Da mesma forma que eu, tolinho, fiz com os quartetos com piano, acabei colocando aqui uma gravação já postada anteriormente pelo colega FDP Bach. Assim, os trios de cordas com Anne-Sophie Mutter, Bruno Giuranna e Slava Rostropovich voltam ao seu lugar de origem, na postagem original, e eu aqui passo a lhes alcançar a linda gravação do Leopold Trio.
O trio de cordas evoluiu da formação inicialmente em voga – dois violinos e violoncelo, no feitio das trio-sonatas – para a de violino, viola e violoncelo por influência de Boccherini e, principalmente, de Haydn, que foi por pouco tempo tutor de Beethoven e, sem dúvidas, o mais influente compositor daquele finalzinho de século XVIII. Outras tantas obras para esta formação mais moderna foram compostas por Johann Albrechtsberger – organista da Stephansdom e autor, entre tantas outras, das mais hilariantes composições jamais postadas neste blog -, com quem Beethoven escolheu ter aulas de contraponto e composição desde que decidira ficar em Viena, pois deixara Bonn em caráter oficialmente temporário, sem ter, no entanto, qualquer intenção séria de voltar.
Com tantas influências próximas, e motivado pelo sucesso das publicações de seus Opp. 1 e 2, que postergara em função da consolidação de sua carreira de virtuose do piano e da busca de pisar com mais firmeza os terrenos da composição, parece natural que tenha escolhido compor e publicar cinco trios para violino, viola e violoncelo em relativamente rápida sucessão. Os dois primeiros, que aqui apresentamos, foram compostos em seis movimentos e são muito semelhantes em forma. Embora somente o segundo tenha sido chamado de “serenata”, ambos apresentam sucessões de movimentos lentos com danças, após um movimento de abertura. O sensacional e infelizmente extinto Leopold Trio faz jus à pujança do garoto renano, com o bônus da habitual qualidade do som da Hyperion. Suas interpretações vigorosas e tecnicamente impecáveis para as peças têm seus melhores momentos nos breves arroubos de inovação que o jovem compositor começa a mostrar em obras ademais bastante convencionais, servindo-nos um bom aperitivo do que será a trinca de trios muito melhor acabados do Op. 9 – que também lhes apresentaremos, com os mesmos intérpretes, dentro em muito breve.
Ludwig van BEETHOVEN (1770-1827)
Trio em Mi bemol maior para violino, viola e violoncelo, Op. 3
Composto antes de 1794
Publicado em 1796
Dedicado à condessa von Browne
1 – Allegro con brio
2 – Andante
3 – Menuetto: Allegretto
4 – Adagio
5 – Menuetto: Moderato
6 – Finale: Allegro
Serenata em Ré maior para violino, viola e violoncelo, Op. 8
Composto entre 1796-1797
Publicado em 1797
7 – Marcia: Allegro – Adagio
8 – Menuetto: Allegretto
9 – Adagio – Scherzo: Allegro molto – Adagio – Allegro molto – Adagio
10 – Allegretto alla polacca
11 – Andante quasi allegretto – Variation 1 – Variation 2 – Variation 3 – Variation 4 – Allegro – Tempo I
12 – Marcia: Allegro
The Leopold String Trio
Isabelle van Keulen, violino
Lawrence Power, viola
Kate Gould, violoncelo
Vassily