Astor Piazzolla (1921-1992): Five Tango Sensations com Piazzolla e o Kronos Quartet – LINK REVALIDADO

Os mais antigos aqui no PQP sabem da enorme admiração que tenho pelo trabalho do Kronos Quartet. Sinônimo de qualidade + ousadia, o Kronos realizou este disco com, nada mais nada menos, o próprio Piazzolla ao bandoneón.

Que relevância tem o tango atualmente? Muita, certamente. Talvez seja a música mais viva em nosso continente. Na Argentina a nova geração – ouvintes e músicos — estão envolvidos com o tango, enquanto que no Brasil, apesar das muito honrosas exceções, os jovens preferem o bate-estaca americano. Criativo e de alta intensidade emocional, tango é muito mais do que seus próprios clichês. E Astor Piazzolla foi o responsável por sua renovação e retomada.

Piazzolla trouxe ao tango influências tão diversas como a do jazz, a da música erudita e a da ópera italiana, tudo misturado no gênero Nuevo Tango. Piazzolla foi proibido, saiu da Argentina, foi vaiado e combatido, teve sua vida ameaçada em razão de seu desprezo pelo convencional, desafiou e despertou paixões. Mas foi enorme como Borges para a literatura.

Five Tango Sensations é sua segunda colaboração com o Kronos Quartet. A primeira, vou procurar por aí.

ASTOR PIAZZOLLA (1921-1992)
Five Tango Sensations

1) Asleep (5:23)
2) Loving (6:10)
3) Anxiety (4:51)
4) Despertar (6:03)
5) Fear (4:00)

KRONOS QUARTET:
DAVID HARRINGTON, violin
JOHN SHERBA, violin
HANK DUTT, viola
JOAN JEANRENAUD, cello

ASTOR PIAZZOLLA, bandoneón

1991 Elektra Entertainment
1 CD DDD
9 79254-2

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE

PQP

7 comments / Add your comment below

  1. Curti muito esse cd do inicio ao fim, musica da mais alta qualidade boa para momentos de meditação, Astor Piazzolla rombeu barreiras musicais transitando pelo tango, musica sinfonica e jazz com naturalidade e sempre mantendo o alto nivel
    RECOMENDOO! 😉

  2. Falaste de ua primeira colaboração do Piazzolla com o Kronos. Creio que a única “colaboração” deles antes dos Five Tango Sensations foi a peça que Piazzolla escreveu pra quarteto de cordas (mas aí sem bandoneón) que se chama “Four, for Tango”. O Kronos publicou essa peça em varios de seus discos inclusive na caixa de aniversário de 25 anos. Aqui (http://www.youtube.com/watch?v=ew4u7RsdFtU) a qualidade do som não é das melhores. É possivel encontrar essa faixa no CD “Winter Was Hard”. Seria interessate postá-lo.

  3. Esse CD do Kronos Quartet, assim como as Missas armoriais, inclusive a de Clóvis Pereira. não podem mais ser baixadas. Não seria a hora de repostá-las pelo Uploader? O “Rapidshare” é péssimo. Não é digno do seu blog, um dos melhores, senão o melhor da Net. A propósito, você conhece o CD da Orquestra Sinfônica do Recife, com o ballet “Quincas Berro d’Água” de Mignone e “Lamento e Dança Brasileira” do Clóvis. Envie-me o seu nome completo e endereço, que eu mando-lhe um exemplar do disco, peflo correio, juntamente com o CD “Sinfonia dos 500 anos” com as obras premiadas no concurso promovido pela Prefeitura do Recife, em 2000. Os discos foram produzidos por mim, que a época era assessor jurídico da Fundação de Cultura Cidade do Recife. Não faço o envio das peças pela internet, pois sou péssimo internauta e não sei como fazê-lo. Acho o correio mais fácil… É inclusive o modo de agradecer o que você vem fazendo pela divulgação da boa música. Atenciosamente, Ramires. PS. Responda para o meu e-mail.

Deixe uma resposta