Johannes Brahms (1833-1897): Rapsódia para Contralto Op.53 – Sinfonia nº 3 – Jessye Norman – Riccardo Muti

Dia desses fui baixar aqui no PQP as outras duas obras de Brahms que mais amo: os trios para trompa-violino-piano e para clarinete-cello-piano – e aí pensei: quantas versões será que temos aqui no blog da terceira integrante da trinca? – me referindo à Rapsódia para Contralto, Coro Masculino e Orquestra, Op.53. Fui verificar, e para meu choque encontrei nenhuma!

Aí surge o mistério: onde foi que eu consegui, há uns anos, o arquivo que compartilho aqui com vocês? De alguma uma postagem do próprio PQP, retirada do ar? Ou de outra fonte? Bem, na verdade isso pouco importa, desde que a Rapsódia passe a estar disponível – e não será numa versão qualquer: é com o belo timbre e interpretação sensível ao texto de Jessie Norman.

A esta altura os senhores devem estar se perguntando por que estou falando só dessa obra “menor”, de 12 minutos, e não da sinfonia. O fato é que a expressividade concisa da tal rapsódia me encanta: acho que ela dá o seu recado com intensidade e sem nenhum desperdício de meios. Já a sinfonia… bom, eu também acho bonita, mas… tem uma coisa engraçada que talvez tenha a ver com a aproximação dos 60 anos deste monge: já não experimento o mesmo encanto em massas sonoras como quando era jovem. Inclusive, no caso específico de Brahms, às vezes a movimentação frenética de massas de violinos em tessitura muito aguda parece ter passado a me cansar mais que encantar. E aí não tenho como não me lembrar da seguinte passagem de Hermann Hesse:

Na planície vimos um ancião de aspecto respeitável, de longa barba, e rosto aflito, que conduzia um exército poderoso de uns dez mil homens todos vestidos de preto. Parecia estar confuso e desesperado, e Mozart disse:
— Veja, é Brahms. Aspira à redenção, mas custará muito a alcançá-la.
Soube que aqueles milhares de homens vestidos de preto eram seus cantores e executantes daquelas vozes e notas que, segundo o juízo divino, haviam sido desnecessárias e supérfluas em suas partituras.
— Orquestração demasiado pesada, vasto material desperdiçado — observou Mozart.
Em seguida vimos à frente de um grande exército, igualmente numeroso, Richard Wagner empurrado pela multidão, fatigado, arrastando-se com passos vacilantes.
— Em minha juventude — observei com tristeza — esses dois músicos eram tidos como os mais extremos contrastes que se podia conceber.
Mozart sorriu.
— Sim, é sempre assim. Tais contrastes, vistos a certa distância, sempre tendem a apresentar sua crescente similitude. A instrumentação excessiva não foi, na verdade, uma falha pessoal de Wagner ou de Brahms; era um defeito de sua época.
— Como? E tiveram de pagar tão duramente por isso? — exclamei em tom de protesto.
— Naturalmente. A lei segue seu curso. Depois de pagar a culpa de seu tempo, ver-se-á se a culpa pessoal merece alguma redenção.
— Mas nenhum dos dois teve culpa?
— Certamente que não. Não tiveram culpa, como tampouco Adão teve culpa de haver comido a maçã e nem por isso deixou de pagar pelo pecado.
— Mas isso é terrível.
— Sem dúvida, a vida é sempre terrível. Nada podemos fazer em contrário e, não obstante, somos responsáveis. Mal se nasce já se é culpado. O senhor deve ter recebido instrução religiosa muito particular para desconhecer tais dogmas. (…)

Hermann Hesse, O Lobo da Estepe.
Tradução de Ivo Barroso, Editora Record, p.209.

E já que enveredamos por literatura, nossa rapsódia tem texto. E, se tem texto, do que é que ele fala? O texto são três estrofes de Goethe que devem ter falado pessoalmente ao sujeito pouco social e às vezes depressivo que Brahms parece ter sido. São extraídas da “Viagem ao Harz no Inverno”, poema que Goethe escreveu depois de visitar um jovem que vivia nessa região montanhosa e inóspita da Alemanha, e teria entrado em depressão depois de ler o seu romance Os sofrimentos do jovem Werther. Transcrevo aqui uma tentativa de tradução das 3 estrofes em questão – enquanto o poema original e na íntegra vai em PDF no download:

[5] Mas esse, ali à parte, quem é?
No matagal a sua trilha se perde,
Atrás dele os arbustos
Se juntam,
O capim se re-ergue,
O ermo o engole.

[6] Ah, quem sanará as dores daquele
para quem bálsamo virou veneno?
Que da plenitude do amor
se embebeu de ódio pela humanidade?
Antes desprezado, agora desprezador,
Em egoísmo insaciável
Consome secretamente
Seu próprio valor.

[7] Se houver no teu saltério,
Ó pai do amor,
Um tom que seu ouvido perceba,
Renova, então, o seu coração!
Abre seu olhar obnubilado
Para as mil fontes
Ao lado dos que passam sede
No deserto!

JOHANNES BRAHMS:
SINFONIA Nº 3 Op.90 (1883)
RAPSÓDIA PARA CONTRALTO, CORO MASCULINO E ORQUESTRA Op.53 (1869)
sobre trechos do poema Harzreise im Winter, de J.W. von Goethe

01. Symphony No.3 In F, Op.90: 1. Allegro con brio
02. Symphony No.3 In F, Op.90: 2. Andante
03. Symphony No.3 In F, Op.90: 3. Poco allegretto
04. Symphony No.3 In F, Op.90: 4, Allegro
05. Rhapsody for Contralto, Male Chorus And Orchestra (Alto Rhapsody) Op. 53

Philadelphia Orchestra & Choral Arts Society of Philadelphia
Riccardo Muti, regente. Jessye Norman, soprano dramático.
Sean Deibler, maestro do coro.
Gravado em abril de 1989. CD lançado em 1990.

. . . . . . . BAIXE AQUI – download here

Ranulfus

9 comments / Add your comment below

  1. A Rapsódia de Brahms é uma obra fenomenal, um mistério do universo. Apenas lamento o regente escolhido. Muti é um destruidor de Brahms, transforma a fúria de suas partituras românticas em quase-suavidades classicistas. Uma obra que já ouvi com duração de quase 17 minutos ser reduzida a 12… Como regente de Brahms, Muti interpreta muito bem Haydn.

  2. As coincidências! No mesmo momento em que eu resolvo postar a Rapsódia de Brahms baseada em um poema escrito por Goethe aos 28 anos, o colega FDPBach resolve postar as sinfonias de Haydn identificadas pelo rótulo ‘Sturm und Drang’ – precisamente o movimento artístico pré-romântico do qual Goethe fazia parte na época do poema.

    E eu posto a Rapsódia de Brahms conduzida por um regente que um leitor acusa de transformar Brahms em… Haydn!

    Interessante pensar na longa vida de Goethe, que costurou épocas: quando nasceu, o velho Bach estava em seu último ano de vida – mas ainda estava lá. Tinha 21 anos quando Beethoven nasceu, 78 quando este morreu – e morreu um ano antes de Brahms nascer.

    Quanto à posição do leitor Al Reiffer, que acusa Muti de destruir Brahms, eu tendo a ver diferente: acho que Muti apresenta uma das muitas leituras possíveis de Brahms. Como afirmar que só uma delas é correta, ou só as de uma certa tendência? Teoricamente, prefiro ficar com TODAS. Na prática, talvez esta tenha sido mesmo a mais condizente com o momento que estou vivendo – como se pode ver no próprio texto com que introduzi a postagem.

    Mas se o Al quiser compartilhar conosco alguma versão da Rapsódia que seja mais ao seu gosto… claro que topo! É só mandar!

    1. Meu caro Monge, na verdade estas postagens foram feitas há algum tempo atrás. O nobre PQPBach se deu ao trabalho de subir novamente os arquivos para o pqpshare reativando assim essa importantíssima coleção.

  3. Já eu não, Ranulfus, não gosto de todas, tem umas que escuto meio movimento e desisto, sou muito exigente quando a questão é Brahms. Não gosto que meu compositor favorito seja executado sem força, um Brahms desanimado, apressado, chato, sem paixão, sem potência, como, no meu ver, são as execuções de Muti. Brahms gosto com Bernstein, com Kleiber, com Maazel, com Böhm, com Haitink. Nem mesmo as execuções de Abbado e de Karajan aprecio muito.

  4. Monge Ranulfus, as devidas reverências a tão sábia pessoa que nos clarifica um pouco mais o horizonte com suas palavras e cânticos!
    Salve!
    Sê bem tornado!

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