C. P. E. Bach (1714-1788): Sonatas para Flauta e Cravo WQ. 83 – 87 (Béla Drahos, Zsuzsa Pertis)

Um bom disco que seria excelente não fosse a loucura do engenheiro de som. O cara colocou o microfone para a flauta, que parece poderosíssima em relação ao cravo. Menos, né, querido? A execução é extraordinária, animada em espírito e tem a marca da sensibilidade distinta do compositor. Há muito carinho pelo idioma expressivo de CPE. Só que o equilíbrio entre flauta e cravo está quebrado. É evidente a dependência de CPE da geração anterior, ainda imersa a pleno na atmosfera barroca e monumentalmente representada pela obra de seu pai, de quem recebeu todo o seu treinamento. Ele tem sólido  conhecimento da polifonia e do antigo sistema do baixo contínuo, do senso de forma, no gosto pelo contraste e pela dramaticidade, embora a partir desta base tomasse rumos bastante divergentes daqueles que Johann Sebastian escolheu para si. CPE parecia muito consciente da posição histórica da música de sua geração e foi um dos poucos compositores do século XVIII que empregavam a expressão “história da música”, pois tinha um vasto conhecimento da música de seu tempo e da produção das gerações anteriores e reconhecia a contribuição dos mestres do passado na construção de sua própria obra. Na música de CPE são encontrados todos esses elementos, modernos e antigos.

C. P. E. Bach (1714-1788): Sonatas For Flute And Harpsichord WQ. 83 – 87 (Béla Drahos, Zsuzsa Pertis)

Sonata In D Major, WQ. 83
1 Allegro Un Poco 4:47
2 Largo 5:54
3 Allegro 4:00

Sonata In E Major, WQ. 84
4 Allegro 7:52
5 Adagio Di Molto 5:34
6 Allegro Assai 5:56

Sonata In G Major, WQ. 85
7 Allegretto 4:17
8 Andantino 3:28
9 Allegro 4:48

Sonata In G Major, WQ. 86
10 Andante 2:46
11 Allegretto 4:17
12 Allegro 3:44

Sonata In C Major, WQ. 87
13 Allegretto 6:13
14 Andantino 2:43
15 Allegro 3:22

Flute – Béla Drahos
Harpsichord – Zsuzsa Pertis

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Béla Drahos: de conluio com o engenheiro de som.

PQP

1 comment / Add your comment below

  1. Prezado pqp, talvez a culpa não seja só do engenheiro de som. Uma flauta metálica, de ouro e poderosa tinha mesmo que sobressair ao delicado dedilhar do cravo( mais de 200 anos de diferença). Cordialmente, JKEpprecht

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