Beethoven: Sinfonia Nr.3 ‘Eroica’ & Coriolan Ouverture – Jordi Savall – 1994

frontLudwig van Beethoven
Sinfonia Nr.3 ‘Eroica
Coriolan Ouverture

Le Concert des Nations
Jordi Savall

A Sinfonia No.3 de Beethoven, intitulada “Eroica”, foi revolucionária em muitos aspectos. Da profundidade e da densidade de seu conteúdo temático ao seu poderoso efeito emocional sobre os ouvintes, a sinfonia foi uma das obras mais inovadoras do período romântico. Esta reedição de Alia Vox apresenta uma performance clássica de Jordi Savall, liderando seu conjunto Le Concert des Nations. (extraído da Amazon e traduzido pelo Avicenna).

Eis, portanto, uma nova apresentação do maestro e músico Jordi Savall, que nos foi presenteada diretamente da Catalunya pelo nosso amigo David. Molt bon, amic!

Beethoven tinha inicialmente a ideia de dedicar a sinfonia a Napoleão Bonaparte. O biógrafo Maynard Solomon relata que Beethoven admirava os ideais da Revolução Francesa, e Napoleão era como se fosse sua personificação. No outono, o compositor começou a repensar sobre a dedicatória. O príncipe Lobkowitz disse que se dedicasse a sinfonia a ele, não precisaria de pagar um imposto. No entanto, ele continuou com a dedicatória a Bonaparte.

Quando Napoleão se proclamou Imperador da França em Maio de 1804, Beethoven se revoltou e foi à mesa onde estava a obra já pronta. Ele pegou a página-título e riscou o nome Bonaparte tão violentamente com uma faca que criou um buraco no papel. Mais tarde ele mudou o nome para Sinfonia eroica, composta per festeggiare il sovvenire d’un grand’uomo (“sinfonia heróica, composta para celebrar a memória de um grande homem”). (Wikipedia)

Palhinha: ouça a integral da Eroica.

01. Sinfonia Nr.3 ‘Eroica’ Op.55 (1803): I. Allegro con brio
02. Sinfonia Nr.3 ‘Eroica’ Op.55 (1803): II. Marcia funebre, Adagio assai
03. Sinfonia Nr.3 ‘Eroica’ Op.55 (1803): III. Scherzo, Allegro vivace
04. Sinfonia Nr.3 ‘Eroica’ Op.55 (1803): IV. Finale, Allegro molto – poco andante – Presto
05. Coriolan Op.62 (1807): Overture

Beethoven: Sinfonia Nr.3 ‘Eroica’; Coriolan Ouverture – Savall
Gravado em 1994 e reeditado em 2016
Le Concert des Nations
Manfredo Kraemer (concertino)
Maestro Jordi Savall

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE
MP3 | 192 KBPS | 72,6 MB | 53 min

Boa audição,

7cf8900f50dec776f53051695aca4cc4

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

Avicenna

4 comments / Add your comment below

  1. No link do Youtube há um bom resumo da interpretação: rápida, com ênfase na percussão e nos metais, mesmo que em alguns momentos a orquestra seja ofuscada. Concordo com quem postou no Youtube- é uma excelente interpretação com instrumentos de época.

    E quanto à velocidade da interpretação, os tempos de Savall são muito próximos aos de Toscanini (que prima pela rapidez em Beethoven) e Harnoncourt (em uma gravação de 1990).

    Um excelente post!

  2. Grato, Avicenna. Esta gravação é simplesmente o máximo, admirável.

    Ainda gosto muito da potência e do vigor sonoro impostos por Karajan, mas Jordi produz tanta musicalidade fina e soluções de andamento que o fascínio se amplia.

    1. É uma gravação no mínimo muito discutida na internet, FM, seja pelo tempo utilizado, seja pelas soluções aplicadas.

      Obrigado pelos comentários!

      Avicenna

Deixe um comentário