Antonio Carlos Gomes (1836-1896): Todas as óperas [links atualizados em 2017]

E dá-lhe, Carlos Gomes!

(portado originalmente em 19 de junho de 2012)

Caso você tenha perdido, conheceu o P.Q.P.Bach há pouco tempo, aproveite pra ver as óperas do Carlos Gomes. Estão todas aqui, o que é para nós um grande orgulho.

E Carlos Gomes foi genial! Nenhum compositor posterior a ele conseguiu tirar-lhe o título de maior compositor operístico das Américas. E para nós, brasileiros, é inevitável entendê-lo como o grande nome da música erudita da segunda metade do século XIX gerado no seio desta pátria.

E são belíssimas as óperas de Nhô Tonico. Se você ouvi-las todas, em sequência, perceberá que Carlos Gomes foi num crescendo de qualidade técnica e melódica. Não é à toa que era o segundo compositor mais executado na Itália de seu tempo, atrás somente do imbatível Verdi.

Aqui as temos:
1. A Noite do Castelo (gravação de 1978 – Benito Juarez)
2. Joanna de Flandres (trechos)
3. Il Guarany (gravação de 1959 – Armando Belardi)
3. Il Guarany (gravação de 1994 – John Neshling)
4. Fosca (gravação de 1973 – Armando Belardi)
4. Fosca (gravação de 1997 – Luís Fernando Malheiro)
5. Salvator Rosa (gravação de 1977 – Simon Blech)
5. Salvator Rosa (gravação de 2004 – Maurizio Benini)
6. Maria Tudor (gravação de 1978 – Mario Perusso)
6. Maria Tudor (gravação de 1998 – Luís Fernando Malheiro)
7. Lo Schiavo (gravação 1959 – Santiago Guerra)
8. Odalea/Condor (gravação 1986 – Armando Belardi)
9. Colombo (gravação de 1964 – Armando Belardi)
9. Colombo (gravação de 1997 – Ernani Aguiar)

Ouça! Deleite-se sem a menor moderação!

Partituras e outros que tais? Clique aqui

“Humm! Gostei das óperas desse moço Carlos Gomes!”

Bisnaga

17 comments / Add your comment below

  1. Sinto-me honrado em poder ver Carlos Gomes em primeira mão aqui nesse blog que tem muito de respeito e dedicação. Certa vez fiz um comentário sobre o supracitado musico/compositor de possíveis postagens, até com a intenção de disponibilizar os arquivos que tenho do mesmo (amante que sou) e recebi uma navalha na carne que não tenho coragem de mostrar seu conteúdo mas fico maravilhado em ver que o mundo gira e as ideias e opiniões mudam. Parabéns e continue assim, inovando e trazendo aos neofitos conhecimentos e deleites. Namaste.

  2. Posso discordar de muito do que é dito e postado neste blog, mas mesmo eu devo me curvar frente ao excelente trabalho de divulgação da música erudita brasileira que o PQP Bach faz. Imagine, todas as óperas de Carlos Gomes! – isso sim é um tesouro, não essas musiquetas artificiais sem nexo atonais do séc. XX que ora são postadas. Grande trabalho e grande blog, PQP! E Ave ao grande Bach!! =)

  3. Olá! Primeiramente quero parabenizá-los pelo belíssimo site!
    Sou um jovem apreciador da música clássica brasileira. A pouco tempo despertei-me para a música clássica, portanto ainda sou leigo, mas não deixo de ser um grande ouvinte.
    Como todo bom campineiro que ouve música de verdade, é claro que não poderia deixar de ser um admirador das obras de Carlos Gomes. E pesquisando suas Óperas pela internet, apenas uma não encontrei gravação em áudio, foi “Minha Campinas”. Nem mesmo aqui a encontrei. Vocês poderiam me ajudar onde posso encontrá-la, se é que existe alguma gravação? Acho que foi a única obra de Carlos Gomes que ainda não ouvi.
    Desde já agradeço!

    1. Opa! Temos um aficcionado em Carlos Gomes aqui! Que bom!
      Ricardo, eu recomendaria que você visitasse o Museu Carlos Gomes. Eles têm organizadas as gravações e as partituras dele. Se você não encontar lá, é muito difícil que encontre em outro lugar. Por sorte, o acervo dele está muito bem cuidado. O museu é um ramo do CCLA (Centro de Ciências Letras e Artes de Campinas)
      O Site do museu é este: http://ccla.org.br/ccla/museu_carlos_gomes.
      O CCLA (e o museu) ficam no centro de Campinas, na Rua Bernardino de Campos, 989. Funciona de segunda a sexta das 14 às 18h e o telefone é o (19)3231-2567.

      Boa pesquisa.

  4. Iniciativa fantástica!

    Pena que a maioria das gravações tem qualidade bem fraca. Mesmo o Salvator Rosa de 2004 é tão ruim quanto a gravação de 1977!! Reflexo do triste ostracismo em que Carlos Gomes caiu – imerecidamente. É um cara cujas óperas merecem mais, muito gravações.

  5. Pena que nem aqui, no Brasil, as obras de Carlos Gomes não são tão apresentadas assim. Quando muito um Guarani aqui, um Colombo acolá. Enquanto isso, as aidas e bohemes são frequentes. E as temporadas se sucedem e nada. Vergonha. Realmente por aqui não se dá valor ao que é nosso.

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