Litanies de la Vierge (H83) 4. Aguns Dei
11. Miserere (H193) 1. Miserere mei, Deus
12. Miserere (H193) 2. Averte faciem tuam
13. Miserere (H193) 3. Ne projicias me
14. Miserere (H193) 4. Libera me
15. Miserere (H193) 5. Sacrificium Deo
16. Miserere (H193) 6. Benigne fac Domine
17. Miserere (H193) 17. Tunc acceptabis sacrificium

200 Anos de Música em Versailles
CD6/20: Os “prazeres” de Versailles durante o reinado de Luis XIV: O Triunfo da Expressão Religiosa na Música Barroca. – 2007

box frontCD 6/20 – BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE
XLD RIP | FLAC | 296 MB

CD 6/20 – BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE
MP3 | 320 kbps | 141 MB

Encarte/Scans – BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE – HD, 190 MB, para a edição toda.

powered by iTunes 12.7.4 | 53 min

Por gentileza, quando tiver problemas para descompactar arquivos com mais de 256 caracteres, para Windows, tente o 7-ZIP, em https://sourceforge.net/projects/sevenzip/ e para Mac, tente o Keka, em http://www.kekaosx.com/pt/, para descompactar, ambos gratuitos.

When you have trouble unzipping files longer than 256 characters, for Windows, please try 7-ZIP, at https://sourceforge.net/projects/sevenzip/ and for Mac, try Keka, at http://www.kekaosx.com/, to unzip, both at no cost.

.Boa audição.

Avicenna

3 comments / Add your comment below

  1. Muito legal essa série de música barroca francesa, eu que adoro o período tô curtindo bastante. Conheço o Te Deum de Lully com o Niquet e o Le Concert Spirituel desde criança, é a obra mais antiga em música que eu realmente curto, pra mim o período áureo da música clássica começa em Lully. Adoro a obra vocal de Couperin também… já ouviram o Domine salvum fac regem e os Versets d’ motets composé sur ordre du Roy de 1703, 1704 e 1705? Pra mim, parecem anjos cantando…

    Obrigado pela postagem!

    1. É interessante pensar que talvez Couperin e Bach tenham sido amigos. Parece que os dois trocaram várias cartas ao longo de alguns anos, hoje perdidas.

Deixe um comentário