Eita!
Esse 2013 foi bastante atribulado para a equipe pequepiana e uma data muito especial passou batida: o dia 15 de Novembro. Para além de ser o dia da Proclamação da República (1889), é o dia do nascimento deste sítio (2006), data em que o chefão-sumo-sacerdote postou o Quinteto para Piano, Flauta, Clarinete, Trompa e Fagote de Rimsky-Korsakov, inaugurando uma sequência crescente de postagens que até a véspera desta aqui somavam 3.438! Os compositores avançaram para muito além do papai Johann Sebastian Bach (este blog que o homenageia nem começou com obra dele…) e as categorias que os marcam são hoje nada menos 1.233!
E durante essa viagem de 7 anos o PQPBach foi cooptando seguidores tais como FDP, CDF, CVL, Bluedog, Strava, Ranulfus, Carlinus, Avicenna, Gabrieldelaclarinet, Itadakimasu, Bisnaga e, este ano, o caçulinha: Das Chucruten. E o mais interessante disso tudo é que, apesar de nossa atividade ser de polinizar beleza pela blogosfera e suas margens, quem mais se diverte somos nós (vocês não fazem ideia do que é o nosso grupo interno de e-mails)! Cada comentário gera uma euforia! Abrimos nossas caudas de pavão a cada elogio! E quando o número de downloads é expressivo, passamos a mostrar o feito aos outros colegas.
Infelizmente não podemos nos dedicar ao blog tanto quanto gostaríamos, fazendo duas ou três postagens por dia, como alguns outros Blogs fazem. Temos nossas vidas, famílias, compromissos, trabalho. Nos dedicamos ao PQPBach de corpo e alma, mas dentro das nossas condições e possibilidades. Não estamos ganhando nada por isso, é o nosso hobby. Enquanto alguns jogam tênis ou praticam algum outro esporte nós do PQPBach passamos a maior parte de nosso tempo escolhendo cds para passar para vocês, lhes dando a oportunidade de ter acesso a este imenso e inesgotável mundo da boa música. É essa nossa paixão pela música nos impulsiona, que nos dá a força necessária para seguirmos em frente, apesar dos problemas de ordem técnica que por vezes enfrentamos, das broncas que temos de dar em alguns comentaristas devido a comentários por vezes impertinentes e até mesmo insultantes. Mas também entendemos que a grande maioria silenciosa, aquela que dificilmente se manifesta, às vezes por timidez, às vezes por não saber como nos apoiar, continua e continuará nos dando o alento necessário para continuarmos nessa nossa missão.
Claro, além disso tivemos ao longo desse tempo várias dores de cabeça com os provedores e HDs virtuais onde hospedamos os arquivos. Muita coisa aqui postada foi apagada, colegas perderam contas inteiras (e muito tempo de dedicação). Mas, se a gente esmorece um pouco com esses incidentes, em pouco tempo nos reorganizamos e tocamos em frente! Muitos blogs conhecidos, amigos e preciosíssimos fecharam, para nossa tristeza. Mas nós teimamos e continuamos, apesar de todos os tropeços, pois compartilhar boa música nos dá um prazer inominável. Talvez por esse motivo o PQPBach continue prezando por fazer suas postagens descontraidamente, com uma dose de humor, tirando um sarro da cara de louco do intérprete, da gostosura da musicista ou da feiúra do autor. Essa irreverência se tornou uma característica e um diferencial do site: não tem porque ser sisudo e chato pra falar de música clássica, uma coisa tão legal!
Com o tempo, com o aumento da quantidade e da variedade das peças e compositores aqui disponibilizados, o blog cresceu de forma tal que provavelmente o pai da criança, Peter Qualvoll Publizieren Bach, não imaginaria: o total de acessos está chegando aos 4,0 milhões e 30% deles é feito por usuários de outros países, que devem penar para entender o idioma português (língua lindíssima, mas difíííícil…). O PQPBach já foi citado em sites, revistas e jornais de vários países, e vira-e-mexe encontramos o blog sendo recomendado em cursos de música, graças ao repertório aqui depositado. Dá gosto!
Dessa forma, então, nós, da equipe do PQPBach ainda ativa, e claro, os que por aqui passaram (e que desejamos que voltem), desejamos a todos os nossos leitores um Feliz 2014 regado a muita música boa.
Um brinde! Que venham mais anos, mais músicas e mais descobertas! PQPBach: SETE Anos !!!
Bisnaga, Avicenna, PQPBach e FDPBach.