História da Música Sacra
Música para a Igreja Reformada
vol. 17/18/19
Não há dúvidas de que um dos maiores aportes de Lutero foi o seu entendimento de que a música da Reforma deveria falar sobre o Evangelho diretamente para as pessoas. Ele estava convicto de que o tipo de hino que uma congregação canta determina o tipo de Teologia/espiritualidade destas pessoas.
Caso se queira que esta Teologia/espiritualidade reflita o Evangelho, então, há que se ter em alta consideração e se cuidar muito bem daquilo que está sendo cantado pelas pessoas. Lutero pôs as mãos à obra, cercando-se da ajuda e do conhecimento dos melhores Poetas e Músicos da época, que ele fez questão de escolher a dedo. Lutero e os seus colaboradores não rejeitaram as tradições musicais da sua época. Pelo contrário, de forma genuína e genial, usaram e incorporaram à música das Igrejas da Reforma as práxis musicais existentes! Atentemos para algumas dessas principais práxis.
A música da Reforma Luterana herdou a grande tradição musical da Idade Média e da Renascença, que consistia basicamente da música polifônica e do canto gregoriano. Nestas ricas tradições, praticamente não havia espaço para o canto congregacional de cunho popular. Diferentemente, outra grande tradição musical da época da Reforma, a versão metrificada dos Salmos cantada em uníssono e a cappella (sem acompanhamento), abria vastas possibilidades para o canto congregacional. Nesta tradição, não havia espaço para uma arte musical mais elaborada. Lutero e as gerações de Músicos luteranos que o seguiram nos séculos posteriores fizeram uso de ambas as correntes, combinando a tradição musical mais artística e elaborada com o canto congregacional de cunho popular.
O resultado musical desta combinação foi o Coral Luterano, com os seus textos poéticos centrados no Evangelho e escritos no vernáculo (na língua local) e não mais em Latim, com melodias vigorosas e com saltos e extensões de voz pensadas para o canto grupal, com cadências (pontos de repouso) ao final das diversas frases, com estruturas rítmicas fortes e baseadas em padrões de ritmo recorrentes. No seu conjunto, estas características resultaram em composições musicais em que texto e melodia formam uma totalidade, permitiram que o Coral Luterano fosse percebido como algo familiar e possibilitaram que comunidade, Coros e Instrumentistas se sentissem confortáveis, ´em casa´, enquanto cantavam e tocavam. (http://www.luteranos.com.br/conteudo/reforma-e-musica)
Harmonia Mundi: História da Música Sacra
Music for the Reformed Church
• vol. 17: Songs and Psalms of Reform + J. S. Bach, Missa brevis in F-dur
• vol. 18 + vol. 19
Christmas Oratorio BWV 248
Johann Sebastian Bach (Germany, 1685-1750)
RIAS Kammerchor, Akademie für Musik Berlin, Maestro René Jacobs
BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE – vol.17
XLD RIP | FLAC | 460,3 MB
BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE – vol.18 + 19
XLD RIP | FLAC | 687,6 MB
BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE – vol. 17+18+19 (link único para os 3 volumes!)
MP3 | 320 kbps | 511,1 MB
vol 30: Encarte e letras dos 29 CDs – 4,6 MB – AQUI – HERE
Por gentileza, quando tiver problemas para descompactar arquivos com mais de 256 caracteres, para Windows, tente o 7-ZIP, em https://sourceforge.net/projects/sevenzip/ e para Mac, tente o Keka, em http://www.kekaosx.com/pt/, para descompactar, ambos gratuitos.
.
When you have trouble unzipping files longer than 256 characters, for Windows, please try 7-ZIP, at https://sourceforge.net/projects/sevenzip/ and for Mac, try Keka, at http://www.kekaosx.com/, to unzip, both at no cost.
powered by iTunes 12.2.3
Boa audição.
.
Avicenna
Que presente! De coração: muito obrigado!!!!
Valeu!
Avicenna
Olá Avicena,
Parabéns pelas postagens!
Essa série é muito interessante, pela possibilidade de comparação das diferentes sonoridades vocais em linha histórica.
Estou aguardando os demais volumes. Tentei baixar os posteriores ao vol. 19, mas os links estão quebrados.
Uma pena. Mas, se puder ressuscitar os links, seria ótimo,
Valeu!
Uma série muito boa. Poderia retomar? Obrigado pela atenção.
David,
Essa série está programada para re-iniciar a partir de 05.01.17.
Um abraço,
Avicenna
Perfeito! Vai ser um bom presente dos Reis Magos. Grato pela sua resposta.
[curtir]
Ai meu corassaum…
Obrigado, Pqp.
[curtir]
Obrigado por disponibilizar tamanha riqueza caro (a). Em tempos de bestialidades musicais que vivemos no Brasil tenho que admitir que é inevitável não sentir aquela pontada de arrogância. Deus que me perdoe. hehehe
Amigos,
Seria possível postar o restante da coleção HSM?
Vols. 20 a 30.
Grato,
João, que não é Sebastião, mas gosta muito de Bach e de bar
Prezado João, que não é Sebastião,
Assim que terminar de ativar os links de postagens anteriores, o que deve demorar uns 2 a 3 meses, o restante da coleção será postado.
Mesmo assim, não nos abandone!
Avicenna
Obrigado pelo retorno e por tudo até hoje.
Agora, abandonar o PQPBACH seria um crime de lesa-música, imperdoável.
Sds,
[curtir]
Amigos,
Grato até aqui. Seria possível audição dos volumes a partir do 20 ao 29. Abrs
Sim, João Ferreira, serão postadas assim que terminarmos de repostar o que já foi publicado e cujo servidor pifou!
Aguarde um pouco, por gentileza.
Enquanto isso, não nos abandone!
Avicenna
Obrigado pela resposta. Além de generosos, têm bom humor. Sds,
Valeu, meu jovem!
Avicenna
Olá, poderiam informar a senha para descompactar? Obrigado
Prezado Gustavo,
Não há necessidade de senhas. Atualizei o post. Por gentileza, leia o aviso ao final do post. Isso porque algumas postagem possuem trilhas com nomes com mais de 256 dígitos.
Avise se não resolveu com isso.
Um abraço,
Avicenna