Partituras – versão 2

Algumas vezes nossos ouvintes perguntam sobre partituras. Onde encontrá-las?
Nosso ágil e atento SAC adiciona preciosas colaborações de nossos ouvintes:

ChoralWiki
Um dos melhores sites de partituras de domínio público é o ChoralWiki, sede da Choral Public Domain Library (CPDL). Fundado em dezembro de 1998, o CPDL é um dos maiores portais de partituras musicais gratuitas do mundo.
Você pode usar o CPDL para encontrar partituras, textos, traduções e informações sobre compositores. Até o momento desta postagem, possui 10.932 partituras de 1.544 compositores.
Nossos brilhantes compositores de música sacra colonial estão presentes no ChoralWiki.

CLIQUE AQUÍ para entrar no ChoralWiki em português.
Lá você encontra partituras para baixar, como o exemplo abaixo.

Thesaurus Musicæ Brasiliensis
Catálogo de manuscritos musicais presentes no acervo do Maestro Vespasiano Gregório dos Santos. Dedicado aos nossos maravilhosos compositores de música sacra colonial, possui referência bibliográfica.

CLIQUE AQUÍ para entrar no Thesaurus Musicæ Brasiliensis.
Lá você encontra partituras para baixar, como o exemplo abaixo.

IMSLP/Petrucci Music Library
“Este site, chamado IMSLP, possui um acervo invejável, todo convertido em PDF para ser baixado. São 46.318 partituras de 20.332 obras, por 2.706 compositores.” (colaboração do nosso ouvinte Gilberto Agostinho)

CLIQUE AQUÍ para entrar no IMSLP/Petrucci Music Library

SCRIBD
“Mas há também o ‘SCRIBD’ onde cada usuário compartilha seu acervo com toda a rede [há uma limitação para pesquisa e downloads, que se resolve após criar um perfil na comunidade Scribd]. Vale conhecer!” (colaboração do nosso ouvinte Brazix Muamba)

CLIQUE AQUÍ para entrar no SCRIBD

Universidade de Rochester
“Gostaria de acrescentar mais um que me parece formidável. É da Universidade de Rochester (USA), que oferece para download gratuito milhares de partituras em pdf, inclusive muitas obras orquestrais. Os downloads são rápidos e descomplicados. Há muita coisa rara por lá.” (colaboração do nosso ouvinte Eduardo O. Salles)

CLIQUE AQUÍ para entrar na Universidade de Rochester

Se você procura uma partitura, muito provavelmente a encontrará em um desses sites acima.

Avicenna

5 comments / Add your comment below

  1. Obrigado pelas dicas!
    Aproveitando a mensagem, alguém sabe onde posso encontrar partituras do Shostakovich? Encontrei algumas (poucas) no 4Shared, mas queria algumas como o Concerto para piano nº2 e o Piano Trio nº2, entre outras. Sei que as partituras dele ainda são difíceis de achar, por causa dos direitos autorais, mas não custa tentar…

    Obrigado!

  2. Flávio, você encontrará obras de Shostakovich no site indicado por Brazix Muamba, http://www.scribd.com. Para se inscrever gratuitamente basta fornecer um endereço de e-mail e criar uma senha. Encontrei lá o Concerto para piano n. 2 na versão para dois pianos, a grade completa da Sinfonia n. 10, da n. 8, diversos quartetos de cordas, transcrições. Tudo em pdf. Em outros sites é preciso ver se você está digitando o nome corretamente (os franceses escrevem Chostakovich). Boa sorte!

  3. Olá.
    Estou deixando um comentário aqui porque não sei outra forma de me comunicar com vocês, então, espero que não se importem.

    Consegui as partituras das Seis Miniaturas, de Nilson Lombardi, e achei que isso pudesse interessar ao PQP. Junto, deixo o link de uma dissertação feita por um estudandte da Unesp. Espero que gostem.
    Abraços.

    http://www.ia.unesp.br/pos/stricto/musica/teses/dissertacao_julianokerber.pdf (Dissertação)

    http://rapidshare.com/files/336427328/miniaturas.zip.html (Partitura) Não sei por quanto tempo isso fica no rapidshare. Vocês podem disponibilizar isso de outra forma?

Deixe uma resposta