Alma Latina: 34 Sonatas de un manuscrito anónimo del siglo XVIII

Capa-Solo-WEB 34 Sonatas de un manuscrito anónimo del siglo XVIII
Virreinato de Nueva España
Capital: Ciudad de México

Se ignora la historia completa de este curioso manuscrito, pero no su valor. Es la única colección de música profana de la época con estas dimensiones, además de que se cree que fue compuesta por un solo autor, interpretada en fiestas de la nobleza y utilizada para dar clases; es un hallazgo único que cambia completamente nuestra visión de la historia de la música en la Nueva España.

Durante casi 200 años, el valioso manuscrito permaneció oculto en el archivo de la Catedral Metropolitana, donde finalmente fue fotografiado y archivado en microfilm en 1967. Para ésta época, se habían perdido ya 18 de las 53 sonatas originales. Sin embargo, los avatares del manuscrito no habían terminado, ya que sería robado y perdería aún dos páginas más antes de ser definitivamente rescatado por la clavecinista e investigadora Lucero Enríquez.

34 Sonatas de un manuscrito
Anónimo del siglo XVIII
01 – 21. Allegro
02 – 22. Gustoso – 23. Allegro
03 – 24. Largo – 25. Andantino e Gustoso
04 – 26. Cantabile – 27. Allegro
05 – 28. Andantino – 29. Allegro
06 – 30. Andantino – 30. [bis] Allegro
07 – 31. Cantabile – 32. Allegro
08 – 33. Largo e Cantabile – 34. Allegro
09 – 35. Cantabile – 36. Allegro
10 – 37. Largo – 38. Allegro
11 – 39. Alla Francesa – 40. Allegro
12 – 41. Largo – 42. Allegro
13 – 43. Andante
14 – 44. Andante – 45. Non Presto
15 – 46. Larghetto e Gustoso – 47. Non Presto
16 – 48. Larghetto – 49. Allegro
17 – 50. Largo – 51. Allegro
18 – 52. A suo piacere – 53. Allegro

34 Sonatas de un manuscrito anónimo del siglo XVIII – 1996
Trio Barroco de México
María Diez-Canedo: flauta travesera barroca y flauta soprano de pico
Abraham Rechthand: violín
Lucero Enríquez: clavecín
Artista invitata: Gabriela Villa Walls: viola da gamba

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE
XLD RIP | FLAC 397,2 MB

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE
MP3 320 kbps | 147,9 MB

Powered by iTunes 12.3.1 | 1 h 04 min | Encarte incluido: Français & English & Español

Outro CD do acervo do musicólogo Prof. Paulo Castagna. Gracias!!

Boa audição.

importante comente, por favor

 

 

 

 

 

 

 

 

Avicenna

14 comments / Add your comment below

  1. Caro Avicenna!

    Estava um pouco preocupado com a sobrevivência do gatinho, mas vejo que algumas boas almas já responderam aos clamantes apelos por comentários. Eu andava ocupadíssimo com um projeto pessoal de reavaliar as gravações que disponho das sonatas para piano de Beethoven. Como sempre, esses projetos começam bem, com muito planejamento, e vão em bom andamento até o terceiro ou quarto disco, quando tendem a desandar por aparecer um disco fora do projeto ou um dos discos teimar em não sair mais da vitrola… Ate agora, na seção das Appasionatas e Waldsteins, estão tecnicamente empatados Richard Goode, Nicolaï Lugansky e Mikhail Pletnev. Bem, veja como é complicado, o Lugansky não tocou a Waldstein (no disco que eu tenho). É verdade que a Appassionata do Perahia merece ser lembrada e a Waldstein do Pollini (eu tenho a gravação do estúdio) ainda não foram chamadas à cena, nem Kovacevich e Gilels. Dá para perceber que o projeto está em forte risco de embolar…
    Bem, desculpe-me, divago.
    Quero falar das muitas felicidades do disco das sonatas do mestre anônimo, que está tocando agora. Gostei muito. Do que eu gostei mais? Foi isso que você perguntou? Bem, gostei primeiro da variação dos instrumentos. Agora mesmo está na faixa 9 e uma flauta doce é o instrumento melódico com um acompanhamento de baixo contínuo muito rico. Tem também os movimentos para cravo solo, como o que começou agora. Gostei também do andamento dado à música pelos intérpretes. Dá tempo para que ela se apresente, com uma lindíssima dignidade e grande delicadeza. Quer mais? Dá para ver que a postagem foi feita com muita qualidade técnica, não sei se os som original é de CD ou LP, mas estou ouvindo o mp3 e o som é muito bom.
    Então, é isso! Gostei da postagem! Esse é um disco ao qual voltarei mais vezes, mesmo com meus projetos de audições comparativas.
    Ah, está em preparação um grande projeto de audições dos dois livros de Prelúdios de Debussy, assim que as sonatas de Beethoven forem devidamente revisitadas. Bom, tem também os concertos para piano de Mozart…
    Grande abraço!
    O site de vocês é D+!!
    Mário

Deixe um comentário