Partituras

Algumas vezes nossos ouvintes perguntam sobre partituras. Onde encontrá-las?
Nosso ágil e atento SAC informa:

ChoralWiki
Um dos melhores sites de partituras de domínio público é o ChoralWiki, sede da Choral Public Domain Library (CPDL). Fundado em dezembro de 1998, o CPDL é um dos maiores portais de partituras musicais gratuitas do mundo.
Você pode usar o CPDL para encontrar partituras, textos, traduções e informações sobre compositores. Até o momento desta postagem, possui 10.932 partituras de 1.544 compositores.
Nossos brilhantes compositores de música sacra colonial estão presentes no ChoralWiki.

CLIQUE AQUÍ para entrar no ChoralWiki em português.
Lá você encontra partituras para baixar, como o exemplo abaixo.

Thesaurus Musicæ Brasiliensis
Catálogo de manuscritos musicais presentes no acervo do Maestro Vespasiano Gregório dos Santos. Dedicado aos nossos maravilhosos compositores de música sacra colonial, possui referência bibliográfica.

CLIQUE AQUÍ para entrar no Thesaurus Musicæ Brasiliensis.
Lá você encontra partituras para baixar, como o exemplo abaixo.

Se você procura uma partitura, muito provavelmente a encontrará em um desses sites acima.

Bom proveito!

Avicenna

4 comments / Add your comment below

  1. Caro Avicenna, se você me permitir eu gostaria de contribuir também com um link. Este site, chamado IMSLP, possui um acervo invejável, todo convertido em PDF para ser baixado. São 46.318 partituras de 20.332 obras, por 2.706 compositores. Vale MUITO a pena, e é ali aonde eu encontro a massacrante maioria das partituras que eu preciso para estudar. Eis aqui o link:

    http://imslp.org/wiki/Main_Page

    E parabéns pela postagem, me agrada que o PQP Bach não fique fechado às postagens de CD. Gosto muito dos concursos e dos links, e as partituras foram uma excelente idéia.

    Um grande abraço!

  2. Olás! Eu pretendia indicar o IMSLP, como já o fez o Gilberto, mas é importante dizer aqui que estes dois sites atendem às normas internacionais de copyright, não sendo possível, portanto, encontrarmos composições mais recentes [no IMSLP está informado que a partir de janeiro disponibilizarão grande parte de partituras de Villa-Lobos, muitas destas não se encontra nem pra compra mais!].
    Mas há também o ‘SCRIBD’ onde cada usuário compartilha seu acervo com toda a rede [há uma limitação para pesquisa e downloads, que se resolve após criar um perfil na comunidade Scribd] Vale conhecer! http://www.scribd.com

  3. Amigos, passei o dia inteiro visitando este blog e acabei baixando uma discoteca inteira, muito obrigado! Encerrando as atividades de hoje, baixei tudo o que tinha do Amaral Vieira e vou começar a ouvir em seguida. Agradeço pelas dicas de Gilberto Agostinho e Brazix Muamba sobre os sites com partituras e gostaria de acrescentar mais um que me parece formidável. É da Universidade de Rochester (USA, que oferece para download gratuito milhares de partituras em pdf, inclusive muitas obras orquestrais. Os downloads são rápidos e descomplicados. Há muita coisa rara por lá:

    https://urresearch.rochester.edu/browsePersonNames.action?rowStart=0&startPageNumber=1&currentPageNumber=1&sortElement=lastName&sortType=asc&selectedAlpha=All

    Recebi essa dica hoje de um amigo organista. Será a minha próxima visita virtual.

    Apreciem sem moderação. Abraços a todos, especialmente ao Avicenna e Boas Festas aos amigos do PQP Bach!

Deixe uma resposta