BRAHMS
4 Sinfonias
Abertura Trágica
Rapsódia para Contralto
Wiener Philharmoniker
James Levine
Esta coleção de obras de Brahms contendo principalmente as quatro sinfonias é excelente! A orquestra não poderia ser mais qualificada, a produção é impecável, com exceção da Abertura, tudo foi gravado ao vivo, a capa é sensacional – Art Noveau.
A Rapsódia para Contralto, interpretada pela ótima Anne Soffie von Otter, com acompanhamento do Arnold Schoenberg Chor é muito tocante.
O regente é James Levine, um tipo Dr. Jekyll e Mr. Hyde da batuta. Ele foi um maestro americano que chegou muito cedo a posições de destaque e dirigiu as melhores orquestras – Philadelphia, Chicago, Boston, Berlin e Wiener Philharmoniker. Sua mais longa ligação foi a frente do Metropolitan Opera de Nova York. Foi nomeado maestro em 1976 e viveu um rico período de realizações. No entanto, essa relação terminou de maneira tumultuada. Ele foi afastado em 2017, acusado de abuso sexual de vários músicos. Essas denúncias vieram à tona na ocasião do movimento #Me Too.
No que tange a música, Levine foi músico completo – regente de obras sinfônicas, grandes obras corais e ópera. Foi excelente acompanhante de solistas, tanto como regente (Kissin, Volodos, Mutter) quanto como pianista (Kathleen Battle, Christa Ludwig, Jessie Norman). Também atuou como músico de câmara junto a ótimos conjuntos. Seu legado de gravações é imenso e de muito bom nível. Esse ciclo de Brahms, gravado ao vivo, é o seu segundo. Há um ciclo gravado para RCA, com a Chicago Symphony Orchestra, que é também excelente. Você perceberá, desde as primeiras notas da Primeira Sinfonia, passando pelo seu exuberante último movimento. Não deixe de ouvir. Não é por nada que ele foi estagiário de George Szell.
Johannes Brahms (1833 – 1897)
Symphony No. 1 In C Minor, Op. 68
- Un poco sostenuto – allegro
- Andante sostenuto
- Un poco allegretto e grazioso
- Adagio – più andante – allegro non troppo, ma con brio
Alto-Rapsody op.53
- Adagio- poco andante- adagio
Symphony No. 2 In D Major, Op. 73
- Allegro non troppo
- Adagio non troppo
- Allegretto grazioso (quasi andantino) – presto ma non assai
- Allegro con spirito
Tragische Ouvertüre Op. 81
- Allegro non troppo
Symphony No. 3 In F Major, Op. 90
- Allegro con brio
- Andante
- Poco allegretto
- Allegro
Symphony No. 4 In E Minor, Op. 98
- Allegro non troppo
- Andante moderato
- Allegro giocoso
- Allegro energico e passionato
Anne Sofie von Otter, contralto
Arnold Schoenberg Chor
Wiener Philharmoniker
James Levine
BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE
MP3 | 320 KBPS | 184 MB
Alguns críticos diziam que faltava ao seu trabalho uma marca distintiva, lembra o principal crítico de música clássica do New York Times, mas, quando dirigia, as suas apresentações eram “lúcidas, ritmicamente incisivas sem serem obstinadas, e estruturadas de forma convincente, dando ainda às linhas melódicas espaço para respirarem”.
Acima de tudo, acrescenta Anthony Tommasini, Levine “valorizava a naturalidade, sem que nada soasse forçado, fosse uma explosão tempestuosa de uma ópera de Wagner ou uma passagem reflexiva de uma sinfonia de Mahler”.
[…] faltava ao seu trabalho uma marca distintiva […] Rigorosos, não acham? Eu sou bem mais fácil de agradar e gostei muito de ouvir essas gravações. Depois você me conta.
Aproveite!
René Denon