Georg Philipp Telemann (1681-1767) – Concertos para Viola da Gamba [link atualizado 2017]


Mais um que é IM-PER-DI-VEL !!!

Depois da postagem abaixo (originalmente uma postagem de viola da gamba de 2013), feita pelo chefão PQP, bateu uma inveja… Sabe aquela que as velhinhas chamam de “inveja boa”? Acho que foi dessas, pois me veio um ímpeto alucinante de postar essas belezas de peças para viola da gamba de Georg Philipp Telemann, coisa de louco, e tão belas quanto a intérprete e o instrumento solista.

Tratemos primeiramente de Telemann. Ele anda meio jogadinho às traças, pois não é complexo como Bach nem vibrante como Vivaldi, mas não podemos tirar-lhe o posto um dos maiores compositores do barroco. Sua obra é vastíssima, abrange quase tudo que se imagina. Telemann é um dos mais prolíficos compositores da história, mas pudera: ele tinha uma espécie de guilda, um escritório de composição, com ajudantes e tudo mais. Compunha, arranjava e arrematava as obras dos pupilos e… as assinava. Com isso, o alemão aí conseguiu ter uma produção tão numerosa (passam de 2 mil obras. Já me corrigiram: passam de 3 mil!), no entanto, não há como saber com certeza se as obras por ele assinadas saíram realmente de sua imaginação e de sua própria caneta…

Tenha em conta que isso não reduz a qualidade das obras que levam até hoje o nome de Telemann: suas composições são de extrema qualidade. Ouça este álbum e compreenderás!

Tratemos então de nossa bela intérprete, Hille Perl. Como a magrinha aí é boa! Como a música flui quando ela se entrelaça com aquela viola da gamba com o espelho cravejado de madrepérolas! Se você já ouviu o concerto para viola do Telemann (postado aqui) numa viola da baccio, a versão de Perl é muito superior, é de uma fluência incrível!

Bom, ouça para entender essa rasgação de seda! Deleite-se meeeesmo!

Palhinha:
http://youtu.be/kDUzdKopKuY

Georg Philipp Telemann (1681-1767)
Concertos para Viola da Gamba

Sonata em Si para Viola da Gamba e Baixo Contínuo
01. Largo
02. Vivace
03. Andante
04. Allegro
Concerto em Mi para Viola da Gamba e Baixo Contínuo
05. Allegro
06. Largo
07. Allegro
Concerto em Lá para 2 Violas e Baixo Contínuo
08. Soave
09. Allegro
10. Adagio
11. Allegro
Suite em Ré para Viola da Gamba, Cordas e Baixo Contínuo
12. Ouverture
13. La trompette
14. Sarabande
15. Rondeau
16. Bourée
17. Courante
18. Gigue
Concerto em Sol para Viola da Gamba, Cordas e Baixo Contínuo
19. Largo
20. Allegro
21. Andante
22. Presto

Hille Perl, viola da gamba
Freiburger Barockorchester
Petra Müllejans, regente

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE (194Mb)

Partituras e outros que tais? Clique aqui

Telemann: até diminuí a imagem porque o cara era feio pra dedéu!
Ainda bem que ganhava dinheiro com outra coisa…

Bisnaga

16 comments / Add your comment below

  1. Meus caros, o link não está “linkando”, isto é, dando acesso à página do download… Será um problema dessa máquina daqui? Obrigado!

Deixe uma resposta